Home / Blog / Dicas / 6 dicas para estudar online
Pessoa estudando online Dicas

6 dicas para estudar online

  • Por: Parceiros
  • 22/02/2022

 

A educação realizada a distância (EAD) se tornou muito popular por todo o mundo, principalmente com a pandemia do COVID-19. O ensino online tornou a educação mais acessível, dando uma certa liberdade de horário para estudo.

Entretanto, é preciso manter-se focado sempre, para absorver o máximo possível de informações das aulas online. Pensando nisso, preparamos um conteúdo para te ajudar a se organizar durante seu estudo a distância. Confira a seguir nossas principais dicas!

Dicas para aproveitar os estudos online

Ter que dividir as 24 horas do dia entre as demandas comuns de casa e o estudo, essa pode ser uma tarefa especialmente difícil. Por isso, é sempre importante encontrar um equilíbrio.

Algumas dicas para aproveitar melhor as oportunidades de estudo online incluem:

Horário para estudo online

Busque estipular um horário e um local exclusivamente para os estudos. Esses cuidados facilitarão sua adaptação à nova rotina. Assim, seu corpo e cérebro se manterão mais concentrados em relação a matéria estudada.

Sendo assim, com uma rotina estipulada,você se acostuma com o horário para estudar, bem como o cérebro conseguirá se concentrar em temas que exigem pensamentos estratégicos, como o curso sobre Gestão de Relacionamento com o Cliente (crm).

Entretanto, é preciso seguir fielmente o horário estipulado para estudos. Isso porque, com a constância, a adaptação se torna natural e sua rotina de estudos mais organizada.

Portanto, aproveite uma das maiores vantagens do ensino online: a flexibilidade de horário. Com isso, você pode escolher o período do dia em que é mais produtivo. Assim, se você é uma pessoa diurna, opte pelos horários da manhã e/ou da tarde, por exemplo.

Técnica Pomodoro

A técnica Pomodoro é utilizada para gerenciar o tempo gasto em tarefas diárias, incluindo as profissionais ou de estudo. Ela surgiu na década de 1980, criada pelo italiano Francesco Cirillo.

Essa técnica é ideal para buscar uma forma de melhorar a concentração em suas atividades. Possibilitando assim a realização dos seus estudos e demais tarefas de forma produtiva e organizada.

Sendo assim, você deverá dividir seus estudos, como a análise de sistemas de crm gratuitos, por exemplo, em tarefas de 25 minutos. Entre elas, deverá realizar um período de 5 minutos de descanso.

Após 4 períodos realizados dessa forma, é preciso realizar uma pausa ainda maior, chegando a 30 minutos.

Você pode optar pelo uso de um cronômetro ou timer para controlar o tempo de realização das suas atividades. Além disso, você pode encontrar também aplicativos específicos para esse tipo de técnica.

Interrupções

Para manter-se sempre focado em suas tarefas, é importante que você evite ser interrompido o máximo possível.

Portanto, ao estipular seu horário de estudos, converse com sua família ou parceiros de imóvel. Peça para que não o interrompam durante esse período.

Além disso, é preciso manter-se afastado de possíveis objetos que prendam sua atenção, como televisores e smartphones.

Porém, caso você utilize seu aparelho celular para cronometrar o tempo de cada tarefa, é preciso ter disciplina e não utilizar o aparelho de outra forma.

Metas diárias

Para manter-se ativo e até incentivar seus estudos diários, uma opção é estabelecer metas. Assim você saberá quanto você estudará por dia, mantendo-se organizado, e também irá auxiliar na sua proatividade e motivação.

Porém, conheça seus limites. Evite sobrecargas de estudo. Do contrário, as metas em excesso poderão te atrapalhar, causando frustração, desânimo e até falta de atenção.

Anotações e esquemas

Uma forma de garantir a absorção completa do conteúdo estudado é criar esquemas, gráficos, textos e anotações breves. Além disso, os exercícios de fixação são muito bem-vindos para garantir seu aprendizado.

Lembre-se que as pessoas possuem diferentes formas de absorção de informações e conhecimento. Portanto, algumas aprendem de forma prática, outras visual, outras apenas ouvindo e algumas escrevendo.

Sendo assim, descubra qual o melhor formato de aprendizado para você.

Cronograma de estudos

Juntando todas as informações citadas até aqui, chegou a hora de criar seu cronograma de estudos. Sendo assim, é preciso unir suas metas, organizar seus horários e dividir a demanda de matérias e tarefas a serem realizadas por dia.

Portanto, você pode dividir seus horários por matéria, como um estudo sobre crm online free, por exemplo, e estabelecer uma meta de X exercícios por dia relacionados ao que aprendeu.

Para auxiliar nessa organização, você pode utilizar alguns aplicativos e sites com foco em gestão de tarefas. Alguns deles ainda possuem um cronômetro, para que você tenha conhecimento do tempo necessário gasto em cada uma das atividades.

Com tais informações, chegou a hora de organizar seus estudos online e garantir as melhores notas em provas e exames! Basta ter disciplina, foco e auto motivação para aprender da melhor forma possível.

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Top News Tech, site voltado para a veiculação de conteúdos relevantes para empresas, contribuindo com estratégias para o desenvolvimento do negócio.

Artigos que podem te interessar:

Artigos em Destaque