Cursos online gratuitos: sete passos para não se enganar com eles - Blog do Educamundo

 BLOG

Blog Educamundo

Cursos online e o mundo

Cursos online gratuitos
 Equipe Educamundo  03/05/2017
Cursos online gratuitos: sete passos para não se enganar com eles

Há certo tempo, para que profissionais de qualquer área pudessem se qualificar e se atualizar profissionalmente era necessário frequentar cursos presenciais. E nem sempre esta era uma decisão fácil para todos, uma vez que havia a necessidade de investir não somente em mensalidades mas, também, arcar com custos extras como transporte e alimentação - além, é claro, de possuir disponibilidade de tempo. Graças aos cursos online, amplamente populares nos dias de hoje, os interessados podem adquirir conhecimentos sem sair de casa e de forma flexível, aliando os estudos às demais atividades da rotina diária.

As estatísticas comprovam a popularidade e boa aceitação dos cursos EAD: de acordo com o Censo da Abed - realizado no ano de 2015, cujos resultados foram divulgados em 2016, existem mais de 3 milhões de brasileiros matriculados em cursos superiores, sendo que quase a metade destes frequentam cursos a distância. E engana-se quem pensa que a preferência pelo ensino a distância é vivenciada somente no ensino superior. Ainda de acordo com os dados obtidos pelo censo, os cursos livres online são a preferência da nação quando o assunto é qualificação profissional. Vale dizer, inclusive, que a Abed conta com mais de 19 mil insituições que oferecem cursos online associadas.            

Cursos online são excelentes facilitadores, mas há um porém. Quando você pesquisa nos mecanismos de busca por cursos online, certamente receberá como resultados muitas plataformas e instituições que dizem oferecer cursos online gratuitos. Neste exato momento, a dúvida pode surgir: ‘Se eu posso fazer cursos online grátis, por que investiria em cursos pagos?’ E é aí que te trazemos um parecer: nem sempre tudo é o que parece. Os cursos denominados ‘grátis’ podem conter grandes armadilhas, que quase sempre comprometem o andamento dos estudos e o processo de certificação e qualificação.

Para que você entenda de uma vez por todas porque deve fugir dos cursos gratuitos online, listamos em nosso artigo de hoje 7 tópicos que devem ser minuciosamente avaliados antes de escolher a sua instituição de cursos online com certificado. Descubra quais são os principais atributos de uma excelente plataforma EAD e faça a escolha correta.

Cursos online gratuitos: armadilhas que podem comprometer sua certificação

Pense conosco: para que uma plataforma EAD esteja no ar e disponibilize conteúdo aos alunos, ela possui o mínimo de custo: custo com a elaboração de um sistema virtual seguro e estável e a contratação de equipes pedagógicas qualificadas são alguns deles. Analisando por este ponto, como seria possível então oferecer cursos online gratuitos com certificado, sem o mínimo de investimento?

É aí que está a armadilha: geralmente, quando uma empresa oferta cursos online gratuitos, ela transfere o investimento que seria em mensalidades para outras partes do processo de certificação como, por exemplo, a cobrança de valores exagerados para a emissão do certificado de conclusão. Afinal, com o valor surreal obtido nesta etapa, a plataforma já arcaria com todos os custos gerados para o curso em questão. Ou seja, de grátis - na verdade - não há muita coisa.

Veja a seguir algumas informações sobre o que deve ser observado e evitado enquanto você escolhe o seu próximo curso online, principalmente quando se tratar de cursos online grátis. Acredite: as dicas são valiosas e te auxiliarão no processo de qualificação e atualização profissional.

Cursos relacionados que podem te interessar:

No Educamundo você se matricula por 1 ano, investindo apenas R$69,90, sem mensalidades. Você terá acesso todos os mais de 650 cursos e contará com a opção de obtenção de certificados de diversas cargas horarias, que vão de 5 até 360 horas. Inscreva-se agora mesmo.

1. Reputação da empresa

Antes de iniciar cursos a distância, a primeira tarefa é pesquisar sobre a reputação da empresa. Afinal, nada mais constrangedor do que ser questionada quanto a credibilidade do seu certificado em uma entrevista de emprego, não é mesmo? Por isso, vale a máxima: sempre busque informações sobre a plataforma ou instituição escolhida.

Com as ferramentas presentes na web, você tem acesso imediato ao nível de reclamações, soluções, satisfação e opiniões de clientes em relação à empresa. Alguns sites - como o Reclame Aqui - são excelentes fontes de pesquisa para estes quesitos. Especialmente em cursos gratuitos online, uma boa dica é pesquisar por depoimentos de alunos ou ex-alunos. Geralmente as próprias páginas disponibilizam citações e depoimentos, porém, vá mais além. Pesquise em fóruns relacionados à área e navegue pelas redes sociais das instituições.

Também é interessante atentar-se ao estilo do layout utilizado pelas plataformas. As melhores estruturas concentram logo na página inicial, e de forma bem clara e transparente, todos os canais de contato e suporte. Você pode, inclusive, levar estes exemplos para a análise do AVA - Ambiente Virtual de Aprendizagem. Se logo no primeiro contato com o interessado a página demonstra desorganização, é quase certo de que o mesmo esquema será utilizado nas áreas de cursos, ou seja, bagunça total e obstáculos a mais durante o processo de aprendizagem.

2. Modalidades de cursos online

É preciso ter em mente que nem sempre as instituições disponibilizam a certificação na modalidade em que você procura. É preciso descobrir se a certificação disponibilizada atenderá a sua demanda. De que adianta se inscrever em um curso de capacitação, por exemplo, se o que você precisa mesmo é de um curso de atualização profissional.

Enquanto os cursos EAD de capacitação são direcionados àqueles que buscam qualificação profissional em uma determinada função, os cursos online de atualização são ideais para quem precisa fortalecer os conhecimentos conquistados ao longo da trajetória profissional, seja através de cursos superiores, workshops ou em empresas pelas quais já passou anteriormente.

3. Metodologias de ensino

Como você sabe, os cursos a distância possuem como principal característica o estudo independente, ou seja, os alunos não contam com a presença de um professor  - como ocorre nos cursos presenciais tradicionais. Neste sentido, vale manter total atenção quanto às metodologias de ensino utilizadas pela plataforma escolhida; afinal, ela poderá determinar o sucesso dos seus estudos.

A mais popular em cursos EAD é a metodologia de autonomia de aprendizagem, cujo foco é o estudo no tempo do aluno, sem a obrigatoriedade de cumprir cargas e horários fixos. Enquanto acompanha o conteúdo, o próprio inscrito avalia sua capacidade de entendimento e, caso se sinta seguro, avança nos módulos. Em contrapartida, caso o inscrito não esteja assimilando os conteúdos, ele mesmo pode definir um prazo maior para a conclusão dos cursos, mantendo-se mais seguro e preparado para finalizar a certificação.

cursos online gratuitos

4. Qualidade do conteúdo disponibilizado

Não há como falar em cursos que realmente valorizem seu currículo se o conteúdo disponibilizado não for de qualidade. E é o que ocorre frequentemente nos cursos online grátis: equipes despreparadas, sem qualificação e incapazes de criar ou selecionar os conteúdos de valor. Há de se pensar: se uma instituição disponibiliza cursos grátis, como levantará recursos para oferecer materiais ricos e que realmente agreguem conhecimento aos inscritos?

No Educamundo, por exemplos, você tem acesso a centenas de cursos nas mais variadas áreas. Todos eles trazem conteúdos relevantes e que realmente contribuirão com a sua carreira profissional; visto que ficam sob responsabilidade de um departamento de pedagogia altamente capacitado para este fim.

Ainda falando sobre cursos online gratuitos com certificado, é interessante se atentar ao tipo de material oferecido: existem muitas empresas por aí que compartilham e-books, que são versões digitais de obras impressas ou livros criados especialmente em formato digital, como se fossem cursos completos - o que não é verdade. Cursos online que se resumem à um único e-book devem ser evitados. Afinal de contas, se você quisesse se certificar lendo apenas um livro não optaria por realizar cursos online com certificado, não é mesmo?

5. Suporte aos alunos

Como nos cursos EAD o contato entre alunos e escola é totalmente à distância, é preciso saber exatamente como a instituição oferece suporte aos seus alunos. Primeiramente, o ambiente de aprendizagem deve estar disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana. Em segundo lugar, a empresa deve  estar presente nas principais redes sociais, de modo que o aluno consiga sanar dúvidas urgentes. Em terceiro, as melhores plataformas EAD devem ter uma central de atendimento que esteja apta a resolver as solicitações dos alunos, seja através de e-mail ou telefone, como é caso do Educamundo. Aqui, os inscritos podem abrir chamados pela própria plataforma, ligar para a central de atendimento ou, ainda, consultar as perguntas frequentes.

Devemos salientar que a qualidade de um curso online também pode ser medida pela forma como a empresa lida com as solicitações e questionamentos de seus alunos. Se determinada instituição possui um alto nível de reclamações não atendidas, por exemplo, vale checar e ver se realmente ela se importa de verdade com a experiência de seus usuários e, melhor, se se preocupa em resolver pendências e buscar a excelência no atendimento.

Quando você encontrar um curso grátis que não ofereça todo este suporte, vale a reflexão: seria mais vantajoso investir em curso pago que lhe traga bons frutos ou se arriscar em cursos gratuitos que pecam em qualidade? Fica a dica.

Os certificados do Educamundo podem ser usados para:


Prova de Títulos em Concursos Públicos

Horas complementares para faculdades

Complemento de horas para cursos técnicos

Progressão de carreira em empresas

Turbinar seu currículo

Revolucionar sua vida profissional e acadêmica
No Educamundo você se matricula por 1 ano, investindo apenas R$69,90, sem mensalidades. Você terá acesso todos os mais de 650 cursos e contará com a opção de obtenção de certificados de diversas cargas horarias, que vão de 5 até 360 horas. Inscreva-se agora mesmo.

6. Ambiente Virtual de Aprendizagem

O AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem) é o coração das plataformas EAD. Afinal, é através dele que o aluno tem acesso a todos os conteúdos disponibilizados pela instituição, materiais, vídeos, controles programáticos etc. As plataformas de cursos online gratuitos geralmente não organizam de forma prática todos os links e materiais, tornando a experiência do usuário um verdadeiro martírio.

Um bom AVA deve trazer, além de um layout limpo e focado na usabilidade, uma área de curso organizada, com links bem distribuídos e de fácil acesso ao usuário. Lembre-se que quanto melhor for o layout, mais rapidamente você encontrará todas as informações e conteúdo que busca - o que faz uma enorme diferença, principalmente para quem tem uma rotina corrida e está inserindo os cursos online em brechas livres do dia a dia.

7. Emissão de certificados

Sem sombra de dúvidas, podemos classificar este como sendo o ponto chave dos cursos gratuitos online. Em muitas plataformas gratuitas, os processos de emissão de certificado são bem obscuros, o que pode atrapalhar toda a trajetória de qualificação profissional do interessado. O ideal é que a instituição de ensino disponibilize certificados personalizados para cada necessidade. 

No caso do Educamundo, por exemplo, o aluno pode optar por certificados de 5h a 360h. Tudo dependerá de cada necessidade. Quanto ao formato, tanto o certificado digital quanto o impresso devem ser disponibilizados - atendendo tanto ao público que busca a comprovação da qualificação através do certificado físico quanto àqueles que buscam a facilidade do documento digital.

Outra estratégia muito usada em cursos gratuitos online é a liberação de certificados rápidos de conclusão. Algumas, inclusive, prometem liberar um certificado de 360 horas, por exemplo, em apenas 24 horas. Não precisa ser um mágico da matemática para entender que a conta não bate, certo? Como é possível estudar ininterruptamente por 24 horas e sair com uma certificação de 360 horas? É por essas e outras que você precisa ficar com o olho bem aberto quando o assunto são cursos online gratuitos com certificado.

Importante: se você pretende iniciar um curso online a fim de obter certificações válidas como prova de títulos em concursos públicos, vale ficar atento. Antes de iniciar o curso, é recomendado consultar o edital e confirmar qual modalidade de curso é aceita por determinada instituição ou órgão. Geralmente os editais trazem todas estas informações de forma clara e bem antecipada ao início das inscrições para a prova objetiva e para a prova de títulos, diga-se de passagem.

Os cursos online com certificado realmente são os melhores caminhos para quem necessita de qualificação, capacitação ou atualização profissional, mas dispõe de pouco tempo disponível. Mas não é por isso que você deve acreditar em qualquer oferta que surja em suas pesquisas nos mecanismos de busca. Tenha cuidado com os cursos gratuitos online prefira por outros cursos. No Educamundo os interessados pagam apenas R$69,90, uma única vez, e têm acesso ilimitado, pelo prazo de 1 ano, a todos os cursos do portal. Além disso, pode optar por dezenas de áreas. São centenas de certificados emitidos ao longo da existência do portal.

Agora que você já está treinado para se livrar das ciladas que envolvem os cursos online grátis, acesso o nosso portal e faça sua inscrição. Temos certeza de que você se dará muito bem aqui no Educamundo. Caso haja alguma dúvida, não deixe de compartilhar o seu comentário, ok? Bons estudos e até breve.

Colunista

Equipe Educamundo

 

.

 Aguarde...

© www.educamundo.com.br - Todos os direitos reservados

C
o
m
p
a
r
t
i
l
h
a
r