O ensino a distância é uma modalidade de ensino que vem conquistando cada vez mais espaço em universidades e escola do país. Afinal, trata-se de uma prática que traz tudo aquilo que os estudantes sonham: praticidade, flexibilidade e o melhor: custo-benefício. 

Dessa forma, podemos afirmar, com segurança, que o EAD é o modelo de aprendizagem ideal para quem busca conciliar os estudos com o trabalho ou mesmo com atividades domésticas. Mas calma! Nem tudo são flores. 

Na verdade, o EAD também reúne alguns desafios que fazem toda a diferença na hora de escolher um curso, principalmente quando falamos de foco e produtividade. Mas, afinal, quais são os problemas inseridos no ensino a distância? 

Pensando nisso, preparamos este post com o intuito de mostrar uma lista com os 4 principais desafios do EAD. Continue a leitura e confira! 

Veja os maiores desafios da EAD

1. Organização 

Certamente um dos maiores desafios do EAD é a organização. Afinal, são necessárias, pelo menos, duas horas diárias de estudo para que o aluno possa adquirir o conhecimento que busca no curso. 

No entanto, não basta apenas escolher um período de estudo, é preciso também definir prioridades entre as atividades propostas no curso. Caso contrário, o aluno terá um acúmulo enorme de tarefas. Isso vale até para o trabalho, como placas de sinalização de segurança.

Por isso, esqueça a ideia de que o EAD é flexível e você pode realizar tudo no horário que bem entender. Durante o curso, é necessário interagir em aulas ao vivo ou mesmo em chats voltados às suas atividades. 

2. Tecnologia 

Outro desafio muito comum no EAD é a tecnologia. Embora pareça que não, ela também ajuda a extrair o máximo potencial do ensino a distância. Claro, as plataformas digitais fazem parte da rotina de boa parte dos estudantes, porém, nem todos sabem utilizá-las. 

Além disso, a internet no Brasil não é uma das melhores, o que faz com que muitos tenham dificuldade em assistir às aulas ou não se sintam á vontade para sanar dúvidas. Aliás, dependendo do curso, ainda é preciso ter softwares específicos, como envelope awb

3. Disciplina 

Que o EAD é muito popular entre os indivíduos que não conseguiram conciliar o ensino presencial com outras atividades não é uma novidade, certo? Embora o ensino a distância ofereça flexibilidade, é essencial que o aluno tenha disciplina para realizar suas tarefas.

Nesse sentido, o EAD não permite algumas características, bem como: procrastinação, falta de empenho e foco. Para isso, é necessário criar um hábito de estudo e calcular o tempo livre para não afetar outras atividades importantes. 

4. Produtividade 

Por último, e não menos importante, talvez o principal desafio do EAD seja manter a produtividade e o desempenho. Afinal, dentro de casa, temos um espaço livre para distrações. São elas: 

  • Conversas paralelas;

  • Circulação dos moradores;

  • Televisão;

  • Resina epóxi;

  • Redes sociais;

  • Falta de comprometimento;

  • Entre outros. 

Portanto, é fundamental que o aluno converse com os demais moradores e explique a importância do seu aprendizado. Vale definir um local de estudo que seja tranquilo, silencioso e livre de conversas paralelas. 

Gostou do nosso post sobre os 4 principais desafios do EAD? Então, compartilhe com os colegas estudantes e deixe o seu comentário!

Esse‌ ‌artigo‌ ‌foi‌ ‌escrito‌ ‌por‌ ‌Beatriz‌ ‌Barros,‌ ‌Criadora‌ ‌de‌ ‌Conteúdo‌ ‌do‌ ‌‌Soluções‌ ‌Industriais‌.‌