Categorias dos artigos

Receba nossas próximas dicas de cursos e artigos do seu interesse em seu email.

Ditadura Militar no Brasil e seus principais acontecimentos

Historia-do-brasil4-2-1

As recentes disputas políticas fizeram com que a Ditadura Militar no Brasil se tornasse um tema bastante frequente nos debates atuais. Isso tem gerado algumas dúvidas sobre esse período histórico, e o que de fato ocorreu. 

No artigo de hoje vamos esclarecer alguns dos pontos mais importantes desse período, para você ficar completamente por dentro do assunto. Continue a leitura.

Ditadura Militar no Brasil

Marcha da família com Deus pela liberdade

A marcha da família com Deus pela liberdade foi um evento histórico marcante e fundamental para que ocorresse uma ditadura no Brasil. 

O nome é dado a série de protestos feitos por grupos conservadores da população que temiam uma ameaça comunista e pediam a renúncia ou afastamento de João Goulart da presidência. 

Quando Goulart foi deposto pelos militares, a população voltou às ruas em um ato de comemoração, movimento conhecido como Marcha da Vitória.

Devido a grande participação da população nos eventos que levaram o golpe militar, muitos historiadores acreditam que a melhor forma de nomear esse período histórico de Ditadura Civil Militar.

##lista_curso##

Como foi o período da Ditadura Militar no Brasil

O período da Ditadura Militar no Brasil foi bastante conflituoso. Porém, devido a censura e ao grande esforço das forças armadas em abafar as disputas políticas, é muito comum que pessoas que viveram nesse período recordem de poucas experiências traumáticas. 

Um dos exemplos é o famoso milagre econômico, característico na Ditadura Militar, devido à forte movimentação econômica global, principalmente com o aumento da procura por petróleo. Porém, embora a inflação tenha baixado nesse período, os altos índices de corrupção fez com que a concentração de renda aumentasse na mão de poucos, ampliando, anos depois, a desigualdade social. 

A luta armada também é um ponto controverso. Embora houvesse muita brutalidade, envolvendo casos de tortura e conflitos armados, poucas pessoas se lembram desses acontecimentos. 

Isso se deve por dois motivos: o primeiro é a censura, que não permitia a divulgação de tais acontecimentos em jornais. Dessa forma, não havia circulação da informação. 

O segundo motivo se caracteriza pela noção equivocada que o senso comum possui dos rebeldes de guerrilha. Havia muita disputa sobre os ideais comunistas de cada grupo, de forma com que a esquerda na época da ditadura fosse bastante fragmentada. Além disso, os grupos que lutavam contra a ditadura eram extremamente pequenos, dificilmente reuniam mais de 30 membros e 50 a 100 simpatizantes.

Ditadura militar ou regime militar?

Em termos práticos, os dois termos são comumente usados como sinônimos. Entretanto, alguns estudiosos de ciência política acreditam que o termo regime não oferece a mesma exatidão teórica para caracterizar os eventos de 1964 como a palavra ditadura, sendo, então, o termo ditadura militar mais utilizado.

Existem algumas teses que buscam esclarecer melhor esse tema. Você também pode aprender mais sobre com os cursos online disponíveis no Educamundo!

##lista_vantagens##

Fim da Ditadura Militar

O fim da Ditadura Militar no Brasil aconteceu de forma gradual, através de um processo lento de redemocratização, que durou anos, até a primeira eleição direta, que elegeu Tancredo Neves presidente.

E então, gostou do artigo? Você pode aprender mais sobre o assunto com os cursos online com certificado do Educamundo.

Por apenas {preco_matricula}, você tem acesso não só ao Curso Online História do Brasil, mas a mais de 1200 cursos online disponíveis no Pacote Master por 12 meses. 

Não perca essa oportunidade de ouro! Matricule-se hoje mesmo e comece a estudar!

##cadastro_newsletter##

Continue Sua Jornada de Conhecimento: Leituras Recomendadas para Você

Receba nossas próximas dicas de cursos e artigos do seu interesse em seu email.