Categorias dos artigos

Receba nossas próximas dicas de cursos e artigos do seu interesse em seu email.

eSocial empresas: o recente desafio na função do assistente contábil

Assistente-Contabil-Educamundo1-1-1

O eSocial é um programa criado pelo governo federal que unifica o envio de informações trabalhistas, fiscais e previdenciárias. Tem sido implementado em etapas, primeiro o doméstico, em 2018 o eSocial empresas e 2019 no setor público.

O eSocial empresas passou a ser o grande desafio para os profissionais de contabilidade a partir de 2018, não somente para contadores, mas também para os assistentes e auxiliares de contabilidade. 

O programa de informações trabalhistas teve sua fase de testes, na qual muitas empresas se adiantaram e começaram a conhecê-lo. Mas a maioria das empresas brasileiras optou por esperar a obrigatoriedade, que teve uma primeira etapa em 2018.

Essa foi uma grande mudança ocorrida na área contábil e que demanda bastante conhecimento e especialização de profissionais. Por isso o tema faz parte da grade de conteúdos do Curso Online Assistente Contábil, do Educamundo.

##lista_curso##

Informações úteis sobre o eSocial empresas

Pode-se dizer que o eSocial é ainda uma novidade no mundo do trabalho, devido à sua recente obrigatoriedade, mas principalmente porque ainda gera muitas dúvidas e há muito o que aprender sobre o programa. 

O eSocial empresas e as funções do assistente contábil

Como as funções do assistente contábil compreendem o registro de empregados, lançamentos na folha de pagamento, escriturações fiscais e outros tipos de atividades relacionadas à ligação do empregado com a empresa, alimentar o eSocial com informações também será sua responsabilidade. Isso porque todas essas rotinas deverão ser todas lançadas no programa do governo federal. 

Por isso, esse profissional deve reforçar seus conhecimentos e não ficar para trás, pois o segmento contábil precisará contar com toda expertise possível em eSocial.

Como funciona o eSocial

O assistente contábil precisar saber exatamente como funciona o eSocial, pois a transmissão dos dados só será possível após eles terem sido lançados de forma correta no sistema.

Esse processo visa simplificar o envio de informações referentes às obrigações dos colaboradores, como forma de diminuir a burocracia existente até então.

Como lançar férias no eSocial

Como lançar férias no eSocial é apenas uma das coisas que o assistente social precisará dominar, uma vez que além dessa, há diversas outras rubricas.

O lançamento dos pagamentos salariais e todas as suas especificidades, 13º salário, salário e licença maternidade, afastamento por atestado médico, benefícios, demissões, dentre outros, são exemplos de rubricas que os profissionais contábeis precisam saber, além do lançamento de férias.

##lista_vantagens##

Cronograma do eSocial empresas é novamente adiado

O cronograma de obrigatoriedade de algumas etapas do eSocial empresas foi novamente adiado pela Receita Federal (inicialmente seria todo implementado em 2018).  Isso porque as empresas precisam de mais tempo para adaptarem-se ao sistema e porque o programa passará por aperfeiçoamentos, após a primeira etapa do cronograma.

O novo cronograma de obrigatoriedade para as próximas etapas se estenderá pelo ano de 2019.

Capacite-se com o curso de assistente contábil do Educamundo

O Educamundo tem uma variedade de cursos online com certificado, em diversos campos do conhecimento. Além do curso de assistente contábil, você encontrará muitas outras opções para complementar seu aprendizado e aperfeiçoamento.

São mais de 1.200 opções em cursos online no Pacote Master, cujo acesso você obtém ao investir {preco_matricula} na assinatura, válida por um ano inteiro. Durante esse tempo, você pode fazer todos os cursos que você quiser (do Pacote Master).

Faça a sua inscrição e inicie seus estudos agora mesmo! Boa sorte!

Continue Sua Jornada de Conhecimento: Leituras Recomendadas para Você

Receba nossas próximas dicas de cursos e artigos do seu interesse em seu email.