Categorias dos artigos

Receba nossas próximas dicas de cursos e artigos do seu interesse em seu email.

Conheça os tipos de gêneros literários e suas características textuais

arteterapia-Educamundo-1-2-1

A literatura brasileira é riquíssima em tipos e formatos de escrita. A isso, damos o nome de gêneros literários que é o modo como se veicula a mensagem textual. Da mesma forma que no teatro possui diferentes características de uma novela ou narrativa.

Os gêneros literários são as diversas formas de textos que encontramos em nossos livros brasileiros. Eles têm como objetivo comunicarem a mensagem por vários âmbitos textuais. 

Isso significa que os tipos textuais: lírico, épico e dramático apresentam formas construtivas: prosa ou poesia. A prosa possui uma estrutura mais reta, com o texto corrido. Já a poesia expõe uma estrutura linear, como os versos que formam estrofes ao serem agrupados.

Saiba tudo sobre os gêneros literários

Classificação dos tipos de livros em gêneros literários

O profissional que atua nas bibliotecas escolares deve conhecer esses conteúdos que são agrupados e classificados em três gêneros: lírico, épico e dramático.

Gênero Lírico

O gênero lírico é comparado ao instrumento musical chamado de lira. Os textos costumam ser uma exaltação do eu, expressam sentimentos individuais como emoções e pensamentos. As principais obras são: Seus Olhos, de Gonçalves Dias; Paulinho Perna Torta, de João Antônio.

Esse gênero reflete na escrita, na fotografia, na música, no cinema e etc. A poesia lírica retrata o mundo subjetivo independente se é narração ou poesia. Quando o centro da obra for sentimentos, temos uma obra lírica.

##lista_curso##

Gênero Épico

O gênero épico é originado daquela visão heroica e quase sempre está relacionado a histórias nos quais os protagonistas são heróis.

Para isso, a epopeia, traz uma narrativa e apresenta as qualidades do herói em forma de prosa ou poesia.

Elas são derivadas de três obras literárias clássicas: Eneida, do romano Virgílio, Ilíada e Odisséia, do grego Homero. Depois temos a obra portuguesa Os Lusíadas, de Camões que inspirou as outras obras.

É possível encontrar em formato de prosa como o romance O Guarani, de José de Alencar, no cinema, Indiana Jones e o templo da perdição, do extraordinário Steven Spielberg e novelas como Terra Nostra, de Benedito Ruy Barbosa.

Gênero Dramático

O gênero dramático é marcado pela representação dos personagens tanto em prosa quanto em poesia. Ela revela-se mais precisamente na televisão, no cinema ou no teatro.

A diferença é que existem instruções para os diretores e atores participantes executarem. A base desse texto é o constante diálogo entre os personagens.

Saiba quais são os livros brasileiros que todos devem ler

A  literatura é rica em tipos textuais e complexidade, sobretudo nos livros brasileiros. Eles devem ser a linha que o educador terá ao escolher os diferentes tipos de livros para os seus alunos, principalmente no ensino médio. Confira uma lista de 9 livros nacionais:

  1. Vidas Secas, de Graciliano Ramos critica uma dura realidade da maioria dos sertanejos no nordeste brasileiro;

  2. Dom Casmurro, de Machado de Assis é um clássico que já foi adaptado para vários tipos textuais como cinema, novelas, teatro. O autor constrói os personagens e discute sobre ciúmes e traição;

  3. Macunaíma, de Mário de Andrade a visão do personagem central como anti-herói uma crítica ao povo brasileiro;

  4. A morte e a morte de Quincas Berro D’Água, de Jorge – retrata o comportamento ambíguo do ser humano;

  5. A Paixão Segundo GB, de Clarice Lispector retrata os conflitos internos pelo autoconhecimento;

  6. Grande Sertão: Veredas, de Guimarães Rosa retrata uma linguagem narrativa pautada em personagens duvidosos;

  7. Iracema, de José de Alencar O clássico que representa a colonização da nação brasileira;

  8. Os Sertões, de Euclides da Cunha retrata um acontecimento revolucionário como a Guerra de Canudos;

  9. O Cortiço, de Aluísio de Azevedo fala dos personagens e das mazelas que envolvem cada atitude e decisão pessoal.

##lista_vantagens##

Compreenda como é feita a catalogação de livros

A catalogação de livros é essencial para deixar os livros fáceis de serem localizados.

Catalogar significa registrar todos os dados das obras e os códigos relacionados aos países, saiba mais no Curso Online Auxiliar de Biblioteca. Agora, veja como isso deve ser feito:

  • Organize por título, autor e gênero textual;

  • Adicione etiquetas pelo sobrenome do autor;

  • Separe as pilhas conforme a primeira letra por gênero, autor ou título;

  • Classifique os livros.

No geral o profissional que deseja se aperfeiçoar no trabalho de assistente de biblioteca, deve se empenhar em estudar os cursos online, a literatura brasileira, entender os tipos e formas dos gêneros literários e para isso inscreva-se no portal Educamundo.

Outra vantagem é que você pode fazer os cursos online com certificado (o certificado é opcional). E ao investir apenas, {preco_matricula} realizar mais de 1.200 cursos online durante um ano!

Continue Sua Jornada de Conhecimento: Leituras Recomendadas para Você

Receba nossas próximas dicas de cursos e artigos do seu interesse em seu email.