Categorias dos artigos

Receba nossas próximas dicas de cursos e artigos do seu interesse em seu email.

Escola integral: a assistência a alunos em situação de vulnerabilidade

Escola-Integral2-2-1

A escola integral é uma proposta de ensino complementar, cujo objetivo principal é promover melhorias na educação brasileira. É representada pelo Programa Mais Educação, do governo federal, ou de outros programas específicos de cada Estado.

De forma mais específica, esse objetivo se traduz em diminuir as desigualdades educacionais, reforçando o aprendizado de estudantes em defasagem e também dos que estão em situação de risco e vulnerabilidade social.

Se você compartilha desse pensamento e quer saber mais sobre a educação em tempo integral como agente transformador, este artigo foi feito na medida. Você vai entender alguns aspectos relacionados à educação integral e descobrirá o quanto o Educamundo pode ajudar os profissionais engajados nessa meta.

Se você é professor ou se tem qualificação para ser um colaborador, como professor comunitário, verá o quanto nossos cursos online com certificado podem auxiliar tanto na capacitação quanto com ideias para as atividades propostas na escola integral.

##lista_curso##

A escola integral e a legislação educacional

A ideia de educação em tempo integral prevê que se promova um ensino diferenciado, que compreenda nossas crianças e jovens como um ser humano em todas as suas dimensões.

Isso está, inclusive, previsto na legislação educacional, em documentos como:

– Constituição Federal

– Lei de Diretrizes e Bases;

– Estatuto da Criança e do Adolescente;

Plano Nacional de Educação;

– Fundo Nacional de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério;

Plano de Desenvolvimento da Educação.

A importância da educação integral

A importância da educação integral é, principalmente, o fato dela alcançar escolas de baixo IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) tanto nos grandes centros quanto em espaços marcados por situações de vulnerabilidade social.

Isso significa proporcionar um diferencial a quem não tem meios de complementar seus estudos ou ajudar com reforço escolar quem tem dificuldades e nenhuma assistência fora da escola. Isso acontece pela oferta de esportes, idiomas e outras atividades.

O que é situação de vulnerabilidade social

Situação de vulnerabilidade social significa uma condição de fragilidade moral ou material de pessoas ou grupos em determinados contextos econômico-sociais. Está diretamente relacionada a situações de discriminação, exclusão social e violação de direitos, por causa do nível social, educacional, financeiro etc.

##lista_vantagens##

O objetivo do Programa Mais Educação

Como você pode perceber, o objetivo do Programa Mais Educação é tanto educacional quanto social. Mas ele não é alcançado se escola e comunidade não atuarem juntas.

A parte que diz respeito aos professores é, além de ajudar a promover a integração entre os interessados, preparar-se para contribuir com esse cenário de melhorias que se busca. Isso vale também para quem vai atuar como professor comunitário e precisa atualizar seus conhecimentos.

Sendo assim, pode contar com o Educamundo nessa empreitada. Temos mais de 1.200 cursos online no Pacote Master, a sua disposição, por um ano inteiro.

Para garantir o acesso a todos eles, você investe uma taxa única de {preco_matricula} e, durante a vigência da matrícula, pode fazer quantos cursos quiser.

Matricule-se agora mesmo e seja um agente transformador na educação!

Continue Sua Jornada de Conhecimento: Leituras Recomendadas para Você

Receba nossas próximas dicas de cursos e artigos do seu interesse em seu email.