Categorias dos artigos

Receba nossas próximas dicas de cursos e artigos do seu interesse em seu email.

Confira agora mesmo alguns tipos de doenças causadas por fungos

microbiologia4-1-1

Todas as pessoas em alguma época da vida já tiveram doenças causadas por fungos em alguma parte do corpo. Isso é um problema muito mais comum do que se imagina – as micoses são um exemplo. Nem todos sabem que certas coceiras e alergias, são na verdade fungos.

Confira algumas doenças causadas por fungos

Muitas vezes os fungos que se instalam em nosso corpo podem provocar doenças. A maioria deles está à procura de ambientes quentes e úmidos para se abrigar. As partes do corpo mais comuns em que eles se hospedam são as unhas, pele e couro cabeludo.

Confira a seguir as principais doenças causadas por fungos.

##lista_curso##

Meningite Fúngica

A meningite fúngica é uma inflamação da região das meninges, que são as membranas que contornam o cérebro. Ela é causada pelo Cryptococcus. É uma doença não contagiosa e muito perigosa, levando a estados crônicos.  

Sintomas: febre alta, dores de cabeça, pescoço rígido, vômitos, confusão mental, convulsões e sonolência.

Tratamento: o tratamento se dá por meio de fungicida.

Candidíase

A candidíase é uma infecção causada pelo fungo candida. Seu aparecimento é muito comum nos órgãos genitais femininos, porém, ela também pode ocorrer em outras partes do corpo, como órgãos genitais masculinos, pele, unha e boca. Ela não é uma DST, mas pode ser transmitida por contato sexual.

Sintomas da candidíase genital: nas mulheres ela provoca coceira e vermelhidão na região vaginal, corrimento branco e dor ao ter relações sexuais. Nos homens ela provoca coceira e inchaço na ponta do pênis, dor ao ter relações sexuais e para urinar, odor forte e feridas.

Sintomas da candidíase oral: ardência e desconforto na boca, dificuldade para engolir e manchas brancas dentro da boca.

Sintomas de candidíase na pele: vermelhidão e às vezes escurecimento na região em que se encontra o fungo, coceira, descamação, ardência e saída de líquido da região.

Tratamento: por meio de pomadas antifúngicas e antibióticos.

Histoplasmose

A histoplasmose é uma infecção causada pela ação de inalar os esporos de um fungo, os quais geralmente são encontrados nas fezes de pássaros. Ela é transmitida quando esses esporos se espalham pelo ar, como no caso de grandes obras e limpezas de terrenos e prédios. Muitas vezes o próprio solo pode estar contaminado. Ela pode afetar o funcionamento dos pulmões, do sistema nervoso e gastrointestinal.

Sintomas: febre alta, tosse seca, dor no peito, suor em excesso, dor nas juntas e inchaço nas pernas.

Tratamento: se a infecção for leve não é indicado nenhum medicamento. Porém, se ela for mais grave, o médico pode sugerir um antifúngico oral.

Tinea do Corpo

É uma infecção causada pelo fungo dermatófito, que pode ocorrer no rosto, tronco, braços e pernas. Ela pode se desenvolver em qualquer tipo de pele e se propagar bem rápido para as demais partes do corpo. Ela é contagiosa, podendo ser transmitida através do contato com alguém infectado.

Sintomas: coceira na região, placas arredondadas de cor vermelha, ardências, bordas escamosas.

Tratamento: pomada antimicóticos e medicamento via oral.

Dicas de como prevenir micoses

  • Secar bem todas as partes do corpo depois do banho;
  • Usar roupas bem limpas e evitar roupas muito apertadas;
  • Cuidar para não andar descalço em locais úmidos;
  • Não utilizar instrumentos de manicure de outras pessoas;
  • Evite o contato físico com pessoas que estejam com algum tipo de doença de pele.

##lista_vantagens##

Você tem vontade de aprender mais sobre fungos? Venha fazer o Curso Online Microbiologia, nele você aprenderá sobre esse assuntos e muito mais. Conheça também outros cursos da área da saúde.

Se inscreva agora mesmo no portal Educamundo. Com um investimento de apenas {preco_matricula} por ano, você tem os melhores cursos online no Pacote Master. São mais de 1.200 opções em ótimos cursos online com certificado opcional. Não fique fora dessa!

Continue Sua Jornada de Conhecimento: Leituras Recomendadas para Você

Receba nossas próximas dicas de cursos e artigos do seu interesse em seu email.