Usar artes visuais na educação infantil é uma forma de proporcionar à criança um aprendizado que promova a integração de aspectos essenciais ao seu desenvolvimento, como imaginação, percepção, cognição, sensibilidade, intuição etc. As atividades de artes visuais incentivam e potencializam habilidades para lidar com formas, cores, imagens, gestos, sons e demais expressões.

As artes visuais estão presentes no dia a dia das crianças desde muito cedo. É na escola que elas são introduzidas com a finalidade de desenvolver características importantes. O simples ato de rabiscar, desenhar ou pintar estimula a sensibilidade, a imaginação, a percepção, a intuição e a cognição dos pequenos. Educadores, auxiliares, coordenadores pedagógicos, psicopedagogos e demais profissionais que trabalham com o ensino e desenvolvimento infantil podem se qualificar sobre o tema em cursos online. Eles são perfeitos para garantir mais reconhecimento no mercado e melhores resultados com as aulas e/ou atendimentos realizados.

No Educamundo há o Curso Online Artes Visuais para Educação Infantil, que traz um conteúdo completo sobre o ensino de artes nos primeiros anos escolares. Ele pode ser o que você procurava para complementar seus conhecimentos sobre o assunto, por que não experimentar? Neste artigo vamos explanar mais sobre essa pauta e mostrar como os cursos a distância podem ser de grande valia para estudantes, profissionais e demais interessados. Acompanhe.

Objetivos das artes visuais para educação infantil

As crianças já nascem em meio às tecnologias e desde cedo se acostumam com brinquedos eletrônicos. Ao ingressarem na escola, elas se deparam com aulas fora deste contexto, com maior ludicidade e interação social, como contação de histórias, atividade de pintura, desenho, colagens, criação com massa de modelar, entre muitas outras. O conteúdo programático dos educadores de educação infantil, que lecionam para crianças de 0 a 5 anos, deve ser repleto de aulas que misturam novos aprendizados com brincadeiras.

É possível inserir artes visuais na educação infantil desde os primeiros meses da criança, seguindo, claro, a pedagogia indicada para cada faixa etária. Quanto mais lúdico for o trabalho feito em sala de aula, melhor será o retorno positivo tanto das crianças quanto dos pais. Vale saber que o ensino de artes pode trazer benefícios não só para o aprendizado delas em suas diversas formas, mas também para o desenvolvimento físico e psicológico, podendo melhorar a vida dos pequenos em casa, no convívio familiar e na realização de atividades rotineiras, etc.

Segundo Ana Mae Barbosa, referência em arte-educação no Brasil, "é absolutamente importante o contato com a arte por crianças e adolescentes. Primeiro, porque no processo de conhecimento da arte são envolvidos, além da inteligência e do raciocínio, o afetivo e o emocional, que estão sempre fora do currículo escolar. Além disso, grande parte da produção artística é feita no coletivo. Isso desenvolve o trabalho em grupo e a criatividade".

Para introduzir atividades de artes para educação infantil, o professor trabalhará com objetivos específicos, dividindo-os de acordo com as idades. Esses dados precisos você encontra em cursos online sobre o tema, e, hoje, trouxemos alguns deles para você ficar por dentro e se qualificar.

Cursos relacionados que podem te interessar:

De zero a três anos

A arte assim como a música e as demais linguagens permitem que as crianças desde muito pequenas possam representar aquilo que são, que sentem ou pensam. Os professores de educação infantil têm a missão de apresentar aos bebês e crianças até 3 anos diferentes intrumentos para iniciar a vida artística. No que se trata de artes visuais, há a chamada linguagem plástica, que remete às técnicas de modelagem, colagem, desenho e pintura infantil. Quanto maior for o leque de atividades de artes para educação infantil, mais liberdade criativa as crianças terão, assim como autonomia, desenvolvimento de personalidade, habilidades motoras, entre outras características importantes para a formação do ser humano.

Nessa faixa etária, a escola e a professora devem trabalhar com os seguintes objetivos:

  • Mostrar o mundo em que vivem com a ajuda de diferentes materiais e objetos, explorando possibilidades de utilização e mesclando texturas e cores.
  • Ampliar as formas de expressão e comunicação das crianças ao dispor materiais gráficos e plásticos em superfícies variadas - aulas que vão muito além do lápis e papel.
  • Apresentar as transformações provocadas pelas misturas de materiais e cores, e como cada um pode ser utilizado com um conjunto diferente de gestos.
  • As crianças devem reconhecer pinturas, desenhos e outros objetos gráficos criados por elas e pelos colegas. Vivenciar a produção artística da ideia até a forma final.
  • Proporcionar situações que envolvam apreciação de objetos artísticos a fim de despertar a sensibilidade artística nas crianças, assim como a criatividade, o senso estético e claro, o conhecimento histórico.
  • Mostrar que elas podem expressar suas ideias e sentimentos a partir de imagens feitas por elas ou já existentes, como fotografias e ilustrações.

De quatro e cinco anos

Quando as crianças atingem 4 anos de idade, já começam a mostrar os pontos principais de sua personalidade e habilidades de preferência. É nessa idade que a criatividade e a fantasia começam a andar juntas, Elas começam a ter seus "amigos imaginários" e a contar histórias de seus sonhos ou desejos. Como consequência, utilizam as diversas formas de arte para expressar tudo aquilo que estão vivendo, pensando e criando.

Como forma de auxiliá-las nessa fase, os educadores devem estar atentos aos estímulos e à multidisciplinaridade, importantes para prepará-las para o ensino fundamental. Veja as principais metas da escola e professores para essa faixa etária:

  • Incentivar o interesse delas pelas próprias produções, pelas dos colegas e também pelas diversas obras artísticas existentes, sejam regionais, nacionais ou internacionais, visando a ampliação de senso crítico e do conhecimento sobre a cultura mundial.
  • Produzir trabalhos artísticos utilizando diversas linguagens, como desenho, modelagem, recorte, colagem, pintura infantil, desenvolvendo a afeição e o cuidado com todo o processo de criação e respeito pelo resultado final.
  • Explorar atividades que utilizem várias linguagens artísticas, levando adiante o conteúdo multidisciplinar dessa etapa. A mistura de atividade de pintura, desenho, fotografia, com visuais com teatro, dança, e outras expressões, mostra aos alunos que é possível essa integração e incentiva a rapidez de raciocínio.
  • Aplicar o conteúdo em ambientes diferentes da sala de aula para mostrar que a arte pode estar presente em todos os lugares, seguindo as condutas estabelecidas.
  • Proporcionar experiências que eduquem atráves da arte, utilizando as referências que as crianças trazem de sua vivência dentro e fora do âmbito escolar.

Além dessas, há muitas outras finalidades para se alcançar ao incluir as artes visuais na educação infantil. Se você é um estudante ou profissional da área, pode conhecer mais a fundo quais os princípios dessa etapa do ensino, suas características e as melhores metodologias em cursos online com certificado. Considere realizá-los para se destacar no mercado de trabalho.

curso online artes visuais para educação infantil

Principais atividades de artes visuais para educação infantil

Ao chegarem na escola de ensino infantil, as crianças poderão desenvolver algo inerente ao ser humano: a expressão por meio de formas e desenhos. "Indo ou não à escola, é natural que uma criança desenhe, porque o desenho já existia antes mesmo da criação da escola", explica a neurocientista e antropóloga Elvira Souza Lima. Mas é nesse ambiente que elas vão receber o incentivo para criar a partir de sua imaginação e de referências didáticas, além do suporte necessário para fazer isso ser compreendido por ela mesma, pelos professores e pais. 

É função dos educadores oferecer recursos às crianças nas aulas de educação artística, como materiais e ensinamentos diversificados. No Curso Online Artes Visuais para Educação Infantil você pode conhecer várias sugestões para introduzir essa disciplina em sala de aula. Há as corriqueiras expressões que devem ser incluídas nesse programa, por exemplo, as de colorir desenhos já prontos, mas existem outras que instigam ainda mais a capacidade delas e proporcionam um aprendizado mais abrangente. 

Selecionamos 10 atividades de artes para educação infantil que podem fazer parte de seu conteúdo programático. Conheça abaixo quais são e como você pode aprender melhor em cursos EAD:

1 - Pintura livre

A pintura infantil pode ser apresentada às crianças desde muito cedo. As aulas podem misturar pintura a dedo, com guache e aquarela, o que trará uma maior percepção sensorial, ajudando-as a entender as texturas, o espaço a ser pintado, entre outros. Além disso, é possível disponibilizar materiais para atividade de pintura, como pinceis, esponjas e muito mais. Com eles, as crianças poderão usar ainda mais a criatividade e obter resultados diferentes. 

Vale saber que pintura livre quer dizer que a pintura a ser realizada deverá ser pensada exclusivamente pela criança, sem ter um método estabelecido pelo professor ou alguma outra imagem de referência. O interessante é mostrar como elas podem fazer isso, ensinando formas de pintar e materiais que podem ser utilizados, por exemplo. O conhecimento adquirido em cursos EAD como o de técnicas de pintura pode lhe qualificar para que suas aulas fiquem mais completas.

2 - Referência de artistas

Além da pintura livre, há as atividades que são realizadas a partir de outras obras de arte. Nesse contexto, o educador deve explanar à sala sobre um ou mais artistas, como pintores e escultores. É preciso sugerir uma discussão sobre suas obras de forma bem descontraída, com a finalidade de descobrir quais as percepções, opiniões e sentimentos dos alunos em relação a elas.

Uma dica é propor uma releitura de obras famosas, contextualizando-as para os dias de hoje ou de acordo com o estilo de vida de cada criança. É uma forma de introduzir conteúdos clássicos e instigar a imaginação ao mesmo tempo. Aqui no Educamundo também contamos com cursos a distância que capacitam você sobre ramificações artísticas do Brasil e do mundo. O curso online História da Arte, por exemplo, pode ajudar bastante no ensino sobre artistas célebres e suas técnicas utilizadas.

3 - Pintura de muros e/ou calçadas

Como falamos anteriormente, é essencial que o professor de educação infantil reflita sobre a possibilidade de mostrar um mundo fora da sala de aula às crianças. Explore o jardim, o pátio, a calçada frente à escola, ou promova passeios que envolvam arte com as crianças. Uma ideia bacana é escolher um muro ou calçada para que as crianças trabalhem coletivamente na pintura dos mesmos. 

4 - Arte em jogos

Outra atividade bem legal e que pode envolver crianças de todas as idades são os jogos. Eles podem ser criados pelo professor juntamente com seus alunos, e sempre com a missão de proporcionar uma atividade coletiva, com parceria e a competitividade saudável - ensinar a perder e a ganhar. A arte pode participar dessa aula divertida ao pedir que os alunos pintem, desenhem, colem e recortem os itens necessários.

5 - Recorte e colagem

Crianças de 4 e 5 anos já podem utilizar tesouras sem ponta para realizar atividades de recorte e colagem, muito comuns na educação infantil e que também é uma forma de se expressar artisticamente. Já as crianças menores, até 3 anos, devem utilizar somente cola. Os recortes devem ser feitos pela professora e auxiliares. Quem quiser apostar nesse tipo de atividade em sala de aula, pode aproveitar para ensinar sobre mosaicos.

6 - Autorretrato

O conceito de autorretrato é bem antigo. Perpassa pelos primórdios da história humana, com os registros que os homens faziam sobre si mesmos nas paredes. Depois, surge com muito mais força e complexidade no Renascimento, quando a maioria dos artistas se engajou em fazer uma pintura de seu próprio busto, por exemplo, Rembrant e Frida Kahlo.

Incentivando esse tipo de arte, o professor ensinará ao aluno o que é um autorretrato e como os artistas se retrataram ao longo dos tempos. Deverá explicar ainda que se trata de uma expressão necessária para se auto conhecer dos pontos de vista físico e sentimental.

curso online artes visuais para educação infantil

7 - Texturas

É essencial levar para a sala de aula inúmeros materiais que podem ser usados para artes visuais na educação infantil. Além das tintas, é possível trabalhar com lantejoulas, barbante, algodão, variados papeis e muitos outros. Eles ajudarão você a ensinar com mais qualidade, desde as crianças mais pequeninas, de 0 a 3 anos, às maiores, até 5 anos, pois elas entenderão mais sobre texturas, como é o tato de cada uma delas, como podem se misturar, o resultado que cada uma proporciona, etc.

8 - Sucata

Além dos materiais típicos de papelaria, é muito importante mostrar às crianças que elas podem utilizar itens recicláveis para criar objetos artísticos. Caixas de leite, creme dental, rolos de papel higiênico, copinhos de iogurte são exemplos de materiais que são aproveitados em sala de aula para criação de pinturas, esculturas e brinquedos. Essa é uma ótima ideia para apresentar aos alunos noções de cidadania, falando da importância da reciclagem e da reutilização de objetos que temos em casa em prol do meio ambiente.

9 - Massa de modelar e argila

Massa de modelar, a famosa "massinha", é um item adorado pelas crianças. Sua facilidade de manuseio faz com que elas criem o que quiserem ou representem algo solicitado em sala de aula. Além dela, a argila também pode ser apresentada a elas, mas de uma forma esporádica, com o intuito de promover aulas diferenciadas e especiais. Pode ser uma ideia para ensiná-las sobre esculturas, artistas famosos, capacidade de criar suas próprias formas, entre outros conteúdos.

Os certificados do Educamundo podem ser usados para:


Prova de Títulos em Concursos Públicos

Horas complementares para faculdades

Complemento de horas para cursos técnicos

Progressão de carreira em empresas

Turbinar seu currículo

Revolucionar sua vida profissional e acadêmica

10 - Fotografia

Sim, a fotografia também se enquadra como uma arte visual e pode ser levada para crianças em seus primeiros anos escolares. A aula pode ser bastante divertida e didática, realizada com o intuito de mostra a instantaneidade das fotos hoje em dia e qual a diferença com as câmeras de antigamente. Além disso, é possível ensiná-las sobre as perspectivas e posicionamentos, por que a luz pode influenciar, que uma fotografia pode retratar e guardar um momento que já passou, etc. É uma maneira de dar uma ênfase multidisciplinar para sua aula.

cursos online a respeito de fotografia também e que podem ser úteis para professores que queiram introduzir essa área do conhecimento para seus alunos. 

Aqui no portal você tem a oportunidade de entrar em contato com diversos cursos online com certificado sobre Artes e Educação Infantil. Eles são ideais para você se atualizar, se capacitar ou aperfeiçoar conhecimentos aprendidos anteriormente, e ainda garantir o documento que comprova tudo o que lhe foi ensinado.

Qualifique-se e leve o melhor das artes visuais para as crianças

Como trabalhar artes visuais na educação infantil: Sugestões de atividades de artes visuais na educação infantil:

  • Pintura coletiva de cenário: criar um cenário grande, de forma que elas possam ter acesso simultâneo e baseado nele montar a atividade, exemplo: um grupo pinta tudo que tem formas arredondadas, outro fica com as partes quadradas etc.
  • Colar de macarrão: além de criar o colar eles podem também o colorir.
  • Decoração pintura e decoração em pratos de papéis: tinta guache, botões, conchas, barbantes, glitter...é grande a variedade de materiais que podem ajudar nesse trabalho. Depois ser criado um mural com os trabalhos.

A área de artes visuais é muito abrangente e quando exposta para crianças do ensino infantil pode significar um novo mundo. É um prato cheio para os pequenos, vale a pena trabalhá-la em sala de aula. Se você é um profissional deste segmento, não perca a chance de realizar cursos EAD sobre o tema. Eles podem lhe conferir o conhecimento que você necessitava para ser mais reconhecido no mercado de trabalho e obter os resultados esperados com seus alunos.

Curso Online Artes Visuais para Educação Infantil oferece um conteúdo amplo e aprofundado sobre as didáticas para crianças até 5 anos. E o mais interessante é que você pode realizar este e os mais de 1200 cursos a distância do Educamundo investindo somente R$69.90. Gostou da boa notícia? Então faça sua inscrição e não perca a chance de se aperfeiçoar.

Espero que tenha gostado do artigo. Se tiver alguma dúvida sobre o assunto ou nossos cursos online com certificado, deixe um recado para a gente! Responderemos o mais breve possível. Até uma próxima.

Aproveite para baixar o nosso e-book gratuito e saiba tudo sobre Educação Infantil: