Home / Blog / Dicas / Gestor de mídias sociais | Entenda tudo sobre a profissão
Gestor de mídias sociais Dicas

Gestor de mídias sociais | Entenda tudo sobre a profissão

  • Por: Equipe Educamundo
  • 30/03/2021

Viver em um mundo cada vez mais conectado é uma realidade de grande parte da população mundial. A internet virou um novo espaço em que habitamos e que passamos grande parte do nosso tempo.

Uma grande parcela desse tempo dedicado ao mundo virtual é direcionada às redes sociais, um espaço de convívio mútuo em que as relações são priorizadas.

Segundo dados apresentados pela Oberlo, gastamos em média 2 horas e 22 minutos por dia em scrolls e curtidas em fotos, vídeos e situações que nos chamam a atenção.

Sabendo da importância que esses canais de comunicação têm e o impacto que geram na vida de cada pessoa, as empresas estão investindo cada vez mais nessas redes, criando um relacionamento com o seu público cada vez mais consolidado.

Com isso novas estratégias de marketing surgem e novos cargos ganham relevância dentro da estratégia comercial das marcas.

Um desses cargos é o social media, profissional capacitado que gerencia e representa a marca em seus espaços na internet.

Mas você sabe o que é e como trabalha o social media?

Cursos relacionados que podem te interessar:

O que significa social media?

Social media significa mídias sociais, canais de comunicação digitais que conectam pessoas. Ao mesmo tempo, o termo é associado a profissionais que cuidam desses canais, seja interagindo, analisando ou criando conteúdo para que sejam divulgados neste ambiente.

Em resumo, o social media é o profissional que tem a capacidade de se relacionar por meio das redes sociais da empresa com aqueles que a seguem.

O sucesso do seu trabalho faz com que as partes se conectem de forma natural e espontânea, transformando simples usuários em seguidores engajados e defensores da marca.

Quanto ganha um social media?

Um profissional que inicia, começa ganhando cerca de R$ 1.000,00 e pode passar a ganhar até R$ 2.014,00 em grandes empresas e startups. O salário médio para a profissão no país é de R$ 1.404,00.

Vale mencionar que o salário varia muito de acordo com o porte da instituição e a região onde a empresa está localizada.

O que faz um gestor de mídias sociais?

O gestor de mídias sociais (outro nome dado ao social media) realiza diversas funções, sendo as principais aquela relacionada a criação e compartilhamento de conteúdo nas redes sociais.

Além de ter o domínio técnico de cada uma das ferramentas, o profissional também precisa conhecer o público-alvo para criar o conteúdo com a linguagem certa.

Além disso, a este profissional também cabe analisar dados e planejar o calendário editorial.

Para executar todas essas funções, é preciso que a pessoa escolhida tenha algumas habilidades.

Pensamento analítico

A primeira e mais importante habilidade é o pensamento analítico. Através dele, o profissional conseguirá analisar dados e deles conseguir tomar decisões mais assertivas.

Saber compreender tais informações é fundamental e faz parte da rotina do profissional.

Criatividade

Elaborar peças de conteúdo todos os dias para o mesmo público e manter o engajamento é uma tarefa e tanto. Por isso, o social media precisa ser bastante criativo.

Além do conteúdo visual, o profissional também precisa ter criatividade para elaborar os textos que serão utilizados nas plataformas digitais e que farão parte da comunicação diária com os usuários.

Organização

Grande parte dos profissionais que trabalham com gerenciamento de redes sociais não se dedicam apenas a um canal de comunicação. Isso porque, as marcas estão expandindo sua presença a todas as redes existentes, ou pelo menos às mais populares.

Logo, cabe ao gestor de redes sociais a capacidade de organização para não confundir os ambientes e manter tudo em ordem para publicação nos dias e horários certos conforme o planejamento traçado.

Além disso, o profissional precisa estar atento ao seu comportamento para não procrastinar, visto que vai dedicar grande parte dele ao ambiente virtual. A distração aqui pode atrapalhar e muito a sua produtividade.

Heavy user de redes sociais x gerenciador de mídias sociais x social media

Outra dúvida muto comum dentro deste ambiente profissional é a confusão entre os termos heavy user de redes sociais, gerenciador e social media.

Heavy user é o uma pessoa que usa com muita frequência um produto ou serviço, neste cenário, as redes sociais.

É comum, embora errôneo, confundir o social media com heavy users.

Enquanto aquele tem a capacidade técnica necessária para utilizar as redes de forma profissional, este é apenas um usuário assíduo que as usa por um tempo bem superior a média.

Vale ainda mencionar que o social media tem conhecimento técnico sobre as redes, entende o público-alvo, tem noções de marketing, sabe otimizar campanhas, criar conteúdos, analisar métricas e muito mais.

Apesar daqueles termos não se confundirem, pode-se dizer que o gerenciador de mídias sociais e o social media são sinônimos, visto que ambos tratam do mesmo profissional, que executa as mesmas atividades, mas que são chamados por nomes distintos.

É comum, inclusive, ver vagas de trabalho abertas citando os dois termos, mas que são responsáveis por realizar as mesmas atividades.

Os certificados do Educamundo podem ser usados para:




Prova de Títulos em Concursos Públicos

Horas complementares para faculdades

Complemento de horas para cursos técnicos

Progressão de carreira em empresas

Turbinar seu currículo

Revolucionar sua vida profissional e acadêmica

O mercado está em busca de profissionais capacitados

A profissão de gestor de redes sociais (ou social media) está em plena ascensão, principalmente pelo fato do crescimento e necessidade da presença digital das empresas em ambiente virtual.

Diante deste cenário, a busca por profissionais capacitados tem sido cada vez maior, aquecendo o mercado.

Entretanto, como vimos, heavy users não podem ser considerados social media, é preciso treinamento e estudo constante para se tornar um profissional pronto para atuar representando marcas.

Neste caso, fazer um bom curso de mídias sociais online pode ser um diferencial no seu currículo.

Pensando nisso, o setor pedagógico do Educamundo criou o curso perfeito, com tudo o que você precisa para entender mais sobre como funcionam as redes sociais e finalizá-lo com o conhecimento necessário para buscar as melhores vagas.

Matriculando-se agora mesmo no portal, você acessa este e todos os mais de 1200 cursos online com certificado opcional por um ano inteiro investindo apenas R$ 69,90, sem mensalidades.

São cursos online em mais de 20 áreas do conhecimento humano para você estudar, aprender e se destacar.

Não deixe para depois, faça a sua matrícula e aproveite!

E se gostou do nosso artigo, não deixe de compartilhar com os amigos e familiares.

Até a próxima!

Artigos que podem te interessar:

Artigos em Destaque