A tecnologia tem evoluído a passos largos e sido de grande ajuda em diversos setores, dentre eles o educacional. Ela garante que vários aspectos da educação de crianças sejam melhorados.

A partir da tecnologia podemos inserir novas atividades e ferramentas de ensino. Além disso, também é possível facilitar e renovar o uso de ferramentas que já são utilizadas há muito tempo, por exemplo, as atividades lúdicas.

A educação de crianças mais eficiente com atividades lúdicas

A ludopedagogia aplicada em sala de aula tem a intenção de fazer com que, por meio de jogos e brincadeiras, as crianças adquiram conhecimentos e habilidades fundamentais para o desenvolvimento infantil.

A tecnologia aplicada na educação mantém esse conceito da ludicidade, mas confere a ela uma ampliação de suas formas de atuação. Não quer dizer que a forma tradicional da ludopedagogia foi deixada de lado, mas que novas formas vêm sendo desenvolvidas.

O que é Ludopedagogia?

A ludopedagogia trata-se de um segmento da pedagogia que tem como objeto de estudo os resultados da aplicação do lúdico dentro da educação. Aplicar a ludicidade na educação infantil facilita o ensino, pois o lúdico é algo inerente a infância, é a forma como a criança enxerga, sente e lida com o mundo. Portanto, a ludopedagogia alinha às brincadeiras aos objetivos de ensino.

Ferramentas tecnológicas e aplicativos educativos no plano de aula

Nos últimos anos novas atividades lúdicas, em formato digital, vêm sendo desenvolvidas para auxiliar o professor em sala de aula. Os professores podem, por exemplo, contar com a ajuda de jogos virtuais, aplicativos educativos, mesas digitais e lousas digitais para auxiliarem na educação de crianças.

Essas ferramentas pedagógicas também são importantes para professores que trabalham com a educação especial. Ou seja, por meio da tecnologia os educadores podem elaborar estratégias e ações para que todos os alunos, independente da dificuldade ou deficiência, tenham suas necessidades de aprendizagem atendidas.

Como as ferramentas pedagógicas podem ser usadas na educação de crianças?

Abaixo vamos mostrar como as ferramentas pedagógicas digitais podem ser inseridas em um plano de aula. Confira!

Mesas digitais: uma ferramenta que tem se tornado comum nas escolas são as mesas digitais com jogos educativos, chamadas de Playtable. Elas auxiliam o aprendizado dos alunos que possuem deficiência intelectual, melhorando, principalmente, a capacidade de raciocínio lógico e o conhecimento em matemática. As mesas digitais são divididas em categorias, portanto é possível trabalhar a leitura, a coordenação motora e o raciocínio lógico.

Lousas digitais: trata-se de uma lousa que funciona como a tela de um computador. Ela é sensível ao toque e permite que o professor navegue pela internet durante a ministração das aulas. Sendo assim, a explicação da matéria é facilitada, já que o educador pode mostrar diversos conteúdos que não seria possível na lousa comum.

Além disso, vários outros recursos capazes de tornar as aulas mais dinâmicas e interativas podem ser utilizados nessa lousa, como PowerPoint e softwares, até mesmo os softwares 3D. Explicar as disciplinas a partir desse recurso proporciona ao aluno a oportunidade de participar ativamente das aulas e conhecer os temas de forma mais aprofundada.

Jogos e aplicativos educativos: instalar aplicativos educacionais ou jogos educativos em smartphones ou tablets garante que as crianças brinquem e aprendam ao mesmo tempo. Tem opções para todas as idades e sobre todos os temas, por exemplo, aplicativos sobre animais, ABC ou primeiras contas.

Tem ainda vários joguinhos que também possibilitam o aprendizado de diversos temas, por exemplo, conteúdo de história ou geografia.

Os certificados do Educamundo podem ser usados para:


Prova de Títulos em Concursos Públicos

Horas complementares para faculdades

Complemento de horas para cursos técnicos

Progressão de carreira em empresas

Turbinar seu currículo

Revolucionar sua vida profissional e acadêmica

Faça cursos online no Educamundo

Inserir a tecnologia na educação só traz benefícios para professores e alunos. Isso otimiza o tempo, já que o professor não precisará desenvolver por conta própria os materiais lúdicos, além disso torna a aula mais atraente e interativa.

Para se aprofundar ainda mais no tema indicamos o Curso Online Inclusão Digital. Nele você entenderá como a tecnologia na educação é uma ferramenta essencial para uma escola mais inclusiva. Basta investir R$ 69,90 por ano!

Ao investir esse valor, você terá acesso não só ao Curso Online Inclusão Digital, mas a todos os mais de 1.200 cursos online do Pacote Master. Faça agora mesmo sua inscrição e descubra por que o portal é referência em cursos online com certificado!