Home / Blog / Estudo / Por que investir em um curso online em 2022?
curso online Estudo

Por que investir em um curso online em 2022?

  • Por: Equipe Educamundo
  • 04/04/2022

 

Saiba como um curso online pode ajudar a alavancar a sua carreira profissional e se destacar no mercado.

Fazer cursos online tornou-se rotina na vida de muitos desde o início da pandemia do Covid-19, em 2020. Isso se justifica pelo isolamento social e a necessidade de adquirir novos conhecimentos para se destacar no mercado. 

É o que comprova um estudo da Catho Educação, que mapeou que houve um aumento de 68% nas inscrições para cursos EAD, durante a pandemia, pelos brasileiros. 

Por isso, nesse artigo, separamos para você as principais habilidades que serão exigidas do profissional no mercado pós-pandemia e como você pode utilizar os cursos online ao seu favor para se destacar. Confira!

Por que você deve começar um curso online em 2022?

Desde o início da pandemia de Covid-19, muitas empresas precisaram adotar o home office, para manter as medidas de distanciamento social. Com isso, a maioria dos gestores e funcionários viu como vantajosa essa nova modalidade, que permitiu redução de custos e maior flexibilidade na rotina. 

Além disso, com o crescimento do home office, as oportunidades de trabalho para os candidatos se amplificaram mundialmente. Sem precisar sair de casa, você pode trabalhar para uma empresa de outro estado ou até mesmo país.

Porém, ao mesmo tempo em que você pode procurar vagas para trabalhar remotamente, a concorrência se torna maior. 

Dessa forma, possuir os diferenciais de soft e hard skills passam a ser critérios importantes em um processo seletivo.  Esse já é um excelente motivo para você começar um curso online, certo?

O que focar em cursos online em 2022: habilidades que serão exigidas do profissional do futuro

Um relatório publicado pelo Fórum Econômico Mundial elencou as principais habilidades que estarão em evidência até o final de 2025 e serão exigidas pelo mercado de trabalho.  Algumas delas são:

  • criatividade;

  • liderança;

  • programação;

  • raciocínio lógico;

  • experiência do usuário;

  • análise e avaliação de sistemas;

  • uso, monitoramento e controle de tecnologias.

  • gestão de pessoas

  • coordenação

  • inteligência emocional

  • capacidade de julgamento e de tomada de decisões

  • negociação

  • flexibilidade cognitiva

Apostar em aperfeiçoar essas habilidades é se adequar ao modelo mais buscado pelo mercado de trabalho atualmente. Além de garantir que sua trajetória profissional permaneça atual e relevante.

Importância de um certificado profissional para se destacar no mercado de trabalho pós-pandemia 

Possuir um certificado é o que pode diferenciar você de outras pessoas no mercado, comprovando suas competências. Ele vale tanto para quem está em busca de novas oportunidades quanto para quem quer crescer na carreira e enquanto pessoa. 

Dessa forma, o certificado passa a ser um fator importante para você. Ele é garantia de que possui conhecimento em determinado assunto. Entretanto, é fundamental concluir seus estudos em uma instituição de credibilidade, que tenha certificados válidos, como o Educamundo.

Separamos algumas conquistas que você terá ao garantir um certificado. Veja!

  1. Desenvolvimento pessoal

O certificado serve não só para mostrar quão capaz você é de exercer uma determinada função. Ele também auxilia no processo do seu crescimento pessoal. Afinal de contas, concluir um curso online - seja gratuito ou pago - gera motivação, comprometimento e disciplina.

Atualmente, você tem à sua disposição cursos que podem desenvolver tanto suas habilidades técnicas - as chamadas hard skills - quanto as habilidades comportamentais, conhecidas como soft skills.

  1. Relevância no mercado

Em uma era tão competitiva, se diferenciar das demais candidatos é crucial para alcançar objetivos profissionais. Além disso, o certificado é primordial para quem está em busca de recolocação no mercado de trabalho ou em busca alcançar cargos maiores dentro da empresa em que já trabalha. 

  1. Avanço na carreira e manutenção do cargo

Vivemos em um mundo em constante evolução. Para quem busca promoções ou se manter em um emprego, a acomodação não pode fazer parte da rotina. Por isso, o aprendizado se torna essencial. Ele sempre será a melhor forma de se atualizar a novas tecnologias e habilidades.

Uma dica é montar um Plano de Desenvolvimento Individual para mapear quais habilidades e competências você precisa desenvolver no próximo trimestre para alcançar seus objetivos - seja ele um novo cargo, uma promoção ou uma transição de empresa. 

  1. Se especializar em uma área ou competência e ser reconhecido por isso

Ser especialista em determinada área aumenta o seu valor no mercado de trabalho. A importância de um certificado profissional é clara para quem deseja adquirir especialização em novos produtos ou serviços.

Se prepare para as habilidades do futuro: 9 dicas de cursos para se capacitar ainda neste trimestre

Em 2020, mais de 2 milhões de brasileiros se inscreveram em cursos a distância. Os dados são do Inep e do Ministério da Educação. Já no presencial, houve redução de 13,9%. Isso mostra que os brasileiros têm investido mais em cursos online para se diferenciar. 

Para te auxiliar, separamos alguns cursos online para desenvolver as habilidades que serão exigidas dos profissionais nos próximos três anos, segundo o Fórum Mundial de Economia. Confira: 

O Educamundo está no mercado há mais de 12 anos, oferecendo cursos online de qualidade e com certificado. 

Todo o estudo é feito pela plataforma. Com um investimento de R$ 69,90, você terá acesso a mais de 1.200 cursos por um ano. Além disso, você pode optar por escolher entre os muitos cursos gratuitos que oferecemos.

Mas antes de começar, que tal saber 6 dicas para estudar online?

Artigos que podem te interessar:

Artigos em Destaque