Categorias dos artigos

Receba nossas próximas dicas de cursos e artigos do seu interesse em seu email.

Produtividade: você acha bom fazer cursos 24 horas por dia?

como-tornar-seu-dia-produtivo-foco-436x250-2

Como ser mais produtivo? Seja em casa, no trabalho, na faculdade ou em qualquer outro ambiente, realizar atividades com eficiência e agilidade é o objetivo de muitas pessoas. O desejo em colocar as tarefas em dia e ter uma total gestão do tempo é ótimo, porém, é primordial pensar no equilíbrio, evitando sempre os excessos, como estudar ou trabalhar demais. Tem gente que se pudesse faria cursos 24 horas por dia e não pararia nunca de realizar suas tarefas, o que torna-se claramente um exagero, logo, é interessante pensar em uma boa média. 

Se por um lado manter a disciplina e o foco é desafiador – ainda mais para quem estuda em casa, seja com cursos online ou demais opções -, do outro, a pressão toma conta, ainda mais quando se trata do trabalho. Sempre tem alguém te observando, conferindo sua produtividade e até cobrando por determinado serviço. De ambas formas, tem dias em que você acaba até ficando ''louco'', pois não consegue chegar a um quadro harmônico.

Mas, como há solução para tudo, existem boas maneiras de como aumentar a produtividade no cotidiano sem exagerar e também para mandar a procrastinação e a preguiça embora. A partir do momento em que se pensa em organização, ação e força de vontade, tudo acaba fluindo e leva ao objetivo principal que todos buscam: a qualidade de vida. É claro que, para te ajudar, preparamos algumas dicas legais que mostram como ser mais produtivo, executar as tarefas com excelência, fazer muitos cursos e ficar animado 24 horas por dia. Leia atentamente, inspire-se e comece a colocar em prática.

Como aumentar a sua produtividade em 4 passos essenciais

Agir positivamente e realizar um planejamento prévio são alguns métodos que você deve começar a pensar assim que tiver um objetivo em mente. Eles servem tanto para o início de um novo emprego, como para estudar através de cursos a distância ou simplesmente colocar as coisas em dia para não sofrer com o desgaste e o péssimo hábito de deixar tudo para a última hora. A partir daí, dá para trabalhar a gestão do tempo e praticar as estratégias vendo bons resultados. Confira e siga nossas dicas.

Concentre-se apenas em uma tarefa

Sempre quando muitas pessoas pensam nas estratégias de como ser mais produtivo, logo vem à cabeça fazer várias coisas e colocar tudo em ordem rapidamente. Porém, nessa ânsia, diversos indivíduos começam a fazer tudo de uma vez, acreditando que ser multitarefa vai resolver as coisas e otimizar as obrigações. Mas, sabia que isso é um grande equívoco e que não faz o mínimo sentido?

Segundo uma pesquisa estadunidense, do Bureau Nacional de Pesquisas Econômicas, fazer duas ou mais coisas ao mesmo tempo traz mais prejuízos do que benefícios. Os responsáveis pelo estudo garantem que ''o malabarismo de tarefas, isto é, a disseminação de esforços em muitos projetos ativos, diminui o desempenho dos trabalhadores, aumentando as chances de baixa produtividade, longa duração de projetos e atraso''. Sendo assim, em vez de colocar tudo ordem, produzir mais e manter a gestão do tempo em suas mãos, nesse processo acontece exatamente o contrário. De maneira preliminar, pode parecer que não, mas só com o tempo você percebe os efeitos e logo vem aquela sensação de fracasso.

Logo, é necessário se concentrar sempre em apenas uma tarefa principal. Se você tem dez planilhas para fazer, dê atenção para uma de cada vez. Se pretender fazer cinco cursos online com certificado para se atualizar sobre sua área, dê atenção para um tópico por determinado tempo e, se sentir necessidade, reveze para outro, mas nunca tente fazer tudo diretamente. O mesmo vale para os trabalhos de faculdade: dê prioridade para um e depois para outro.

Perceba que você não precisa, necessariamente, finalizar uma tarefa totalmente para começar outra. No caso dos cursos online, por exemplo, é até indicado você estudar mais de um assunto diferente e trocar de matéria para se sentir mais motivado. Caso esteja fazendo cursos EAD de inglês, pode dedicar um tempo para esse tema e, depois, trocar para um curso de espanhol. Essa é a melhor tática que vale para diversas tarefas. O problema só começa quando você quer ''abraçar o mundo'' e estudar todos ao mesmo tempo.

Ainda sobre a pesquisa, os profissionais concluíram que o cérebro não consegue se concentrar em duas distrações cognitivas de uma vez. Quando você faz isso, sempre deixará a desejar em uma delas, fazendo de qualquer jeito e sem assimilar nada. Logo, a ideia é alternar sempre, executando um exercício físico ou alongamento antes da troca para manter a animação.

cursos 24 horas

Mantenha uma vida saudável

Já que citamos as atividades físicas, vamos para o quesito saúde, que faz todo o sentido quando se trata de aumentar a produtividade e ter qualidade de vida. Por mais que você seja cético quanto aos bons hábitos de alimentação e esteja feliz com suas preferências atuais, não dá para deixar de lado o poder desse aspecto na otimização das tarefas diárias. O sedentarismo nunca ajuda e só piora com o tempo.

Para quem trabalha em casa o dia todo, estuda por meio de cursos a distância ou, no próprio trabalho exerce uma função em que precisa ficar sentado por muito tempo, a propensão a se tornar sedentário é comum. Com isso, o problema torna-se maior quando há o consumo exagerado de besteiras e alimentos pouco nutritivos.

Quando se trata de estratégias de como ser mais produtivo, é inerente pensar em se alimentar com mais qualidade e buscar se movimentar com frequência. De acordo com a psicóloga Luciana Kotaka, em um artigo para o site Minha Vida, é provado cientificamente que os exercícios físicos induzem o organismo a produzir diversas substâncias que aumentam o bem-estar, a alegria, a motivação e a disposição. Então, se você se exercita sempre e se alimenta corretamente, consumindo as quantidades ideais de nutrientes que necessita, não se sentirá cansado e preguiçoso e realizará todas suas atividades com mais eficiência. Isso sem contar, claro, na melhora da qualidade de vida.

Nesse contexto, é importante pensar em manter uma rotina mais ativa. Se exercitar antes do trabalho é uma boa ideia. Fazer alguns alongamentos e uma simples caminhada de 30 a 60 minutos já ajuda bastante. Respeitar o horário das refeições também é ótimo, dando prioridade para alimentos de fácil e rápida digestão. O excesso de carboidratos (massas) e gorduras é ruim, pois eles se digerem de forma lenta e causam mais sono e preguiça. Essa dica vale também para os lanchinhos que ficam em sua mesa: quanto mais besteiras (doces, por exemplo), pior. Escolha opções mais nutritivas.

Ah, e não deixe de tomar muita água, durante todo o dia. Ela mantém seu corpo hidratado, dá um plus na saúde e ajuda até nas atividades cognitivas, deixando o pensamento fluir com mais intensidade. Dê preferência sempre para esse líquido.

Tenha em mente que a disposição precisa vir tanto do corpo quanto da mente, para que você esteja sempre pronto a estudar com competência, mandar a procrastinação embora e guardar o máximo de informação. Assim, você se sentirá ótimo o dia todo, terá a total administração do tempo e poderá dar conta de seus compromissos de forma mais ágil e ativa.

##lista_curso##

Estabeleça metas que realmente pode cumprir

Ao pensar em metas, muita gente sacrifica todo seu tempo para alcançar os objetivos. Quando começam a estudar para uma prova, por exemplo, alguns indivíduos acreditam até em tarefas absurdas para aprender mais, como fazer cursos 24 horas por dia e não parar nunca, evitando até dormir para dar prioridade às obrigações. Muitas pessoas ingerem medicamentos para conseguirem se manter acordadas, o que nem de longe é uma boa opção.

É óbvio que esse e outros fatos semelhantes são claramente contraindicados e prejudicam tanto o corpo quanto a mente, pois nada funciona em excesso. Por mais que alguns métodos sejam flexíveis e funcionais, como os cursos online com certificado, é necessário sempre estabelecer as metas que você realmente pode cumprir, evitando ir além de suas necessidades e obrigações. O grande problema de muita gente é querer resolver e dar conta de tudo ao mesmo tempo, o que é péssimo a longo prazo. 

Nos estudos, por exemplo, é preciso optar pela modalidade de ensino que mais se adequa a sua rotina atualmente. Caso você tenha um trabalho pesado, que exija muito de você, pensar em uma graduação pode ser maçante, pois é um tipo de curso que também pede muito empenho e esforço. Considerando esse cenário, fazer cursos EAD pode ser uma boa saída, já que dá para estudar em casa ou em ambientes mais confortáveis por meio do computador. Além disso, a carga horária mais flexível deixa tudo mais fácil, pois a proposta desses cursos online é justamente a versatilidade.

Isso vale para os compromissos do dia a dia em geral. A partir do momento em que você se propõe a fazer mais do que realmente dará conta, com o tempo acabará ficando ''louco'': a ansiedade é latente, a pressão aumenta, a cobrança aparece e tudo se acumula, formando uma bola de neve que se torna impossível de destruir.

É nesse contexto que se vê a necessidade de um bom planejamento. Pode parecer que não, mas em muitos casos, menos é mais. Acredite, sempre quando você opta por fazer tudo dentro de seu limite, percebe que a produtividade se torna mais eficiente e consegue fazer uma perfeita administração do tempo, com tudo em seu devido lugar e na sua hora.

cursos 24 horas

Pense em técnicas alternativas de motivação

Já deixamos claro que a motivação faz toda a diferença quando se pensa em como aumentar a produtividade nas suas tarefas diárias. É por isso que, além de praticar estratégias racionais para manter a concentração e ficar animado para estudar, trabalhar e dar conta de tudo que precisa realizar, investir em técnicas alternativas também é uma ótima saída. Se for para ajudar, que mal tem em apostar, não é? Nesse caso, vale a pena:

Buscar inspiração em histórias de superação

O que não falta na internet são histórias de superação que servem como incentivo para muitas pessoas, seja de empreendedores ou indivíduos que conquistaram suas metas estabelecidas aproveitando as oportunidades, trabalhando a disciplina e colocando em prática valores e métodos que fazem a diferença. Alguns dão até palestras e cursos online usando essa abordagem positivista.

Você pode nem perceber, mas quando lê e se depara com uma história assim, acaba se sentindo mais otimista e motivado a alcançar seus objetivos e seus sonhos também. Com esse empurrão, fica mais fácil organizar tudo, começar a trabalhar e colocar a produtividade em prática.

Compartilhar suas metas com as pessoas

Sempre quando você assume um compromisso, independente do tempo e do modo como irá realiza-lo, torna-se algo que fica latente em sua mente e um verdadeiro desafio a se cumprir. Guardar apenas para si, muitas vezes leva a auto sabotagem e torna-se mais fácil desistir, já que somente você terá a noção dessa decisão.

Mas, a partir do momento que você compartilha sua meta com as pessoas, torna-se realmente algo a enfrentar e, claro, chegar ao fim. Se você inicia um curso e existe a pressão de pessoas de fora para que você termine, querendo ou não, estará mais entusiasmado para estudar e terminar, para que no fim possa exibir seu certificado e sua conquista.

Você pode até nem ter essa pressão direta, com a cobrança em si, mas no seu interior já imagina que, caso não vá até o fim nessa meta, será visto como um fracasso, propenso a julgamentos. Nesse caso, porém, é importante pensar na nossa última dica: só comece algo que sabe que dará conta, sem ''se matar'' ou se importar apenas com o alheio. Vale contar sempre com pessoas positivas e que te incentivem, e não aquelas que te coloquem para baixo.

Ouvir suas músicas prediletas

Trabalhar e estudar ouvindo música também te ajudar a ser mais produtivo. Não é de hoje que muitos médicos e psicólogos são categóricos ao afirmar que escutar aquele som que você gosta leva à produção de hormônios ligados ao prazer, dando um plus na sensação de bem-estar e levando a melhora na execução das tarefas diárias. De fato, isso faz bastante sentido: quando você ouve suas músicas prediletas, fica mais alegre e animado, pronto para fazer várias coisas. 

Dica bônus: fazer um curso específico do assunto

Já que destacamos o estudo por meio de cursos a distância no artigo, nada mais justo que indicar um curso específico sobre o assunto que tratamos para te auxiliar. Nossa dica bônus e que fará toda a diferença na sua gestão do tempo e responderá as principais perguntas em como aumentar a produtividade e colocar tudo em ordem no cotidiano é o Curso Online Administrando Melhor o Tempo.

Esse é um dos melhores cursos online com certificado do Foco Educação Profissional, pois aborda o tema claramente com as melhores estratégias para colocar em prática de acordo com seus planos, seu ambiente de trabalho e suas atividades diárias. Além de aprender bastante e se surpreender, você pode até obter um certificado para usar em vários lugares. Vale muito a pena investir nessa dica. 

##lista_vantagens##

Produtividade, gestão do tempo e qualidade de vida: pense nisso

Quando você começa a ter a noção exata da administração do tempo e aprende as técnicas para aumentar a produtividade, dá para ter uma qualidade de vida impecável, com a realização de cada tarefa de modo excelente, do trabalho ao lazer. Você pode usar todas nossas dicas para ser um funcionário mais eficiente, um estudante mais engajado e, em geral, uma pessoa melhor, aquela que tem noção total de seus compromissos e planos.

Caso esteja buscando táticas para estudar melhor, você pode utilizar as ideias em paralelo a boas ferramentas quando se trata de metodologia e opções de valor. Os cursos online com certificado, por exemplo, são perfeitos para alcançar objetivos diversos.

Além de contar com centenas de  cursos EAD em variadas áreas, o portal tem um ambiente virtual de aprendizagem intuitivo. Melhor que isso, é investir apenas {preco_matricula} para ter acesso à plataforma por um ano, um diferencial exclusivo, sem mensalidades, com carga horária e certificação à escolha. Então, inscreva-se, estabeleça sua meta e comece já.

Bom, essas foram nossas dicas e abordagem a respeito de produtividade no dia a dia. Esperamos que tenha gostado do conteúdo, comente e compartilhe com seus amigos. Até mais.

Continue Sua Jornada de Conhecimento: Leituras Recomendadas para Você

Receba nossas próximas dicas de cursos e artigos do seu interesse em seu email.