Com toda a situação atual que o novo Coronavírus trouxe, muitos negócios estão enfrentando instabilidades nas vendas de produtos e serviços. Além disso, não sabemos muito bem como as coisas ficarão nos próximos meses. O que já percebemos, é que ficar parado e esperar que tudo se resolva, não é a melhor opção, então, uma coisa que você pode fazer hoje é investir no SEO local do seu negócio para garantir estabilidade após toda essa situação.

Para isso, separamos algumas dicas que irão te ajudar a melhorar o posicionamento do seu site.

1. Estudo de palavras-chave: aplique dicas de SEO de acordo com os parâmetros de pesquisa

A criação de site é uma coisa, o posicionamento é outra totalmente diferente. Você deve entender que o conteúdo está posicionado de acordo com os parâmetros de pesquisa que, nesse caso, são conhecidos como palavras-chave.

As palavras-chave são determinadas com base no nicho de negócios em que sua empresa está incluída. Portanto, uma das dicas mais importantes de SEO, para posicionar uma página local, é conhecer os hábitos de pesquisa de seus clientes e procurar as palavras-chave perfeitas. Para isso, você pode utilizar ferramentas como o Ahrefs, SemRush e até o próprio Google Search Console.

Digamos que você tenha uma empresa que oferece serviços de Web Design em São e você descobre que a palavra-chave “criação de sites SP” conta com uma boa frequência de pesquisas mensais. Isso irá te ajudar a trabalhar mais firmemente para se posicionar para esta palavra-chave,

2. Crie e mantenha um blog seguindo um plano de SEO a médio e longo prazo

Sem dúvida, este é o conselho de SEO que a maioria das empresas leva em consideração: sua empresa precisa de um blog.

Um blog ajuda sua empresa a se manter ativa, aos olhos de seus clientes em potencial e de mecanismos de pesquisa na web como o Google, mas também possui um recurso com o qual você pode informar e educar seus clientes.

Mas se você criar um blog, deverá mantê-lo ativo. Não estou lhe dizendo que você deve enviar conteúdo todos os dias, mas faço isso com alguma frequência. Caso contrário, todo o seu potencial de SEO será perdido, não ajudará no posicionamento do site e dará uma imagem muito ruim ao seu cliente em potencial.

Ao escrever artigos para o seu blog, use naturalmente as palavras-chave no conteúdo que você gera, mas lembre-se de escrever com seus clientes em mente e não com o mecanismo de pesquisa. Encontre o equilíbrio perfeito!

3. Otimização da sua conta do Google Meu Negócio

Este conselho de SEO ajudará muito a posicionar seus negócios físicos. Especialmente se estiver trabalhando com SEO no Google Mapas e no Google Meu Negócio para sair do primeiro.

Ao criar uma conta do Google MyBusiness, sua empresa terá mais números para aparecer nos primeiros resultados, aqueles em que o mapa do Google aparece. Mas para isso, você deve preencher o perfil e fornecer muito conteúdo à plataforma.

Se você olhar, todos os resultados desta seção têm estrelas que correspondem às resenhas ou comentários que aqueles que visitaram essa empresa possuem.

Para que sua conta do Google MyBusiness ajude seu posicionamento na web, você precisa incentivar os comentários, mas acima de tudo, trabalhar para torná-los bons.

Lembre-se de que obter bons comentários escapa ao SEO e entra nas áreas de marketing e atendimento ao cliente, cuide de todas as fases do seu negócio!

4. Considere vídeos

Uma boa forma de ser encontrado é gravando vídeos explicativos sobre o seu negócio. Isso faz toda a diferença.

Digamos que você trabalhe como dentista e quer captar clientes na sua região. Supondo que esteja em São Paulo, fazer um vídeo com o título e palavras-chave como: Dentista em São Paulo, pode fazer com o que você seja encontrado rapidamente e se o vídeo for relevante, cativar aquele possível cliente entrar em contato com você.

Por fim, é muito válido começar a utilizar todas as ferramentas disponíveis para melhorar o seu posicionamento local e garantir que mesmo diante da crise, você se saia bem.