Categorias dos artigos

Receba nossas próximas dicas de cursos e artigos do seu interesse em seu email.

O que é e como funciona a educação montessoriana?

a

Muito além do ensino tradicional, a educação montessoriana se destaca pelos benefícios e pelos princípios que conquistaram pais e profissionais de educação do mundo inteiro. 

O método criado pela pedagoga, pesquisadora e médica Italiana de mesmo sobrenome foi responsável, inclusive, pela educação de pessoas que hoje são consideradas personalidades de sucesso.

Nomes mais famosos formados pela educação montessoriana

Alguns dos nome mais famosos formados pela educação montessoriana são:

  • Larry Page – fundador do Google;

  • Gabriel Garcia Marquez – Prêmio Nobel de Literatura;

  • Principe William e Harry;

  • Jeff Bezos – fundador da Amazon.

Apesar de famoso em todo o mundo, o método ainda é pouco difundido por aqui , sendo explorado apenas em algumas escolas de bairros nobres no país. 

Entretanto, vale ressaltar que o conteúdo sobre o método está disponível para todos os educadores através de cursos online, um dos exemplos é o curso montessori online aqui do Educamundo.

Mas do que trata o Método Montessori? Qual o currículo e como é uma sala de aula montessoriana? Estes e outros assuntos é o que vamos explicar neste artigo.

Acompanhe.

O que é Método Montessori?

Muito além de uma forma de estruturar um ambiente para o aprendizado, o Método Montessori​​​​​​​ é uma forma de educar guiado pela autonomia e pela liberdade, através de princípios pré-estabelecidos, o que ajuda no desenvolvimento e formação da criança, do adolescente e do adulto para a vida.

A chave para o sucesso no desenvolvimento do ser está intimamente ligada à liberdade dada à criança. Com isso consegue-se desenvolver habilidades desde os primeiros anos de vida.

Neste cenário, o adulto surge apenas como um facilitador, um guia, e a criança passa a agir e a pensar por si mesma, com total liberdade.

Perceba que no método montessoriano, há uma mudança como enxergamos a sociedade. Deixa-se de lado aquela ideia de que os adultos constroem a personalidade das crianças e passa-se a entender que as crianças formam os adultos. Ou seja, ela deixa de ser apenas uma figurante no mundo e passa a ser a principal responsável pela construção da sociedade. 

As fases na educação montessoriana

A educação montessoriana é dividida em fases que organizadas em idades definem os níveis de independência da criança e do jovem. Tais níveis são nomeados como “planos de desenvolvimento”.

  • 0 a 6 anos: nas etapas iniciais da vida, a educação montessoriana fica responsável por ajudar a criança a entender o mundo, buscando a independência física em relação ao adulto. A chamada “mente absorvente” das crianças nessa fase da vida, faz com que ela absorva a forma como o mundo está estruturado, conseguindo assim desenvolver de forma muito mais rápida, algumas habilidades motoras iniciais.

  • 6 a 12 anos: nessa etapa, as crianças já possuem independência dos adultos, agora é hora de conhecer outras realidades além das suas limitações físicas. É aqui que ela é levada a descobrir a história, os animais e tudo que lhe cerca e que faz parte da construção da sociedade. O objetivo nesta fase é o desenvolvimento e independência intelectual.

  • 12 a 18 anos: sociabilidade e a capacidade para sobreviver em grupo, em sociedade. É nesta fase que o adolescente consegue resolver seus próprios problemas sem a interferência de um adulto, se aprofundando, deste modo, em aspectos mais importantes para a sua realidade, como cultura, política, etc.

  • 18 a 24 anos: o Método Montessori não está restrito à educação de crianças e jovens. Por isso, nessa fase da vida os adultos precisam entender, por conta própria, os motivos de sua existência, o que se chama de papel cósmico.

Método Montessori na Educação Infantil

Como foi possível identificar, o método pode ser aplicado desde o nascimento da criança até a sua fase adulta. A criança e o adolescente são ensinados a aprender e a desenvolver suas habilidades na escola, com ajuda dos professores, e em casa, com o auxílio de seus pais ou responsáveis.

Diz-se portanto que, o Método Montessori na educação infantil se caracteriza pelo auxílio pontual dos professores, somente em momentos necessários, deixando a criança fazer e resolver cada atividade sozinha.

Todo o ambiente em sala de aula é criado para despertar a curiosidade e o desenvolvimento da criança.

Sala de aula montessoriana

Na primeira fase da infância, as crianças são motivadas pelos sentidos. Logo, tudo que é colorido e com formas desproporcionais, conseguem chamar a atenção dos pequenos e é assim que deve ser uma sala de aula montessoriana.

Além dos brinquedos, a mobília deste ambiente é preparada e construída com base nas diretrizes do método. Nenhum objeto é fixo e tudo pode ser mudado de lugar.

Além disso, a altura de todos os móveis, mesas e estantes são menores, de modo que os verdadeiros utilizadores deste ambiente, consigam aproveitá-los e usufruí-los.

Aprenda mais sobre a pedagogia montessori 

Como você viu, o Método Montessori é bem diferente da forma de ensino tradicional e os benefícios colhidos dessa forma de aprendizagem têm sido comprovados ano a ano por pedagogos de todo o mundo.

Não é à toa que o mesmo é mundialmente conhecido, principalmente pela utilização e educação de personalidades do nosso tempo.

Entretanto, para conseguir trabalhar ou criar um ambiente propício a essa forma de educar, é preciso conhecimento e estudo dos princípios criados por sua fundadora, Maria Montessori.

Para ajudar com isso, o setor pedagógico do Educamundo criou o Curso Online Método Montessoriano, com um conteúdo disciplinar completo para você aprender cada detalhe dessa forma de ensino.

No curso, você terá à disposição, os seguintes módulos:

  • A vida e a obra de Maria Montessori

  • O Método Montessori

  • Os períodos sensíveis de desenvolvimento infantil

  • Os pilares da educação montessoriana

  • A importância das linhas ou aulas rítmicas

  • O papel do professor na Educação Montessori.

O curso é voltado não apenas a professores, mas também a pais que queiram dar a melhor educação para seus filhos.

Aproveite agora mesmo para aprender mais sobre o Método Montessori! Matricule-se no Educamundo e tenha acesso a este e a todos os cursos online com certificado opcional do Pacote Master por um ano inteiro, investindo apenas {preco_matricula}, sem mensalidades.

São mais de {quantidade de cursos} cursos online nas mais diversas áreas do conhecimento humano, o que envolve pedagogia, artes, direito, educação, administração e muito mais.

Matricule-se agora e aproveite.

O que você achou da pedagogia montessori? Aproveite para deixar sua opinião na caixa de comentários abaixo e compartilhe este artigo com amigos e familiares. Até a próxima.

Continue Sua Jornada de Conhecimento: Leituras Recomendadas para Você

Receba nossas próximas dicas de cursos e artigos do seu interesse em seu email.