Categorias dos artigos

Receba nossas próximas dicas de cursos e artigos do seu interesse em seu email.

Hipnoterapia no SUS: veja como tratamentos de hipnose podem te salvar

Hipnoterapia2-1-1

Em março de 2018 o Ministério da Saúde aprovou a inclusão de dez terapias alternativas no atendimento do Sistema Único de Saúde. Agora, pacientes podem optar por tratamentos de hipnoterapia no SUS para diversos tipos de doenças. Veja como a prática vai funcionar.

Hipnoterapia no SUS: veja como tratamentos de hipnose podem te salvar

Muito se sabe sobre o uso de terapias diversas para a cura de problemas de saúde. O que faltava ainda, era a institucionalização desses métodos. Isso foi realizado, enfim, em julho de 2006 através da Portaria Ministerial nº 1.600 e, inclusive, liberado para o SUS.

 ##lista_curso##

Práticas integrativas e complementares no SUS: como elas funcionam?

As prática integrativas e complementares no SUS, como citamos anteriormente, funcionam como um complemento dos tratamentos tradicionais e agora estão à disposição da população, inclusive a hipnose. 

O que são prática integrativas e complementares em saúde?

As práticas integrativas e complementares em saúde são, basicamente, o uso de métodos seguros e eficazes para o tratamento e prevenção de doenças. O sistema utiliza recursos da medicina alternativa, como complemento da medicina tradicional.

A política de práticas integrativas e complementares permite o uso, por exemplo, de plantas medicinais, aromas e terapias da medicina oriental, com eficácia comprovada cientificamente, para tratamentos de doenças diversas.

Quais os tratamentos encontrados com hipnose clínica no SUS

hipnose clínica é reconhecida cientificamente e, inclusive, por diversos conselhos como o Conselho Federal de Medicina. Contudo, ainda não é todo tratamento que está liberado para a hipnoterapia no SUS. Como existem diversos tipos de hipnose, a prática está sendo implantada aos poucos.

Os tratamentos mais comuns são:

  • Traumas;

  • Fobias;

  • Ansiedades;

  • Insônia;

  • Tabagismo;

  •  Vícios em geral;

  • Obesidade;

  • Hipertensão.

A hipnose clínica para tratamentos como aprendizagem, memória, autoestima ou outros tratamentos que não tratam doenças, ainda estão em fase de implantação.

##lista_vantagens##

Como fazer hipnose pelo SUS

Apesar de ter sido institucionalizada, ainda há muito para se descobrir sobre como fazer hipnose pelo SUS. Neste primeiro momento os pacientes precisam receber indicação de um psicólogo para iniciar o tratamento.

Estima-se que em curto prazo qualquer pessoa possa marcar sua sessão sem esse intermédio. Por enquanto, as prefeituras buscam por terapeutas já no mercado ou capacitam os concursados da rede com cursos online  ou presenciais.

Outra questão que também vale ressaltar sobre a hipnoterapia no SUS é que a sua indicação acontecerá apenas para casos preventivos. Se o paciente já foi diagnosticado com a doença, o médico deve orientar um outro cuidado ou prática complementar.

Como é um projeto em expansão, ainda não são todas as unidades que oferecem a hipnoterapia gratuitamente. Somente os pequenos núcleos possuem o atendimento, pois, são as prefeituras que estão responsáveis pelo custeio da prática.

Você já sabia que é possível fazer tratamentos de hipnoterapia no SUS? O que achou da prática? Comente!

Aqui no Educamundo nós temos um Curso Online Hipnoterapia, onde é possível entender ainda mais sobre a prática. 

Você pode também encontrar outros cursos online com certificado e se preparar para o mercado de trabalho. Por apenas {preco_matricula} anual você tem acesso ao Pacote Master, com mais de 1.200 opções e durante um ano inteiro, você pode fazer quantos desses quiser. Faça a sua inscrição e comece a estudar agora mesmo!

Continue Sua Jornada de Conhecimento: Leituras Recomendadas para Você

Receba nossas próximas dicas de cursos e artigos do seu interesse em seu email.