Categorias dos artigos

Receba nossas próximas dicas de cursos e artigos do seu interesse em seu email.

Filmes e livros de terapia familiar e de casal que você deve conhecer

terapia-EDUCAMUNDO-02-1

Filmes e livros ajudam a desmistificar muitos conceitos sobre a terapia de casal e a explorar campos muito interessantes relativos a essa área da psicologia. Que tal conhecer alguns títulos interessantes para se aprofundar nessa temática?

Um dos campos da psicologia que mais gera interesse atualmente é a terapia familiar e de casal. Com o principal objetivo de trazer de volta a harmonia ao relacionamento, esse tipo de atendimento tem crescido nos últimos anos. Todavia, não faltam relatos de psicólogos sobre pessoas que chegam ao consultório sem uma base do que realmente é a terapia familiar e conjugal.

Para ajudar ainda mais nesse sentido, portanto, há filmes e livros de terapia de casal e de família, desde aqueles com conteúdos mais técnicos até os títulos voltados para o entretenimento.

Sem dúvidas estes são ótimos recursos para se inteirar mais sobre o assunto de modo aprofundado, assim como os cursos online com certificado de psicologia elaborados pelo Educamundo.

Selecionamos uma lista de livros de terapia familiar que mostram conceitos e técnicas, além filmes que retratam essa área de uma maneira bem descontraída.

##lista_curso##

Livros de terapia familiar

  • Manual de terapia familiar – Luiz C. Osório / Maria Elsabeth Pascoal

O Brasil conta com muitos terapeutas de renome na área de terapia familiar. Neste livro você tem a chance de conhecer os principais deles, tal qual seus pensamentos e suas técnicas mais eficientes. É um livro excelente para complementar seus estudos nesse segmento.

  • Terapia Familiar e de casal – Vera L. Lamanno Calil

Este livro traz uma abordagem sistêmica e psicanalítica do casamento e da formação da família. Além de outros fundamentos, exibe ao leitor um panorama das técnicas que são praticadas atualmente nos consultórios de terapia familiar e de casal.

Livros de terapia de casal

  • Laços Amorosos – Terapia de Casal e Psicodrama – Maria Amália Faler Vitale

Trata-se de um livro repleto de artigos de profissionais da área de terapia de casal, que têm como objetivo mostrar que a transformação sofrida pela sociedade afetou também o casamento como instituição. 

  • Amor Conjugal e Terapia de Casal – Vanda Di Yorio

Nesse título você conhece uma análise completa sobre as relações conjugais sob a ótica da psicologia analítica e das técnicas de psicodrama, que estão entre as mais indicadas para atender casais.

##lista_vantagens##

Filmes sobre terapia de casal

  • Encontro de Casais (2009)

Um casal que está prestes a se divorciar resolve fazer um retiro de terapia de casais. Para ganharem desconto, no entanto, insistem para que amigos os acompanhem nessa viagem.

  • Terapia do Amor (2006)

Uma mulher de 37 anos, recém-divorciada, está decidida a ficar um tempo sem se relacionar com ninguém. No entanto, ao conhecer um pintor de 23 anos logo se apaixona e agora sua missão é conquistar a futura sogra, uma terapeuta de casal.

  • Terapia a Dois (2012)

Kay e Arnold estão casados há 30 anos e vida a dois já não apresenta mais novidades. Por isso, a mulher convence seu marido a fazer uma semana de terapia para casais em um retiro.

Fique por dentro do tema!

Para que serve a terapia de casal? Essa vertente da psicoterapia que visa atender casais e pessoas do mesmo núcleo familiar que apresentam queixas de relacionamento. Muitas questões podem ser abordadas durante as sessões, cuja quantidade é definida pelo mediador, dependendo do grau de complexidade da situação e da necessidade dos participantes.

Onde fazer terapia de casal? Há inúmeros consultórios especializados no atendimento a casais, bem como retiros e até mesmo SPA's que oferecem esse tipo de serviço. A sugestão principal é pesquisar bem o estabelecimento e o profissional para descobrir suas competências, certificações, pacientes satisfeitos, entre outros aspectos.

Terapia de casal traição – Casos de infidelidade são os principais motivadores para os casais buscarem uma terapia de casal. As consultas, nesse caso, são programadas para trabalhar as razões para que a traição tenha ocorrido, qual o nível de insatisfação do casal com a relação atual, as principais mágoas, a disposição dos dois para reestruturar o relacionamento, etc.

Esperamos que você tenha gostado da lista de livros e filmes sobre terapia de casal e de família. Aperfeiçoe os conhecimentos adquiridos no Curso Online Terapia Familiar e de Casal, lançado pelo portal Educamundo, referência no ramo de cursos online. Faça já sua matrícula e continue acompanhando os demais conteúdos do blog!

Continue Sua Jornada de Conhecimento: Leituras Recomendadas para Você

Receba nossas próximas dicas de cursos e artigos do seu interesse em seu email.