Categorias dos artigos

Receba nossas próximas dicas de cursos e artigos do seu interesse em seu email.

5 filmes sobre educação infantil para se inspirar

educacao-infantil-4

Os ensinamentos teóricos, às vezes, podem ser bem complexos. Por isso, os filmes sobre educação infantil são grandes aliados na fixação dos conteúdos.

Além disso, eles estimulam o desenvolvimento de algumas habilidades nas crianças, como observação, imaginação e capacidade de julgamento.

Neste artigo, separamos 5 filmes sobre educação infantil para assistir com as crianças.

Dicas de filmes sobre educação infantil

Para as crianças, assistir a filmes é sinônimo de diversão. Porém, eles também são educativos e ajudam no desenvolvimento do intelecto dessa turminha.

Confira, a seguir, algumas dicas para assistir com as crianças!

1. Divertida Mente (2015)

A animação desenvolvida pela Pixar tem o objetivo de levar os telespectadores a conhecer a mente humana. O filme trata das emoções de Riley, uma garotinha de apenas 11 anos.

Com a mudança de seus pais da sua cidade natal, ela passa a conviver com as suas emoções: Alegria, Medo, Raiva, Nojinho e Tristeza.

Na história, Alegria é a líder. A todo momento, ela se esforça para fazer com que a garotinha seja feliz. Porém, devido a um problema na sala de controle da mente de Riley, a Alegria e a Tristeza ficam de fora.

Divertida Mente é uma excelente opção para falar sobre emoções com as crianças e ajudá-las a identificar seus sentimentos.

2. Zootopia: Essa Cidade é o Bicho (2016)

A animação da Disney conta a história de Judy Hopps. Ela é uma coelha, filha de agricultores, que mora no interior. O seu desejo é se tornar a primeira coelha policial na cidade grande.

Para realizar o seu sonho, Judy se mudou para Zootopia e foi escalada para a sua primeira missão: encontrar um animal perdido. Para isso, ela conta com a ajuda de uma raposa que tem várias infrações e malícias na bagagem.

No ponto de vista educacional, o filme trata da tolerância, do respeito às diferenças, do abuso de poder e do racismo. Zootopia: Essa Cidade é o Bicho ainda ensina que não devemos desistir dos nossos objetivos.

3. Red: Crescer é uma Fera (2022)

Red: Crescer é uma Fera é uma das animações mais recentes da Disney. Nele, uma adolescente se transforma em um grande panda-vermelho sempre que fica muito nervosa.

Essa transformação se torna ainda mais constante durante seu amadurecimento. A partir disso, ela fica dividida entre o que era antes e o que se transformou, com toda intensidade provocada pela adolescência.

Por isso, torna-se um filme importante de se ver com as crianças. Afinal, ele trata das mudanças pelas quais todas as pessoas passam, como de interesses, no corpo e em relacionamentos.

4. A invenção da Infância (2000)

A Invenção da Infância é um curta-metragem dirigido por Liliana Sulzbach. O filme traz vários depoimentos que retratam um desequilíbrio no conceito de infância. Ele mostra que ser criança não significa ter infância.

O curta de 26 minutos traz uma reflexão sobre o que é ser criança no mundo atual. Assim, é uma excelente oportunidade para mostrar à turminha que existem realidades diferentes em um mesmo país.

Dessa forma, o filme pode contribuir para desenvolver um conhecimento do cenário de desigualdade que persiste no Brasil e o sentimento de solidariedade.

5. Como Estrelas na Terra (2007)

Como Estrelas na Terra é a nossa última dica da lista de filmes sobre educação infantil. Ele conta a história de Ishaan Awasthi. O garoto, de apenas 9 anos, sofre com dislexia e não é compreendido pelos pais e professores.

No filme, Ishaan repetiu o terceiro período do sistema educacional indiano e corria o risco de ser novamente reprovado. Por ter um distúrbio de aprendizagem, o garoto tinha dificuldades para fixar o conteúdo.

Em um internato, um professor de Artes percebe que há algo de errado e começa a fazer um trabalho diferente com Ishaan. Dessa forma, ele ajuda o garoto a descobrir sua verdadeira identidade.

Para as crianças, é um verdadeiro ensinamento. Afinal, o filme traz uma importante reflexão sobre considerar e valorizar as diferenças.

Entre professores, é também uma excelente lição para discutir as distintas formas de abordar os alunos. Isso porque cada um tem sua forma de aprender — alguns com mais facilidade e outros não.

Não menos importante, o tema ainda retrata quão fundamental é as escolas estarem preparadas para a inclusão.

Como vimos, os filmes sobre educação infantil trazem complementos ao que é ensinado dentro e fora da sala de aula. Eles ajudam a trabalhar temas mais complexos de forma leve e divertida.

Além das dicas que demos neste artigo, há também as seguintes opções:

Wall-e;

As Aventuras do Avião Vermelho;

O Menino e o Mundo;

Valente;

O Pequeno Nicolau;

Luca;

Procurando Nemo;

Um Sonho Possível;

Extraordinário;

Matilda;

Encanto.

Todos esses são filmes que contam histórias de superação, família, independência, entre outros temas importantes.

Gostou de saber as nossas dicas? Então, que tal aproveitar a visita para conferir um guia completo sobre a construção do conhecimento na educação infantil?

 
Continue Sua Jornada de Conhecimento: Leituras Recomendadas para Você

Receba nossas próximas dicas de cursos e artigos do seu interesse em seu email.