A Síndrome de Williams é um transtorno raro que afeta menos de 5 a cada 10.000 pessoas, e é causado por uma deleção, isto é, a perda de uma pequena parte do cromossomo 7, a qual resulta na ausência de 25 genes.

Basta esta pequena alteração cromossômica para as crianças nascerem com a Síndrome de Williams e apresentarem sintomas peculiares em diversos aspectos do desenvolvimento global.

Certamente os sintomas decorrentes dessa síndrome influenciam bastante a vida desses indivíduos, inclusive no âmbito educacional. Sendo assim, é muito importante que os educadores entendam como ensinar crianças com Síndrome de Williams na escola.

Crianças com Síndrome de Williams na escola

Deficiência mental, aparência élfica, desinibição social, extroversão, sensibilidade auditiva e possíveis complicações cardíacas são alguns dos sintomas presentes em crianças com este transtorno.

Percebe-se, portanto, que há alterações comportamentais, físicas e cognitivas que devem ser consideradas ao longo da vida escolar.

É essencial que o professor em parceria com a escola e a família encontrem estratégias pedagógicas eficazes e capazes de incluir alunos que possuem a SW.

Inclusão escolar de alunos com Síndrome de Williams

Quando fala-se de inclusão escolar e educação especial é comum que associe-se esta prática com as atividades lúdicas. É não é para menos, tal estratégia é muito eficaz no ensino-aprendizagem de todas as crianças, especialmente de alunos com alguma condição especial.

As atividades lúdicas tornam o ensino mais prazeroso e facilita a aquisição de conhecimento, já que é um meio do conteúdo ser aplicado através de atividades que pertencem ao universo infantil, ou seja, do aluno.

Ludicidade

A ludicidade refere-se a atividades que possibilitam momentos de prazer e experiências. Apesar dos jogos e brincadeiras serem muito utilizados nesta estratégia, uma vez que permitem o fazer, o experimentar e o vivenciar, a prática da ludicidade envolve tudo o que permite o aluno se envolver, fantasiar e imaginar. 

A importância das atividades para educação especial 

Uma característica interessante da ludicidade é a facilidade em adaptá-la a diversas ocasiões e alunos. Justamente por isso esta estratégia pode ser usada na educação inclusiva, uma vez que para desenvolver atividades para educação especial o professor deve levar em consideração as dificuldades, preferências, características comportamentais e aspectos cognitivos do indivíduo.

Ou seja, associar a ludicidade à educação especial resultará em uma educação “personalizada” para os alunos que possuem determinada síndrome ou transtorno.

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Atividades inclusivas para alunos com Síndrome de Williams

No caso da Síndrome de Williams especificamente, o educador, com base nas características do transtorno, possui diversas possibilidades.

A hipersensibilidade auditiva, por exemplo, abre uma gama de opções para atividades inclusivas com canções, rimas, ritmos e materiais sonoros.

Sem contar que a desinibição social possibilita a aprendizagem por meio de encenações, apresentações etc.

Diante disso, percebe-se a importância do professor possuir conhecimentos variados na educação infantil. Pensando nisso, preparamos um e-book cheio de dicas sobre estratégias educacionais.

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