Estudar para o ENEM envolve não apenas o entendimento e a memorização do conteúdo presente nas provas, mas persistência, preparação e muita estratégia.

Assim como em uma guerra, em que é necessário conhecer o seu adversário, no ENEM você precisa conhecer a prova e preparar-se para ela como alguém que se prepara para enfrentar um inimigo.

Por isso, fazer uso de algumas estratégias pode ser fundamental nesse processo.

E, pensando em auxiliá-lo nesta etapa tão importante, organizamos este artigo com dicas para o ENEM 2019 que são indispensáveis para a sua preparação.

Acompanhe a leitura e conheça cada uma.

Dicas para o ENEM 2019

O ENEM 2019 vai ocorrer entre os dias 3 e 10 de novembro e, apesar, de estar bem próximo, ainda dá tempo de estudar e se preparar de forma eficaz.

Vale ainda mencionar que mesmo que não dê tempo de aplicar tais estratégias ainda nesta prova, as dicas aqui repassadas podem ser úteis também nas próximas avaliações (caso você faça).

Se não conseguir a aprovação, fique tranquilo, mantenha a cabeça erguida e tenha foco na sua meta.

Vamos às dicas.

Leia também: Como funciona o ENEM? Entenda a prova e prepare-se de forma efetiva!

Estudar por questões

Se você perguntar a qualquer aprovado em uma universidade pública que utilizou a nota do ENEM como forma de ingresso qual foi a melhor estratégia para a sua aprovação, ele lhe responderá o seguinte: estudar por questões.

Este método é tão eficaz que vem sendo utilizado não apenas por estudantes que buscam a sua vaga no ensino superior, mas por todos os que estudam também para concursos públicos.

A lógica é bem simples. A banca examinadora precisa aplicar uma prova para avaliar sempre as mesmas habilidades.

No caso do ENEM, tais habilidades são aquelas exigidas no edital.

Por isso, as questões seguem um padrão específico que vai se repetir pelas próximas avaliações.

Logo, quem estuda por questões, entende a forma que a organizadora aplica aquele conteúdo e tem mais familiaridade com o seu estilo, resultando em uma maior quantidade de acertos.

Por isso, resolver questões é fundamental para a sua preparação. Você já faz isso?

Sugestão: Confira dicas de estudo para o ENEM indispensáveis para sua preparação

Resolva provas anteriores do ENEM

Essa dica se complementa com a passada anteriormente.

Para encontrar e resolver questões do estilo do próprio exame, a melhor forma é resolver provas anteriores do ENEM.

Embora pareça óbvio, muitos estudantes ainda não fazem isso, debruçam-se sobre livros e mais livros, videoaulas e dicas, mas esquecem do essencial, que é resolver as provas anteriores.

Logo, se você desejar uma boa nota para entrar no curso dos sonhos, o conselho é bem simples: vasculhe os sites do ENEM e resolva todas as provas que conseguir, seja de matemática, de ciências humanas ou pratique temas de redação do ENEM. Acredite, isso fará grande diferença em sua preparação.

Veja também: Redação do ENEM: 3 dicas para você dominar essa prova como ninguém

Aprender a estudar é fundamental!

Você sabe estudar?

Embora pareça uma pergunta um pouco louca, muitos estudantes profissionais acham que sabem, mas não entendem algumas dicas simples que são capazes de ampliar a sua capacidade de reter informações.

Por isso, aprender a estudar é fundamental!

Isso vai facilitar o seu aprendizado e turbinar os seus resultados.

Algumas das principais dicas de estudo para o ENEM que podem ser utilizadas para melhorar suas notas e que vão te transformar em um estudante profissional são:

  • ensinar aquilo que aprendeu após estudar um assunto;

  • ter um objetivo claro para o estudo;

  • transcrever o assunto com as próprias palavras;

  • elaborar resumos criativos, utilizando, por exemplo, mapas mentais;

  • e muito mais.

Com essas dicas incríveis, você com certeza aprenderá e memorizará todo o conteúdo de forma muito mais fácil.

Período de descanso: fundamental para a sua preparação

Como a prova está bem perto e é quase impossível estudar todo o conteúdo, muitos estudantes estão neste momento virando noites para tentar aprender mais.

Embora essa estratégia pareça eficaz, ela não traz muitos resultados significativos.

Isso porque o corpo não é uma máquina e ele precisa de descanso.

Por isso, estabeleça um período de estudos diário, tenha momentos de pausa e não deixe de dormir bem, isso é fundamental.

Você pode utilizar alguns aplicativos para estudar para o ENEM que reúnem informações valiosas para auxiliar na preparação, inclusive sobre o período de descanso do estudante, dada a importância do mesmo.

Aprenda mais: Veja 3 aplicativos para estudar para o ENEM e organize sua preparação

Dica extra: mudanças no ENEM 2019

Dúvida bastante comum a todos os interessados, as mudanças no ENEM 2019 existem e devem ser mencionadas, por isso vamos listar abaixo as principais para você ficar bem informado sobre o que mudou, veja só:

  • lanches que o candidato leva para a prova serão fiscalizados;

  • nova diagramação do caderno de provas;

  • aumento da taxa de inscrição para R$ 85,00 reais.

Como visto, o INEP não anunciou nenhuma mudança significativa na aplicação das avaliações, tornando essa edição, até o momento, sem muitas surpresas.

Os certificados do Educamundo podem ser usados para:


Prova de Títulos em Concursos Públicos

Horas complementares para faculdades

Complemento de horas para cursos técnicos

Progressão de carreira em empresas

Turbinar seu currículo

Revolucionar sua vida profissional e acadêmica

Aprenda mais sobre o ENEM com o curso do Educamundo

Estas foram algumas dicas sobre a prova do ENEM, entretanto o assunto não se esgota por aqui e por esse motivo é que o nosso setor pedagógico organizou um curso completo para você ter a melhor preparação possível para o exame.

Trata-se do Curso Online Preparatório para o ENEM, que vai explicar desde tópicos mais simples, do tipo como funciona o ENEM, a assuntos importantes para ampliar a sua nota, como dicas incríveis para a sua redação.

Para ter acesso ao seu conteúdo é bem simples.

Basta fazer um investimento único de apenas R$ 69,90 por ano para ter acesso a este e a todos os mais de 1200 cursos online com certificado opcional do Pacote Master.

São opções em mais de 20 áreas do conhecimento humano para você estudar, aprender e ainda se qualificar, inclusive na sua futura profissão. Ou seja, são cursos online na área do direito, da psicologia, da administração e muito mais!

O que está esperando para aproveitar essa incrível oportunidade? Inscreva-se agora mesmo no portal, estude tudo sobre o ENEM e qualifique-se com um material de extrema qualidade!