Gestão Financeira é toda atividade ou conjunto de ações relacionadas a investimentos, despesas - fixas e variáveis, lucros, empréstimos, financiamentos e valor patrimonial de uma empresa.

Quem atua na área de Administração, Economia e Finanças deve estar sempre atento às constantes mudanças na legislação, normas regulamentadoras, índices econômicos, e qualquer outro aspecto que cause impacto direto no mundo dos negócios. Isso serve também para quem estuda (cursos técnicos ou de graduação), para quem está se preparando para concursos ou quer iniciar carreira em algumas dessas áreas. Seminários, workshops, treinamentos e cursos online são exemplos de instrumentos que deixam os profissionais a par das tendências, evoluções e mudanças no âmbito das organizações.

Nesse contexto, as gestões figuram como excelentes ferramentas para nortear os objetivos das organizações: gestão de projetos, de qualidade, de pessoas, financeira e muitas outras. Cada uma tem um papel importante na administração de uma empresa, mas uma delas é considerada o “motor” da empresa: a gestão financeira. Caso você não esteja muito familiarizado, neste artigo vamos explicar o que é gestão financeira e alguns aspectos da economia. Todos os tópicos que trataremos aqui são parte de um curso de gestão financeira do portal Educamundo.

Em nosso Curso Online Gestão Financeira o profissional e qualquer pessoa interessada têm acesso ao melhor conteúdo relacionado à gestão de finanças e a vários aspectos da economia local e global. Este curso online traz tudo sobre gestão financeira de forma simples e de fácil entendimento.

As empresas valorizam bem os profissionais que se mantêm em formação contínua, que buscam se capacitar, atualizar ou aperfeiçoar e acompanhar esse universo tão dinâmico que é o corporativo. Até porque são esses profissionais que, por meio de sua capacitação, se preparam para cuidar das empresas, encontrar soluções e garantir que elas alcancem os resultados almejados.

Acompanhe o artigo e conheça alguns dos principais temas relacionados à gestão financeira e saiba como se qualificar e ficar afiado para ingressar nessa área administrativa.

O que é gestão financeira

É uma ferramenta cujo objetivo é controlar da maneira mais eficaz possível toda parte financeira de uma organização, independentemente de seu porte. Planejamento; análise de investimentos; viabilidade para obtenção de recursos; crédito para clientes; e toda ação que vise encontrar os melhores caminhos para conduzir financeiramente uma organização são funções da gestão financeira.

Na gestão financeira conceitos básicos implicam em definir o modo de condução de cada aspecto da ferramenta, como fluxo de caixa, técnicas de crédito e cobrança, investimentos etc. É muito fácil aprender o que é gestão financeira, sua importância e como aplicá-la nas organizações, principalmente quando se tem opções como o Curso Online Gestão Financeira, um material completo e de fácil absorção para os profissionais que buscam qualidade e praticidade em um único curso.

Qualquer pessoa que queira se destacar no mercado de trabalho tem como sua melhor opção investir em nossos cursos online com certificado.

Para entender melhor sobre o que é gestão financeira, mercado financeiro e tudo mais relacionado é preciso que se tenha conhecimentos e uma ampla visão em Economia. Os próximos tópicos de nosso artigo vão focar nessa questão. Prepare-se que vem conteúdo!

Teoria Econômica

A economia é um dos destaques de nosso curso de gestão financeira, pois não há como aprender técnicas e metodologias de gestão de finanças sem que se tenha uma boa base sobre a economia do país e também uma visão global.

Todas as atividades que visam a produção, distribuição e consumo de bens e serviços essenciais à sobrevivência do homem são parte de um conjunto o qual denominamos “economia”. Quando se tratam de atividades econômicas mediadas por moeda, chamamos de economia capitalista. Ciência econômica, por sua vez, estuda a economia capitalista, levando em conta o comportamento racional do homem econômico e a destinação eficiente dos recursos escassos (recursos ou recursos produtivos – dependendo da literatura) a fins alternativos. Recursos são capital, mão de obra, tecnologia, recursos naturais e capacidade empresarial.

Com isso, podemos definir que os usos alternativos se referem à maneira como os recursos são utilizados. E o que são recursos escassos? Quando pensamos em um país subdesenvolvido como o Brasil, o primeiro grande problema econômico é a alimentação, ou seja, precisamos alimentar toda a população. Supondo que esse problema seja resolvido, o próximo passo seria investir em saúde, educação e segurança. Em países desenvolvidos e que já sanaram esses problemas, a preocupação passa a ser com aposentadoria, meio ambiente entre outros. Isso mostra que as necessidades são ilimitadas e sempre há uma demanda a ser atendida, daí a denominação “recursos escassos”.

É nesse cenário que aparecem os problemas básicos da economia, pois se não é possível fazer tudo que é necessário passa a ser fundamental ter prioridades, ou seja, decidir o que produzir, como e quanto. A economia sempre tenta resolver esse tipo de problema para que a decisão produza o maior bem estar possível.

Ao longo da história muitos economistas e teóricos tentaram conceituar uma solução, assim surgiram as escolas (socialista, escola clássica, escola neoclássica e a revolução keyneiseana, entre outras) e desses processos surgiu a teoria econômica.

Economia e mercado

As escolas também contribuíram com a teoria de mercado, que diz que quem responde as questões de “como produzir, como e quanto” é o próprio mercado.  As escolas clássicas consideram que o mercado é capaz de responder a todas as questões sem a necessidade de interferência do governo.

Na escola socialista temos a economia planificada, ou seja, o governo é que responde a essas questões, como foi na antiga União Soviética.

A Revolução Keyneseana traz uma nova visão, na qual é possível ter uma economia com e sem interferência do governo. Isso quer dizer que a economia pode andar sozinha até determinado ponto e o governo interfere pontualmente na tentativa de corrigir algo. Esse é o tipo de teoria econômica mais usada no mundo, mas é preciso considerar que nem sempre essa interferência realmente traz algum benefício.

Problemas econômicos básicos

Os efeitos dos problemas econômicos básicos são notados em nosso dia a dia e mesmo que não sejamos experts em economia ou que não saibamos tudo sobre gestão financeira , conseguimos identificar que, em partes, eles ocorrem por causa de má gestão.  

Desemprego, inflação, queda no crescimento econômico, altos impostos, déficits na balança de pagamentos, instabilidade na taxa de câmbio, vulnerabilidade externa, entre muitos outros, são os sintomas dos problemas econômicos básicos.  

A teoria econômica visa formular respostas para minimizar os problemas econômicos e para que a população possa ter mais qualidade de vida, considerando a demanda ilimitada e a carência de recursos. Para isso, precisa considerar os aspectos econômicos, tecnológicos e sociais.

  • Econômico: quanto e o que produzir? Considerando a escassez de recursos para produzir cabe uma escolha dentro de muitas possibilidades.

  • Tecnológico: neste aspecto entra o como produzir. A tecnologia é importante para definir como os recursos serão empregados na produção. A condição leva em consideração a concorrência, pois na comparação é possível escolher o método mais competitivo de produção pelo menor custo.

  • Social: para quem produzir? Toda produção deve atender a uma demanda para ter resultados positivos. Além disso, é necessário considerar lucros do capital, juros, arrendamento da terra, salários, entre outros.

Há muito mais para conhecer e aprender sobre este assunto. A abordagem da gestão financeira conceitos básicos sobre economia é essencial para a formação de um bom gestor financeiro. Pense em nossos cursos online com certificado como alternativa para essa capacitação, principalmente pela disponibilidade de conteúdos relacionados, como matemática financeira e o curso online Economia na Prática.

Com cursos online, além de se atualizar, o cursista também garante uma série de vantagens como poder estudar a qualquer hora e em qualquer lugar e ter um certificado que pode contar para créditos em atividades complementares de cursos técnicos ou de graduação.

o que é gestão financeira

Técnicas de crédito e cobrança

Continuando nos tópicos do curso online gestão financeira, é hora de falarmos um pouco sobre técnicas de crédito e cobrança, utilizadas para que a organização possa se proteger da inadimplência. O grande desafio é cobrar os maus pagadores sem perder o cliente de forma definitiva.

Como diz o ditado popular: ao emprestar um dinheiro para um amigo, você perde dinheiro e a amizade. No meio empresarial é importante tomar cuidado para que o ditado não se transforme em realidade, uma vez que o cliente é peça fundamental nos resultados da empresa.

No nosso sistema econômico é comum que qualquer transação financeira envolva uma operação de crédito, seja na venda de um produto ou na prestação de um serviço. Em micro e pequenas empresas essa operação de crédito acontece de modo mais pessoal (carnês para compra facilitada e – acredite! - muitos supermercados de bairros e comunidades ainda têm a famosa “cadernetinha”) fazendo com que a inadimplência leve muitos empreendedores à falência.

O sistema de crédito forma um círculo de dependência entre fornecedor e cliente, pois o fornecedor, por exemplo, oferece um prazo maior de pagamento para ter mais vantagem competitiva do mercado e depende do pagamento do cliente para manter as suas operações em funcionamento.

Guia da profissão:

  • Qual é o papel da gestão financeira na empresa? O papel da gestão financeira na empresa é buscar os melhores resultados no que concerne às vendas e retornos de investimentos, no intuito de, progressivamente, aumentar o patrimônio através da geração de lucro.
  • Quanto ganha um tecnico em gestão financeira? Um técnico em gestão financeira ganha, em início de carreira e com pouca ou nenhuma experiência, em média R$ 1.300,00 a R$ 1.500,00. Com experiência entre 3 e 5 anos entre R$ 2.500,00 e R$ 3.000,00, já o técnico especializado e com mais de 5 anos de experiência, recebe entre R$ 3.000,00 a R$ 5.000,00.
  • Quanto ganha uma pessoa formada em gestão financeira? Um gestor financeiro (formado em gestão financeira) recebe entre R$ 1.800,00 a R$ 2.000,00 no início de carreira, depois de adquirir experiência e se especializar, pode ganhar entre R$ 4.200,00 e R$ 13.000,00 em grandes empresas.
  • O que faz uma pessoa formada em gestão financeira? Dentre as funções do gestor financeiro estão:
  1. Análises de resultados mensais e semestrais da empresa;
  2. Avaliação da situação financeira e planejando ações para diminuir despesas e otimizar lucros;
  3. Busca e captação de investimentos;
  4. Planejamento para o uso adequado dos recursos financeiros;
  5. Zelar pelo bom relacionamento com bancos e fornecedores.

Como fazer uma cobrança?

O sucesso nesse círculo de cobrança e dívida depende da maneira como o débito é administrado, para não reduzir a liquidez da empresa. Uma das primeiras questões estudadas em nosso curso online é exatamente sobre isso, e diz que a cessão de crédito nunca pode comprometer o capital de giro, ou seja, a empresa precisa ter condições de continuar operando ainda que não receba.

A técnica mais efetiva de cobrança é não entrar em confronto com o cliente e tentar resolver da melhor maneira possível. O cliente não pode ser constrangido, ameaçado ou importunado, por isso os cobradores tradicionais não são a melhor opção. A técnica mais eficaz de cobrança é por meio de uma conversa e de oferta para o devedor como se fosse um conselho. Ainda que os motivos da inadimplência pareçam inadequados, o cobrador não pode demonstrar sentimentos como raiva ou desespero. O mais importante é que a proposta de pagamento realmente ofereça meios para que o devedor quite o seu débito.

Quando a negociação é demorada e complexa, muitas empresas contratam outras terceirizadas que trabalham com cobrança judicial. Essas empresas recebem uma porcentagem do valor arrecadado, por isso na negociação amigável pode ser uma estratégia oferecer esse desconto e não desgastar a imagem da empresa.

A realização de uma cobrança sempre tem como objetivo minimizar os prejuízos, por isso diversas técnicas podem ser adotadas. Por exemplo, no caso de cobrança a domicílio é necessário calcular o gasto com o deslocamento de um funcionário até a residência do devedor e se o valor a ser pago realmente compensa a ação.

Não pense que somente grandes empresas devem ter uma gestão financeira eficiente. As micro e pequenas empresas podem até não precisar se preocupar com a economia mundial, variação cambial ou grandes investimentos, por exemplo, mas devem estar sempre atentas quanto a ter uma boa administração.

Gestão de caixa x gestão de competência

Conceitos básicos de gestão de caixa e de competência também são pontos tratados nos cursos a distância voltados à gestão de finanças.  Os cursistas têm uma ideia geral sobre quais são os pontos positivos e negativos de cada uma delas. Vamos à análise dos dois métodos.

Gestão de caixa

A gestão de caixa analisa as movimentações financeiras da empresa considerando o que entrou (receitas/vendas) e saiu (despesas/compras) quando o dinheiro efetivamente entrar em caixa. Digamos que um cliente tenha parcelado um débito e que vá pagar R$ 500,00 mensais. Cada lançamento será registrado na data que foi acertada durante a negociação. Mesmo que o cliente atrase a parcela, ela só entrará em caixa no dia em que ele efetuar o pagamento.

Gestão de competência

A gestão de competências considera as transações financeiras dentro do período em que elas ocorrem (fato gerador), sem considerar quando haverá pagamentos ou recebimentos. Usando o mesmo exemplo da gestão de caixa, o valor total da transação seria considerado como entrada no dia da compra, independentemente dele ter sido parcelado. Ou seja, constará uma venda de R$ 3.000,00, mesmo tendo entrado em caixa, naquela data apenas uma das parcelas (R$ 500,00) ou nenhuma, se a entrada ficou para depois.

Os certificados do Educamundo podem ser usados para:


Prova de Títulos em Concursos Públicos

Horas complementares para faculdades

Complemento de horas para cursos técnicos

Progressão de carreira em empresas

Turbinar seu currículo

Revolucionar sua vida profissional e acadêmica

Controladoria

Controladoria é outro ponto tratado em um curso de gestão financeira . A controladoria dentro da empresa tem a função de auxiliar o empreendedor a ter controle das operações da empresa para que tome as decisões mais acertadas possíveis e considerando a sustentabilidade do negócio.

A controladoria é responsável por desenvolver padrões de qualidade e planejamento de orçamento, com todos os colaboradores envolvidos nesse processo. Em geral, é capaz de ajudar no progresso promovendo equilíbrio entre as dificuldades das operações da organização.

Controladoria também faz parte das disciplinas de Contabilidade e Administração, portanto, quaisquer cursos a distância relacionados também lhe darão uma boa base obre o assunto. Nosso portal tem excelentes cursos online com certificado nas respectivas áreas – um exemplo é o curso de planejamento estratégico, ferramenta que tem ligação direta com gestão financeira. Pense deste forma: tudo vem a somar, então aproveite e conheça tudo que temos a lhe oferecer.

Educamundo: qualifique-se com cursos online de qualidade

Não há como ver tudo sobre gestão financeira em apenas um artigo, certo? Mas você pode estudar no melhor curso online sobre o tema, basta fazer a sua inscrição no portal e começar a estudar agora mesmo. Seu investimento será uma taxa única, no valor de R$ 69,90, sem nenhum tipo de mensalidade – e o melhor: você pode acessar o portal durante um ano inteirinho e fazer todos os cursos online do Pacote Master. Muito bom, não?

Dúvidas frequentes sobre o curso de Gestão Financeira:

  • Quanto custa a faculdade de gestão financeira? Um curso de gestão financeira tem valores mensais entre R$ 200,00 a R$ 500,00, com um período de dois a três anos para conclusão. Para quem busca aperfeiçoamento ou conhecer mais a fundo a matéria, cursos rápidos são boas opções, como os do Educamundo por apenas R$ 69,00 ao ano.
  • O que estuda em gestão financeira? No curso de gestão financeira o aluno aprende principalmente métodos quantitativos (matemáticos, estatísticos e econométricos) e teoria econômico-financeira, além de estudar o mercado de capitais, elaboração de orçamentos empresariais e planejamento estratégico.
  • Para que serve o curso de gestão financeira? O curso serve para formar um profissional habilitado para atuar na gestão financeira de uma empresa, com competências na utilização de metodos, técnica e conceitos dos campos de economia e finanças, objetivando a otimização constante dos investimentos e a busca por soluções para manter a saúde financeira do empreendimento.

O Educamundo tem mais de 1.200 cursos a distância distribuídos em várias áreas do conhecimento. Cada curso é elaborado por uma equipe pedagógica competente e comprometida em disponibilizar conteúdos de qualidade. Neste artigo que tratou da gestão financeira conceitos básicos você já pode notar o quão abrangente é o conteúdo. Sendo assim, não fique de fora, qualifique-se e ganhe o mercado de trabalho.

Você pode gostar de saber:

  • Como a gestão financeira e fluxo de caixa se interligam? O Fluxo de Caixa é um instrumento de controle da gestão contábil que permite acompanhar as movimentações financeiras da empresa, através das entradas (receitas) e saídas (despesas), compreendendo e analisando a saúde financeira do negócio, isso facilita a tomada de decisões assertivas da gestão.
  • O que é gestão financeira pessoal? Gestão financeira pessoal diz respeito às atividades de planejamento e tomada de decisões sobre a situação financeira individual ou de uma familia. Busca o melhor resultado possivel no equilibrio entre renda e despesas.
  • Qual a relação entre administração e gestão financeira? A administração é um campo de atuação amplo que abrange setores como planejamento, marketing, vendas e também o financeiro, já a gestão financeira é um setor especifico do campo da administração, por isso dizemos que gestão financeira é parte específica abrangida pela administração.

Compartilhe a ideia com seus colegas e amigos e deixe o seu comentário, é muito importante para nós. Até breve!