Categorias dos artigos

Receba nossas próximas dicas de cursos e artigos do seu interesse em seu email.

5 dicas para investir no seu crescimento profissional

5-dicas-para-investir-no-seu-crescimento-profissional-1

O crescimento profissional é algo que grande parte da população brasileira busca regularmente.

De acordo com uma pesquisa apontada no Economia Uol, 37% dos entrevistados citam como o item mais importante para uma crescimento profissional é a perspectiva de ascensão dentro de uma organização.

Já a remuneração fica em segundo lugar, com 20% dos votos. Estes dados mostram que os brasileiros tem um maior foco no longo prazo, na sua estabilidade e crescimento profissional.

Um problema comum, todavia, entre pessoas que buscam um crescimento profissional, é como fazê-lo e como administrar os estudos com a carreira.

Buscando ajudar todas as pessoas que desejam ter um crescimento profissional bem sucedido, separamos este artigo completo com 5 dicas infalíveis para você investir em seu crescimento profissional!

Venha conferir.

O que é ascensão profissional?

Antes de partirmos para as dicas práticas de como otimizar seu tempo e garantir um bom crescimento profissional, é importante entendermos exatamente do que se trata este tema.

O crescimento profissional é um processo que se dará ao longo de sua carreira, independente da área que tenha escolhido atuar.

Ao longo dos anos, é comum que um profissional acumule:

• Experiência;

• Títulos;

Certificados;

• Cursos capacitores;

• Habilidades interpessoais.

É válido lembrar que este processo também se aplica ao setor público, onde quanto mais certificações, títulos e tempo de casa você possuir, maior será seu cargo, funções e remuneração.

Dicas para investir no seu crescimento profissional

Agora que ficou claro como funciona o crescimento profissional dentro de uma intuição, seja ela pública ou privada, separamos algumas dicas valiosas para auxiliar em seu crescimento profissional.

1. Construa um planejamento a médio e longo prazo

Seu crescimento profissional não acontecerá da noite para o dia, por isso, é necessário ter um bom planejamento a médio e longo prazo.

É de extrema importância que você tenha metas definidas e possíveis caminhos para chegar até lá.

Por exemplo, você é um funcionário público e deseja ter um aumento em sua remuneração nos próximos 2 anos. Uma boa ideia é procurar concursos internos de sua intuição e estudar para eles.

Sem um foco bem definido, é fácil nos perdemos e ficarmos em dúvida sobre nossas carreiras, qual o melhor caminho a seguir, quais cursos fazer e o que devemos investir.

2. Aprimore seu currículo

Uma das suas metas principais – conforme comentado acima -, deve ser a otimização e melhoria de seu currículo, baseado em seus objetivos profissionais atuais e futuros.

Um bom currículo deve conter:

• Sua principal formação;

• Suas principais experiências profissionais;

• Seus principais cursos;

• Seus objetivos profissionais futuros.

Para um crescimento profissional bem sucedido, é importante mostrar para recrutadores, chefes e gerentes de onde você trabalha que você é um(a) profissional competente e disposto a se manter atualizado(a).

E além de suas atitudes no dia a dia da empresa, a outra forma de demonstrar proatividade e destaque é através de um bom currículo, que irá garantir seu crescimento profissional.

3. Invista em suas habilidades interpessoais

Também conhecidas como softskills, as habilidades sociais são de extrema importância para a construção de uma carreira e de seu crescimento profissional.

Segundo um estudo realizado pela CareerBuilder e apontado pela Gupy, 77% das empresas consideram as habilidades sociais tão importantes quanto as habilidades técnicas.

Um bom relacionamento e comunicação com outros membros da equipe e o poder de resolver problemas com um diálogo claro, e livre de ruídos, é muito bem visto por empresas, diretores e líderes de equipe.

Existem também, opções de cursos que te ensinam a negociar ou a como falar em público, duas habilidades essenciais para qualquer setor, seja ele público ou privado.

4. Aposte em sua capacitação

Sempre que possível, faça cursos, aposte em palestra e seminários.

Você nunca está errado(a) ao investir em seu conhecimento.

Ao se manter atualizado(a) com as necessidades do mercado e do seu setor de atuação, você poderá traçar formas de alavancar o crescimento de seu setor, se destacar e aumentar suas chances de crescimento profissional.

Além disso, ao adquirir conhecimento e capacitações você pode escolher uma área dentro da sua profissão que seja melhor para trabalhar.

5. Faça networking, sempre que possível

Networking é uma das habilidades essenciais que todas as pessoas que visam o crescimento profissional deveriam praticar.

Um erro comum atrelado a essa palavra é a ideia de que ela tem a única função de te ajudar a conseguir um emprego melhor utilizando sua rede de contatos.

A verdade é que um networking bem feito também te ajuda a:

• Melhorar seu desempenho dentro da empresa;

• Acelerar alguma solicitação com os cargos superiores;

• Aumentar sua chance de receber uma promoção;

• Melhorar a cultura da empresa e o relacionamento com todos.

Sobre o Educamundo

Somos uma plataforma de ensino online com mais de 13 anos apoiando o crescimento profissional de pessoas em todo o Brasil.

Apresentamos certificados válidos em diversas áreas e com diferentes finalidades como: progressão de carreira, prova de títulos e licença capacitação.

Nossas aulas são totalmente online e você pode assisti-las no celular ou computador, na hora que quiser!

Clique no link abaixo e conheça todos os nossos cursos

[QUERO INVESTIR EM MEU CRESCIMENTO PROFISSIONAL]

De tal forma, podemos entender que o crescimento profissional é um processo que deve ser desenvolvido ao longo da carreira de uma pessoa.

Para ele ser bem feito é importante se atentar as metas e objetivos ao médio e longo prazo, quais cursos são interessantes de serem feitos e se as softskills estão em dia.

Sempre esteja atento a possíveis oportunidades dentro da empresa, busque mais responsabilidades e se torne disponível para novas demandas.

Seguindo essas dicas temos certeza que terá um crescimento profissional e uma trilha de carreira impecável.

Continue Sua Jornada de Conhecimento: Leituras Recomendadas para Você

Receba nossas próximas dicas de cursos e artigos do seu interesse em seu email.