Categorias dos artigos

Receba nossas próximas dicas de cursos e artigos do seu interesse em seu email.

O guia com 10 cursos online para se tornar um educador de sucesso

00i_educacao_infantil_outro-02-1

A educação infantil atende crianças de 0 a 3 anos de idade na creche e de 4 a 5 anos na pré-escola. Por ser o primeiro contato com a educação são utilizadas atividades lúdicas para o desenvolvimento social, físico e psicológico, por exemplo, jogos e brincadeiras.

A educação infantil é um assunto extremamente importante na contemporaneidade. Estamos falando de futuro, educação e esforço para construirmos um mundo melhor.  Por isso, o assunto sofre constantes atualizações. A cada dia que passa, novas descobertas são feitas, novas tecnologias são implementadas e a didática psicopedagógica se aprimora. É preciso estar sempre atento e preparado às novidades. Com cursos online, é possível se manter atualizado de maneira prática e completa.

A todo momento, educadores se reúnem e discutem sobre as novas implementações que devem ser feitas na educação infantil. Afinal, estamos falando do futuro no nosso país, e tudo o que nossas crianças aprendem, refletem no rumo que o nosso país irá tomar.

A capacitação em cursos online da educação se faz cada vez mais necessária, para que o educador tenha a habilidade de construir na sala de aula, um ambiente saudável para os seus alunos, em que a inclusão se faça presente sempre. É preciso estar preparada para educar as crianças de forma com que elas respeitem as diferenças e aprendam com elas quando virarem adultos. E é nessa tarefa de desenvolver suas habilidades que cursos online com certificado se fazem úteis.

Conhecendo a educação infantil:

  • Qual é a finalidade da educação infantil? O objetivo da educação infantil é proporcionar o desenvolvimento integral adequado da criança nos seus primeiros anos de vida (até 6 anos), abrangendo laços afetivos, linguagem corporal, integração social, conhecer algumas manifestações culturais, autoestima, entre outras.
  • Qual a idade para entrar no Pré? O ingresso na pré-escola é aos 4 anos completos até o dia 31 de março do ano da matrícula.

Mas porque investir na educação a distância? Bom, nós sabemos que o dia a dia é muito corrido. E trabalhar com crianças é uma tarefa muito enriquecedora, mas pode ser bem cansativa. Além disso, encontrar tempo para estudar, no meio de todo esse furacão que chamamos de rotina pode ser bem complicado. Os cursos a distância são a solução que você procurava para acabar com as desculpas da falta de tempo. Afinal, com cursos online, você estuda onde quiser e quando quiser. Não precisa nem sair de casa.

10 cursos online de educação infantil para você se profissionalizar

De fato, investir em cursos online é sinônimo de atualização e aprendizado. Por esse motivo, separamos para você os 10 cursos online na educação infantil essenciais na formação de qualquer educador.

1. Tecnologia Assistiva

O primeiro da nossa lista de cursos online da educação aborda um tópico recente, que vem sendo amplamente abordado nas discussões a respeito da educação infantil. Todo aluno tem o direito de aprender, independente das suas limitações físicas ou mentais. Porém, não basta apenas inserir o aluno com deficiência num ambiente comum de educação, e submetê-lo aos moldes de educação tradicional.

A tecnologia assistiva busca ir além da inclusividade. Vivemos num mundo no qual cada um possui as suas diferenças e o seu jeito de aprender. E, às vezes, uns possuem mais do que outros. Com essa nova mentalidade que a assistividade propõe, a educação utiliza das novas tecnologias como uma forma de promover acessibilidade e equidade no processo de aprendizado. Softwares com leitura de voz para alunos com deficiência visual são um exemplo de como a tecnologia assistiva pode auxiliar na inclusão educacional de todos. Por isso, esse é um dos cursos online com certificado fundamentais na sua formação.

No Curso Online Tecnologia Assistiva, será possível compreender melhor como funciona essa correlação entre educação infantil e ferramenta tecnológica, descobrir quais as políticas educacionais recentes e a legislação que abordam o tema, entender um pouco mais sobre os tópicos de inclusividade e categorizar e definir o que é a tecnologia assistiva.

2. Educação Especial Inclusiva

Assim como entender as utilidades da tecnologia no mundo da educação, é preciso estudar a fundo os conceitos sobre inclusão no contexto escolar. E nesse quesito, cursos EAD podem ser uma mão na roda.

A educação especial antigamente era feita de forma separada e seletiva. Ou seja, se o aluno possuía algum tipo de deficiência era designado para uma escola especial, sendo submetido a uma educação diferenciada de qualquer outro aluno. Porém, após a declaração Salamanca, as coisas começaram a mudar um pouco o rumo. A inclusividade permite que alunos com autismo, TDAH, e outros tipos de deficiência possam ter acesso a uma educação sem discriminação.

Dicas do que trabalhar na educação infantil

  1. Interação social: elaborar atividades envolvendo a socialização entre os alunos;
  2. Construção de identidade: trabalhar para que a criança se identifique, descubra suas características e o que a torna única, desenvolver autoestima, entre outros aspectos;
  3. Interesse pela arte: iniciar trabalhos que trazem gosto pelos diversos tipos de artes;
  4. Autonomia: trabalhar para que a criança comece a desenvolver independência;
  5. Desenvolvimento cognitivo: misturar junto às atividades citadas o ensinamento necessário para estar apto ao ensino fundamental.

No Curso Online Educação Especial Inclusiva, o educador terá acesso a um conteúdo completo, que abordará o histórico, as políticas públicas e qual a legislação que envolve a educação inclusiva, trabalhará tópicos como processos avaliativos para alunos na educação especial, além de explicar um pouco mais sobre qual a melhor forma de construir um currículo com estratégias pedagógicas inclusivas.

3. Bullying na Escola

Alguns anos atrás, devido aos incidentes de tiroteios e suicídios em massa se tornando cada vez mais presentes no ambiente escolar, o bullying se tornou um assunto extremamente discutido pelos educadores do mundo todo, por ser diagnosticado como um dos catalisadores desses acontecimento. Filmes e séries, como a recente 13 Reasons Why (Os 13 porquês) retomam o assunto sempre, uma vez que o tópico se tornou tão complexo e amplo que virou uma questão pública e que precisa ser discutida por toda sociedade.

A medida que crescemos, o bullying vai se tornando cada vez maior e mais velado. Assédio moral no trabalho, por exemplo, que é a exposição de um funcionário a situações humilhantes no trabalho, pode ser considerado como um reflexo de uma educação infantil na qual o bullying era tolerado. Afinal, o bullying não é uma forma de perseguição e humilhação? O que nos mostra como o papel do educador é crucial no meio social em que vivemos.

Existem vários cursos online da educação que poderiam ser interessantes para complementar esse tópico. Porém, o Curso Online Bullying nas Escolas, é um curso de educação infantil super importante. Nele, você irá aprender sobre as os conceitos de bullying e cyberbullyng, quais são as causas e consequências que essa prática causam na educação escolar, e como é possível fazer uma intervenção ao diagnosticar casos como esses.

4. Brincadeiras Para a Recreação Infantil

Quando falamos de educação infantil, brincadeira é coisa séria. Quando somos crianças e entramos na escola, as brincadeiras são uma forma de socialização, e nos ensinam de certa forma, como desenvolver o nosso papel na sociedade. Em uma brincadeira durante a recreação infantil, desavenças podem ocorrer, além de desafios e problemas. A forma como uma criança irá aprender a lidar com eles é crucial na sua formação como pessoa.

Além disso, as brincadeiras podem ser uma excelente oportunidade de conhecimento. Com jogos educativos, massinhas ou legos, a criança aprende a desenvolver a sua criatividade, a sua capacidade de raciocínio e ainda se diverte durante o processo. É ou não um dos cursos a distância imperdíveis?

No Curso Online Brincadeiras Para a Recreação Infantil, você irá aprender a concepção de ludicidade e o seu papel na educação pedagógica, quais os conceitos que se relacionam com o tema e quais as principais formas de criar uma brincadeira recreativa, sem deixar de lado a acessibilidade e a diversidade.

5. Deficiências Múltiplas

E já que falamos de inclusividade nas escolas e acessibilidade, na nossa lista de cursos online na educação infantil, para que você seja um educador de excelência, não poderia faltar o tema deficiências múltiplas. Afinal, um educador precisa conhecer a fundo sobre as particularidades dos alunos com as quais terá que lidar na sala de aula.

De fato, dar aula para uma criança com deficiência não é um bicho com sete cabeças. É apenas mais um aluno, que deve ter a sua atenção. Porém, uma coisa é certa. Se torna muito difícil trabalhar com o que não conhecemos. Por isso, compreender mais sobre as deficiências múltiplas é fundamental para qualquer educador.

No Curso Online Deficiências Múltiplas, o educador terá a oportunidade de estudar as causas e os tipos de deficiências múltiplas, descobrir mais sobre o histórico e o conceito dessas particularidades, além de ampliar os seus conhecimentos sobre a orientação familiar e as tecnologias educativas relacionada ao desenvolvimento das crianças.

Leia Também: Deficiências Múltiplas e Deficiência visual: aprenda sobre o assunto.

educação infantil cursos online

6. Artes Visuais Para Educação Infantil

Quem trabalha com educação infantil há muito tempo sabe: a dispersão pode ser um grande inimigo quando falamos em educar crianças. O tempo todo elas querem saber o que está acontecendo, onde quando e porquê. A dificuldade de prender a atenção em uma mesma atividade é baixa, e conseguir com que os pequenos mantenham-se entretidos é uma tarefa e tanto.

As artes visuais pode ajudar e muito nessa tarefa. A ilustração, por exemplo, além de proporcionar uma visão lúdica daquilo que se está sendo estudado e aprendido, ajuda a trabalhar com a criatividade da criança e o seu processo criativo. O Curso Online Artes Visuais Para a Educação Infantil irá auxiliar bastante nesse tópico durante a sua trajetória na educação.

Nesse curso de educação infantil, o aluno irá aprender sobre a formação do docente e a arte na educação infantil, explorará tópicos como o desenvolvimento infantil e a história da arte em um contexto contemporâneo, além de compreender melhor as atividades de artes visuais e sua usabilidade na educação infantil.

7. Atividades Com Crianças

Assim como recreação escolar, todas as atividades realizadas com as crianças devem ser pensadas de forma com que cada momento seja uma forma de educar e enriquecer a experiência daquele aluno. O Curso Online Atividades Com Crianças é mais uma prova de como a educação a distância pode te ajudar na sua profissionalização.

Não basta apenas trabalhar com a didática educativa clássica, como atividades escritas para aprender números e o alfabeto. As atividades precisam ganhar um grau de amplitude muito maior, de forma com que não trabalhem apenas o intelecto, mas a criatividade, a personalidade e a consciência social da criança no mundo em que ela vive.

Neste curso online, iremos trabalhar a atividade com crianças de todos os ângulos. Desde atividades físicas, até tarefas com músicas, momentos de recreação, e todo o processo de ludicidade que deve estar envolvido no ensino infantil.

8. A importância do Reforço Escolar

As aptidões e interesses de uma criança definem o seu desempenho durante a atividades escolares. Isso quer dizer que, nas matérias em que a criança apresentar dificuldade de aprendizado e demonstrar pouca dedicação, é preciso entrar com um reforço escolar para remediar a situação.

No Curso Online A Importância do Reforço Escolar, o educador irá estudar como o reforço escolar influencia diretamente na aprendizagem do aluno, quais os conceitos que englobam o tópico, além de conhecer quais os métodos avaliativos e didáticos que devem ser abordados durante um reforço escolar.

9. Construção do Conhecimento na Educação Infantil

Agora, cá entre nós. Sim, as atividades com crianças de forma variada definitivamente são importantes. Mas de forma alguma isso descarta a necessidade de um bom preparo didático para o ensino teórico na educação infantil. É preciso de técnica, dedicação e muito conhecimento sobre o assunto.

No Curso Online Construção do Conhecimento na Educação Infantil, iremos abordar questões relevantes como a importância de práticas pedagógicas, o desenvolvimento da lógica como processo educacional e os desafios encontrados no processo de construção de conhecimento durante as aulas. Um curso completo e amplo que, em conjunto com as formações que sugerimos aqui hoje, irão te transformar em um verdadeiro expert na educação infantil.

10. Informática Educativa

O último da nossa lista de cursos EAD, porém não menos importante, é o curso O Curso Online Informática Educativa. Fundamental no seu currículo, esse curso irá abordar um tema tão atual que é a tecnologia e a internet nas escolas. Isso porque as atividades escolares precisam se estender além do convívio social, mas ampliar-se para o mundo da tecnologia.

Não é segredo de que as crianças atualmente já estão participando de redes sociais e tendo contato com a grande web. Afinal, elas nasceram neste mundo, e os seus pais vivem nele de forma intensa. Da mesma forma que isso é positivo, uma vez que as tecnologias e a internet são uma ferramenta poderosa, é negativo. As crianças ainda não tem caráter formado para discernir o certo e errado ou encarar em suas mãos essa grande quantidade de poder e amplitude de possibilidades.

Sendo assim, esse curso de educação infantil capacita o educador para que ele possa introduzir a informática na educação infantil, de forma correta e produtiva. Com ele, o professor irá aprender a  utilizar a informática como ferramenta de inclusão e aprendizado, e entender o seu papel na educação digital dos pequenos.

Invista no seu futuro com cursos online

Aqui no Educamundo, disponibilizamos mais de 1200 cursos online com certificado nas mais diversas áreas de formação. São mais de 30 cursos online na educação infantil para que a sua formação seja estruturada da forma mais completa possível.

Passos práticos que você vai gostar de saber:

  • Como fazer um plano de aula para educação infantil? Para fazer um plano de aula de educação infantil siga as etapas:
  1. Escolha o tema principal;
  2. Defina objetivos e habilidades que o aluno deve desenvolver;
  3.  Pontue e organize o conteúdo;
  4.  Fixe o período para trabalhar cada conteúdo;
  5.  Defina a metodologia de ensino e recursos utilizados;
  6. Decida a forma de avaliação final.
  • Como preencher diário de classe na educação infantil? Use caneta azul ou preta e preencha da seguinte forma:
  1. Capa: apenas no espaço disponível e sem rasuras;
  2. Avaliação diagnóstica: de acordo com as diretrizes vigentes;
  3. Ações didático-pedagócias: registro diário das atividades ministradas;
  4. Frequência: No campo em branco (__) escreva 1º, 2º, 3º ou 4º e marque um X no Bimestre ou Semestre. Para presença, insira apenas um ponto (.) e para falta a letra 'F'. Quando a falta for justificada, assinale com 'FJ'.

Em nosso portal, os cursos a distância são preparados por uma equipe pedagógica competente. Mais de 200 mil pessoas já atestaram a qualidade dos nosso cursos EAD, e descobriram como a educação a distância faz toda a diferença na sua carreira profissional. Se inscreva agora e não perca essa oportunidade.

Continue Sua Jornada de Conhecimento: Leituras Recomendadas para Você

Receba nossas próximas dicas de cursos e artigos do seu interesse em seu email.