Categorias dos artigos

Receba nossas próximas dicas de cursos e artigos do seu interesse em seu email.

Preparamos pílulas motivacionais para você. Aproveite !

motivacional-02-1

Ônibus lotado, trânsito, trabalho, faculdade, cursos online, cuidar da casa, preparar comida. Ufa! Quanta coisa fazemos em apenas um dia, não é mesmo? Podemos ficar bem desmotivados com o cansaço do dia-a-dia e acabar por não realizar as atividades com o mesmo desempenho e eficiência. Precisamos de incentivos para recuperar a motivação. Pensando na melhoria da vida das pessoas, preparamos um guia completo com simples passos, porém eficazes, para dar aquele empurrãozinho e auxiliar na renovação de suas energias e melhorar o seu ânimo.

Primeiramente, entenda o significado de motivação. Tudo o que os indivíduos fazem para dar o seu melhor para alcançar os objetivos é considerado como motivacional. Ela pode acontecer de duas formas: intrínseca ou extrínseca. A primeira são estímulos vindos do seu interior, a força que mantém você ativo mesmo diante de uma adversidade, independente de mudanças, situações ou do ambiente que está. Essa motivação pode estar relacionada aos seus objetivos, metas e projetos pessoais. Por outro lado, a motivação extrínseca está relacionada às motivações externas. Podemos tomar como exemplo uma boa companhia ou uma premiação no trabalho. Confira as dicas, pegue um papel e uma caneta ou utilize o bloco de notas do seu computador e faça as suas próprias pílulas de motivação.

Estipule metas e objetivos

O que você quer na sua vida profissional e acadêmica? Quais são seus obetivos pessoais? A chave para ter mais motivação consiste em estabelecer metas. Pense em uma série de objetivos e anote. Lembre-se de ser bem específico e comece a pensar em formas de alcançar tais objetivos.  Mas não vá pensando que você pode escolher simplesmente quaisquer objetivos, tem que buscar algo fundamentado nas possibilidades iniciais.

Tenha objetivos realmente atingíveis

Um passo de cada vez. Comece listando aquelas metas que demandam menor esforço e deixe por último os objetivos mais grandiosos. É importante que todos eles sejam realmente atingíveis. Se algo der errado não abandone o projeto e faça as adaptações necessárias. Não deixe de pensar no bem-estar físico e mental.

Mantenha o foco em metas gratificantes. Faça isso com todos os objetivos que você tem. Não escolha simplesmente aqueles que soam bem, como a maioria das pessoas fazem em suas promessas de ano novo. Foque no que torna sua vida produtiva e gratificante. Lembre-se: mantenha os pés no chão.

Comprometimento

Aquilo que você deseja não virá de mão beijada. É preciso esforço e comprometimento com os seus objetivos, por isso, volte à sua lista e estabeleça datas e possíveis prazos para o cumprimento de cada item. Geralmente, nos comprometemos muito com palavras e com poucas ações. Precisamos ser sérios com o que queremos.

Tenha disciplina

Além de comprometimento, é preciso ter disciplina com as suas atividades diárias, assim você não se perde nas várias coisas que precisa fazer e otimiza o seu tempo. Além disso, volte constantemente em sua lista de objetivos e confira o que você precisa mudar, o que precisa manter ou fazer. Dessa forma você não perde o hábito de ir atrás do que deseja.

##lista_curso##

Utilize imagens como motivação

Somos muito motivados por estímulos visuais. Por isso, busque imagens bem detalhadas que remetam a seu objetivo. Seja perder alguns quilos, focar nos estudos de seus cursos online, trabalhar com algo que gosta, fazer aquela viagem que tanto sonha ou a sua família. Decore a sua estação de trabalho e a casa com fotos e imagens que auxiliem na conquista de seus objetivos.

Fique cercado de pessoas positivas

Ser positivo é a melhor opção para motivar os outros e a si mesmo. Tenha companhias que te coloquem para cima. Buscar motivação diariamente exercita a disciplina. Estar cercado de pessoas que também buscam os próprios objetivos ajuda na trajetória. Ainda, você começa a reparar no lado positivo das situações. Você concorda que enxergar as coisas negativamente não é uma boa prática e não é nada saudável?

Tenha também ações positivas

Não somente enxergar o lado positivo, é preciso ter ações positivas. Não apenas pense que você é o melhor, prove a você mesmo e seja autoconfiante. Sua própria opinião influencia muito na sua automotivação (motivação intrínseca). Deixe de lado a opinião de quem o desmerece, isso fortalecerá sua confiança.

Além disso, quando alcançar uma das metas que você estipulou, se recompense por isso. Quando você completar uma parte de sua tarefa, sua mente vai reconhecer isso e você vai querer fazer o que for preciso para te dar um prazer a mais. No início, não dissemos que seria fácil, não é? Mas, acredite: seus objetivos serão facilmente alcançados e mais atingíveis com as dicas de motivação. Consuma as suas pílulas de motivação diariamente, você verá que os esforços valerão a pena. Além disso, poderá ter métricas para observar o que deu errado e o que pode mudar.

Confira também as dicas extras que separamos para você:

  • Pense na última vez que havia se motivado e viu os resultados;
  • Veja quais distrações te impedem de seguir motivado e se livre delas;
  • Foque em você e na sua disponibilidade e separe este tempo para traçar seus objetivos. Se você pode organizar seu tempo e elaborar algo que lhe permitirá trabalhar sua motivação e fazer algo para que você possa alcançar suas metas, você vai realmente chegar em algum lugar. Faça um pouco por dia;
  • Aplique os conhecimentos que já adquiriu com seu tempo de vida em novos projetos e nas coisas que te fazem bem.

Não esqueça de nos contar como foi contruir e personalizar as suas pílulas de motivação e continuar em busca da realização profissional e acadêmica com os cursos online ofertados no Educamundo.

##lista_vantagens##

Continue Sua Jornada de Conhecimento: Leituras Recomendadas para Você

Receba nossas próximas dicas de cursos e artigos do seu interesse em seu email.