Home / Blog / Educação / O que é e como funciona a educação montessoriana?
educação montessoriana Educação

O que é e como funciona a educação montessoriana?

  • Por: Equipe Educamundo
  • 24/03/2021

 

Muito além de uma educação tradicional, a montessoriana se destaca pelos benefícios e pelos princípios que conquistaram pais e profissionais de educação do mundo inteiro. 

O método criado pela pedagoga, pesquisadora e médica Italiana de mesmo sobrenome foi responsável, inclusive, pela educação de pessoas que hoje são consideradas personalidades de sucesso.

Alguns dos nome mais famosos formados pela educação montessoriana são: 

  • Larry Page - fundador do Google;

  • Gabriel Garcia Marquez - Prêmio Nobel de Literatura;

  • Principe William e Harry;

  • Jeff Bezos - fundador da Amazon.

Apesar de famoso em todo o mundo, o método ainda é pouco difundido por aqui , sendo explorado apenas em algumas escolas de bairros nobres no país. 

Entretanto, vale ressaltar que o conteúdo sobre o método está disponível para todos os educadores através de cursos online, um dos exemplos é o curso montessori online aqui do Educamundo.

Mas do que trata o método montessori? Qual o currículo e como é uma sala de aula montessoriana? Estes e outros assuntos é o que vamos explicar neste artigo.

Acompanhe.

O que é método montessori?

Muito além de uma forma de estruturar um ambiente para o aprendizado, o método montessori é uma forma de educar guiado pela autonomia e pela liberdade, através de princípios pré-estabelecidos, o que ajuda no desenvolvimento e formação da criança, do adolescente e do adulto para a vida.

A chave para o sucesso no desenvolvimento do ser está intimamente ligada à liberdade dada à criança. Com isso consegue-se desenvolver habilidades desde os primeiros anos de vida.

Neste cenário, o adulto surge apenas como um facilitador, um guia, e a criança passa a agir e a pensar por si mesma, com total liberdade.

Perceba que no método montessoriano, há uma mudança como enxergamos a sociedade. Deixa-se de lado aquela ideia de que os adultos constroem a personalidade das crianças e passa-se a entender que as crianças formam os adultos. Ou seja, ela deixa de ser apenas uma figurante no mundo e passa a ser a principal responsável pela construção da sociedade. 

As fases na educação montessoriana

A educação montessoriana é dividida em fases que organizadas em idades definem os níveis de independência da criança e do jovem. Tais níveis são nomeados como “planos de desenvolvimento”.

  • 0 a 6 anos: nas etapas iniciais da vida, a educação montessoriana fica responsável por ajudar a criança a entender o mundo, buscando a independência física em relação ao adulto. A chamada “mente absorvente” das crianças nessa fase da vida, faz com que ela absorva a forma como o mundo está estruturado, conseguindo assim desenvolver de forma muito mais rápida, algumas habilidades motoras iniciais.

  • 6 a 12 anos: nessa etapa, as crianças já possuem independência dos adultos, agora é hora de conhecer outras realidades além das suas limitações físicas. É aqui que ela é levada a descobrir a história, os animais e tudo que lhe cerca e que faz parte da construção da sociedade. O objetivo nesta fase é o desenvolvimento e independência intelectual.

  • 12 a 18 anos: sociabilidade e a capacidade para sobreviver em grupo, em sociedade. É nesta fase que o adolescente consegue resolver seus próprios problemas sem a interferência de um adulto, se aprofundando, deste modo, em aspectos mais importantes para a sua realidade, como cultura, política, etc.

  • 18 a 24 anos: o método montessori não está restrito à educação de crianças e jovens. Por isso, nessa fase da vida os adultos precisam entender, por conta própria, os motivos de sua existência, o que se chama de papel cósmico.

Método montessori na educação infantil

Como foi possível identificar, o método pode ser aplicado desde o nascimento da criança até a sua fase adulta. A criança e o adolescente são ensinados a aprender e a desenvolver suas habilidades na escola, com ajuda dos professores, e em casa, com o auxílio de seus pais ou responsáveis.

Diz-se portanto que, o método montessori na educação infantil se caracteriza pelo auxílio pontual dos professores, somente em momentos necessários, deixando a criança fazer e resolver cada atividade sozinha.

Todo o ambiente em sala de aula é criado para despertar a curiosidade e o desenvolvimento da criança.

Sala de aula montessoriana

Na primeira fase da infância, as crianças são motivadas pelos sentidos. Logo, tudo que é colorido e com formas desproporcionais, conseguem chamar a atenção dos pequenos e é assim que deve ser uma sala de aula montessoriana.

Além dos brinquedos, a mobília deste ambiente é preparada e construída com base nas diretrizes do método. Nenhum objeto é fixo e tudo pode ser mudado de lugar.

Além disso, a altura de todos os móveis, mesas e estantes são menores, de modo que os verdadeiros utilizadores deste ambiente, consigam aproveitá-los e usufruí-los.

Os certificados do Educamundo podem ser usados para:




Prova de Títulos em Concursos Públicos

Horas complementares para faculdades

Complemento de horas para cursos técnicos

Progressão de carreira em empresas

Turbinar seu currículo

Revolucionar sua vida profissional e acadêmica

Aprenda mais sobre a pedagogia montessori 

Como você viu, o método montessori é bem diferente da forma de ensino tradicional e os benefícios colhidos dessa forma de aprendizagem têm sido comprovados ano a ano por pedagogos de todo o mundo.

Não é à toa que o mesmo é mundialmente conhecido, principalmente pela utilização e educação de personalidades do nosso tempo.

Entretanto, para conseguir trabalhar ou criar um ambiente propício a essa forma de educar, é preciso conhecimento e estudo dos princípios criados por sua fundadora, Maria Montessori.

Para ajudar com isso, o setor pedagógico do Educamundo criou o Curso montessori, com um conteúdo disciplinar completo para você aprender cada detalhe dessa forma de ensino.

No curso, você terá à disposição, os seguintes módulos:

  • A vida e a obra de Maria Montessori

  • O Método Montessori

  • Os períodos sensíveis de desenvolvimento infantil

  • Os pilares da Educação Montessoriana

  • A importância das linhas ou aulas rítmicas

  • O papel do professor na Educação Montessori.

O curso é voltado não apenas a professores, mas também a pais que queiram dar a melhor educação para seus filhos.

Aproveite agora mesmo para aprender mais sobre o método montessori! Matricule-se no Educamundo e tenha acesso a este e a todos os cursos online com certificado opcional do Pacote Master por um ano inteiro, investindo apenas R$ 69,90, sem mensalidades.

São mais de 1200 cursos online nas mais diversas áreas do conhecimento humano, o que envolve pedagogia, artes, direito, educação, administração e muito mais.

Matricule-se agora e aproveite.

O que você achou da pedagogia montessori? Aproveite para deixar sua opinião na caixa de comentários abaixo e compartilhe este artigo com amigos e familiares. Até a próxima.

Artigos que podem te interessar:

Artigos em Destaque