Categorias dos artigos

Receba nossas próximas dicas de cursos e artigos do seu interesse em seu email.

Excel: funcionalidades e as novidades da versão 2019

Excel-2

Você sabe que um curso de Excel pode ser um grande diferencial em sua carreira?

Pois é, o editor de planilhas do Pacote Office é um dos aplicativos mais utilizados por profissionais de várias áreas. 

Essa popularidade se deve às diversas funcionalidades do Excel, que permitem que sejam criadas planilhas de todos os tipos com as mais complexas fórmulas, gráficos de diversos tipos etc. 

Mesmo que você conheça pouco sobre o aplicativo, vai conhecê-lo um pouco mais aqui neste artigo. Separamos algumas informações úteis e que são essenciais para que entenda por que deve apostar em um curso de Excel. Acompanhe!

Sobre o Excel

O Excel é um programa de desenvolvimento de planilhas digitais criado pela Microsoft em 1985. 

Por fazer parte da suíte de aplicativos mais conhecida e de renome, o Excel é um dos aplicativos mais utilizados por empresas no mundo, graças à longa trajetória do software e as suas excelentes funcionalidades.

Por isso, reforçamos sobre a importância da capacitação no uso do Excel, considerando que ele é um programa amplamente utilizado pelas empresas. Esse sucesso é resultado das diversas operações que o Excel consegue executar com facilidade, como diversos cálculos e funções matemáticas simples e complexas de forma automatizada. 

Além disso, o aplicativo também serve como uma plataforma de programação para o Visual Basic e como um excelente banco de dados, o qual pode ser utilizado para controle de atividades na empresa, bem como elaboração de soluções e estratégias mais precisas baseadas em dados.

Assim, quanto mais uma pessoa souber manusear o Excel, mais chances ela tem de conquistar uma boa vaga de emprego no mercado de trabalho.

O que se aprende em um curso de Excel?

Um curso de Excel inicia com a introdução e suas principais operações e os conceitos básicos e iniciais sobre o software.

Outros focos de curso de Excel são os gráficos e planilhas, fórmulas e ferramentas essenciais às funcionalidades do aplicativo. São abordadas também funções como  SE e PROCV, fórmulas consideradas mais “flexíveis e inteligentes”. A função SE indica uma condição de busca, a PROCV permite localizar dados em linhas de uma tabela ou de um intervalo, como normalmente se faz em um banco de dados básico. Elas podem ser usadas juntas ou separadas.

Outras funções importantes são as funções financeiras, fundamentais para quem atua na área, pois as fórmulas ajudam bastante, além da facilidade em criar planilhas para acompanhar os processos que envolvem transações financeiras. 

O Excel 2019

As principais características do Pacote Office e seus aplicativos são as atualizações e melhorias que eles recebem frequentemente. 

O Excel 2019, por exemplo, ganhou alguns novos recursos. Isso não significa que quem tem as versões anteriores perderá alguma coisa. Pelo contrário, todos os recursos continuam lá, agora com alguns novos. 

Mas quais funcionalidades o Excel 2019 trouxe? Veja abaixo.

Funções

CONCAT

Esta função nova é como CONCATENAR, só que aprimorada. Agora é menor, mais fácil de digitar, e também dá suporte a referências de intervalo além de referências de célula. 

SES

Chega de funções SE aninhadas e complicadas! A função SES é a solução: com ela as condições são testadas na ordem em que forem especificadas. Se for aprovada, o resultado será retornado. Além disso, também é possível especificar um outro "capturar tudo" se nenhuma das condições for atendida. 

MÁXIMOSES

Esta função retorna o maior número em um intervalo, que atende a um único critério ou a vários. 

MÍNIMOSES

Semelhante a MÁXIMOSES, mas retorna o menor número em um intervalo, que atende a um único critério ou a vários. 

PARÂMETRO

Esta função avalia uma expressão em relação a uma lista de valores na ordem e retorna o primeiro resultado correspondente. Se nenhum resultado corresponder, "outro" é retornado. 

UNIRTEXTO

Esta função combina o texto de vários intervalos e cada item é separado por um delimitador especificado pelo usuário. 

Gráficos

Novos gráficos foram adicionados:

Gráfico de mapa

É possível criar um gráfico de mapa com a finalidade de fazer comparações entre valores e mostrar categorias entre as regiões geográficas. Essa opção é usada quando tiver regiões geográficas nos dados, como países/regiões, estados, municípios ou códigos postais.

Gráfico de funil

Este tipo de gráfico mostra valores em vários estágios de um processo, como o número de clientes potenciais para vendas em cada estágio em um pipeline de vendas. 

Este tipo de gráfico é bastante útil, por exemplo, a quem trabalha com marketing digital, que pode acompanhar a jornada de compra do cliente. 

Outras novas funcionalidades são:

  • elementos visuais aprimorados;

  • melhores recursos de acessibilidade;

  • melhorias de tintas, com novos efeitos;

  • compartilhamento mais fácil;

  • tabela dinâmica aprimorada;

  • Power Pivot com atualizações;

  • possibilidade de publicar no Power BI;

  • Power Query (antigo “Obter a Transformar”).

Qual a diferença entre o Excel 2019 e o Excel 365?

Você já deve ter percebido nomenclaturas diferentes nos produtos do Pacote Office. No entanto, essa diferença está relacionada somente ao tipo de aquisição dos produtos. 

Enquanto o Excel 2019 é obtido por meio da compra de uma licença, que deve ser renovada anualmente, os produtos 365 são obtidos por meio de assinatura, anual ou mensal. De resto, é tudo exatamente igual. 

Onde fazer um curso de Excel?

No Educamundo, é claro!

Nosso portal é um dos mais conhecidos nacionalmente, pela oferta de cursos online e pelas facilidades que oferece aos alunos. 

Aqui, você paga uma assinatura de {preco_matricula}  e tem acesso ao Plano Master, ou seja, a todos os cursos do portal. 

Você faz os cursos que quer e pode se certificar — esse processo é opcional e contratado à parte. 

Importante salientar sobre a importância de ter cursos online com certificado em seu currículo, eles fazem toda a diferença em um processo de recrutamento e seleção. 

Aliás, você deve saber que muitas vagas exigem que o candidato tenha conhecimento intermediário ou avançado em Excel, então nada melhor do que se capacitar e aprender tudo que o editor de planilhas e gráficos tem a oferecer. 

Que tal começar agora? Faça sua matrícula em nosso portal e comece a desfrutar dos benefícios que oferecemos. 

Bons estudos!

Continue Sua Jornada de Conhecimento: Leituras Recomendadas para Você

Receba nossas próximas dicas de cursos e artigos do seu interesse em seu email.