Custeio departamental é um dos vários sistemas que são utilizados no custeamento de produtos. Por meio desse sistema é feita a atribuição dos custos indiretos por departamentos – ou centros de custos –, para depois serem alocados aos produtos.

O custeio departamental é um meio utilizado pela Contabilidade de Custos para compilar, organizar, analisar e interpretar cada custo de serviços e produtos. Há também a compilação dos custos de planos operacionais e atividades de distribuição, a fim de determinar o lucro, controlar as operações e dar informações que auxiliem administradores em processos de tomada de decisão.

Esse processo é também chamado de departamentalização. Quer saber como isso acontece?

Cursos relacionados que podem te interessar:

Departamentalização e centro de custos

Para entender como funciona a departamentalização na Contabilidade de Custos, é preciso que entenda primeiro o seu conceito. É preciso entender também o que é o centro de custos, outra denominação dada à departamentalização, mas que tem uma diferença.

  • Departamentalização: é a divisão da empresa em áreas diferentes, considerando as atividades desenvolvidas em cada uma delas. Essas áreas podem ser chamadas de departamentos, centros, setores, ilhas ou seção, dependendo da nomenclatura que a organização escolher.

  • Centro de custos: os centros de custos de uma empresa são as menores unidade acumuladoras dos custos indiretos. Podem receber classificações como produtivos ou não produtivos (também serviços ou auxiliares).

A departamentalização na Contabilidade de Custos

A departamentalização é o critério que mais dá resultados quando se quer conseguir uma distribuição racional dos custos indiretos.

Deve haver a divisão dos departamentos em centros de custos de produção e serviços. Entretanto, os custos indiretos devem estar nos departamentos de produção. Os que estão nos departamentos de serviços devem ser rateados de forma que caiam sobre os de produção.

A importância do centro de custos de uma empresa

Por que fazer a departamentalização? A sua importância se dá por a departamentalização ser uma forma eficaz de distribuição dos custos indiretos.  O motivo é porque a simples alocação dos custos aos produtos, em algumas empresas, não espelham a correta apropriação.

Em termos práticos quer dizer o seguinte: muitas vezes são alocados custos de setores pelos quais os processos de fabricação nem passam, isso acaba encarecendo o produto.

No entanto, alguns setores, mesmo não fazendo parte direta do processo fabril, prestam serviços aos setores principais e isso deve ser bem identificado na apuração dos custos indiretos.

Os certificados do Educamundo podem ser usados para:


Prova de Títulos em Concursos Públicos

Horas complementares para faculdades

Complemento de horas para cursos técnicos

Progressão de carreira em empresas

Turbinar seu currículo

Revolucionar sua vida profissional e acadêmica

Como funciona o custeio por departamentalização

O custeio por departamentalização prevê uma ordem de distribuição dos custos considerando que, ao ratear seus gastos, os departamentos não recebem mais nenhum outro.

A distribuição se dá pelos tipos de departamentos:

  • Produção: os departamentos modificam os produtos. Exemplo: departamento de corte, de costura e acabamento. Eles têm seus custos apropriados diretamente aos produtos.

  • Serviço: esses departamentos não recebem os produtos. Suas funções são de prestarem serviços aos outros setores de produção, por isso não podem apropriar custos diretamente aos produtos. Seus custos são então transferidos aos departamentos que recebem seus serviços, e somente depois apropriados aos produtos.

Saiba como se qualificar em Contabilidade de Custos

O Educamundo elaborou um dos melhores cursos online sobre essa parte da ciência contábil: o Curso Online Contabilidade de Custos.

Com um investimento único de R$ 69,90, você acessa o Pacote Master, que tem mais de 1.200 cursos online com certificado (a certificação é opcional).

Durante um ano, que é a vigência de sua matrícula, você pode fazer quantos cursos – integrantes do Pacote Master – quiser.

Faça a sua inscrição agora mesmo e alavanque sua carreira!