A química orgânica estuda a composição, síntese e estrutura de compostos que contém carbono (e outros elementos). A química orgânica era definida como o estudo de compostos criados por organismos vivos, mas se ampliou a definição para incluir as substâncias sintéticas – a primeira foi a ureia, em 1828.

Uma das áreas mais populares da química, a química orgânica tem extrema importância para o trabalho de muitos profissionais. Para citar alguns, há os atuantes no ramo laboratorial, meio ambiente, saúde, indústria e tecnologia, entre muitos outros.

Os compostos orgânicos e tudo que se refere aos derivados do carbono, base dessa matéria, possuem diversos conceitos, fórmulas e definições que soam complexos, mas podem ser dominados em boas fontes sobre o assunto, como em um curso de química online. Já pensou em apostar nos cursos online para se qualificar nesse campo?

Esse conhecimento não é obrigatório apenas para os especialistas. Realizar um curso online de química é de grande valor para estudantes que se preparam para o ENEM, interessados em concursos públicos em diversos ramos, professores em busca de atualização, universitários em graduação, entre muitos outros.

Em cursos a distância como o Curso Online Conhecimentos em Química Orgânica, do Educamundo, há módulos estruturados e completos que abordam passo a passo todos os aspectos da disciplina. Com macetes para fácil memorização e informações claras, você compreende facilmente e fica pronto para se dar bem em suas metas.

Neste artigo, vamos falar sobre o universo da química orgânica de forma geral, uma noção básica para seu aprendizado. A partir desse conteúdo, com certeza você ficará animado para investir nos cursos online com certificado e aprender muito mais. Leia e surpreenda-se.

Curso de química online: foco e qualificação em química orgânica    

História da Química Orgânica

As descobertas feitas pelos cientistas sobre a química e seus atributos evoluem bastante com o tempo. Muitos parâmetros que pareciam imutáveis são quebrados, dando espaço para novas e reformuladas tendências. Para isso, felizmente, existem muitos testes e pesquisas realizados exaustivamente até chegar a um resultado.

Foi exatamente assim que o conceito de química orgânica alcançou o status atual. Antes, acreditava-se que os compostos gerados a partir dos seres vivos nunca poderiam ser sintetizados em laboratório, fato que originou a Teoria da Força Vital, proposta pelo sueco Jacob Berzelius. Porém, anos mais tarde a teoria caiu por terra, graças a um descobrimento do alemão Friedrich Wöhler. O químico conseguiu gerar um composto orgânico por meio do aquecimento de um composto inorgânico: transformou o cianato de amônio em ureia, substância até então disponível apenas na urina de animais. O episódio revolucionou os conhecimentos e levou a diversas pesquisas aprimoradas por cientistas do mundo inteiro.

Mas foi graças ao alemão Friedrich August Kekulé que sabemos o que é química orgânica de forma estruturada e utilizada até hoje. Em meados de 1850, ele definiu que essa é a química do carbono e seus compostos, ou seja, estuda tanto o carbono quanto elementos como hidrogênio, oxigênio, nitrogênio, enxofre, fósforo, entre outros halogênios provenientes de compostos orgânicos: bromo, flúor, cloro e iodo.

Com tantas experiências e os novos rumos da ciência, os conhecimentos em química orgânica tornaram-se essenciais tanto para a indústria farmacêutica quanto para o campo de petróleo e combustíveis. Além disso, vale salientar sua importância para a saúde humana – afinal, você só está lendo este artigo graças a inúmeras reações e sintetizações de compostos orgânicos que são realizados no seu corpo, como a transformação da glicose em energia, por exemplo.

É essencial destacar a história dessa disciplina para que os alunos saibam o que é química orgânica e como ela tomou forma. Assim, fica mais fácil compreender os demais conceitos e decorar os macetes para não esquecê-los na hora de fazer uma prova. Lembrando que em nosso curso de química online você pode conferir esses dados de modo ainda mais aprofundado. Além do Curso Online Conhecimentos em Química Orgânica, oferecemos diversos cursos EAD relacionados excelentes.

Fórmulas de traços ou estrutural ou estrutura de Kekulé

Kekulé tem uma importância fundamental para a química orgânica. Muitas aplicações do cientista serviram para tornar essa área mais simples e descomplicada, tanto que a estrutura de Kekulé é estudada em todos os materiais, fontes e cursos online de química. Trata-se de postulados que mostram as características primordiais do carbono:

  • O carbono é tetravalente, ou seja, sempre fará 4 ligações (compartilhar elétrons, no caso).
  • O carbono é equivalente: todas suas ligações são iguais sem modificar a estrutura do composto.
  • As ligações têm encadeamento longo. O carbono pode se ligar a ele mesmo e com outros agentes de forma simples (uma valência), dupla (duas valências) ou tripla (três valências).
  1. Ligação simples – dois átomos de carbono se ligam através de um traço (unidade de valência) simples.
  2. Ligação dupla – são duas unidades de valência (representadas por dois traços) ligando dois átomos de carbono.
  3. Ligação tripla – três unidades de valência (três traços) mostram a ligação tripla entre os átomos de carbono. 

curso de quimica organica

  • Primeira fórmula da imagem: 4 ligações simples;
  • Segunda fórmula da imagem: 2 ligações simples e 1 ligação dupla;
  • Terceira fórmula da imagem: 1 ligação simples e 1 ligação tripla;
  • Quarta fórmula da imagem: 2 ligações duplas.

Essas fórmulas de traços soam familiares para você? Pode ter certeza que elas estão sempre presentes nas questões das provas do Enem, que reserva um dia para tratar exclusivamente das ciências da natureza. Então, fique ligado: um bom curso de química orgânica te ajuda a entender claramente tais conceitos.

Ligações Químicas

Falamos sobre as características do carbono e suas ligações, representadas na química pela fórmula de traços. Nesse contexto, é importante definir exatamente como essas ligações químicas acontecem, para que fique mais claro e você possa lembrar na hora certa. A própria explicação sobre esse conceito surgiu depois dos experimentos de Kekulé: especificamente em 1920, por Gilbert Newton Lewis.

O químico estadunidense revelou que os átomos podem realizar ligações com outros átomos, seja do mesmo ou de diferentes elementos químicos. Elas são essenciais para que eles tenham a estabilidade necessária para existir, e são tão fortes que permanecem unidos independente de qualquer influência externa. Muitos elementos são encontrados livres na natureza, como é o caso do oxigênio e do próprio carbono. Os únicos que permanecem isolados são os gases nobres - hélio, neônio, argônio, kriptônio, xenônio e radônio – que se caracterizam também pela camada de valência com oito elétrons. Mas, o que isso significa?

De acordo com as teorias de Lewis e demais cientistas, as ligações químicas realizadas pelos átomos devem atingir uma camada de valência com 8 elétrons (processo conhecido como regra do octeto) para se estabilizar. Isso acontece, por exemplo, quando dois átomos de oxigênio compartilham dois elétrons entre eles – se no padrão eles têm 6 elétrons, com essa adição, cada um fica com 8. Veja a imagem: 

curso de quimica online

Uma ligação química pode ser iônica ou covalente. Quanto ao carbono e seus derivados, tema da química orgânica, você deve lembrar quais são e o número de ligações que cada um deles faz. Para isso, há uma técnica bem interessante, a memorização do HONC (hidrogênio – 1 ligação, oxigênio – 2 ligações, nitrogênio – 3 ligações e carbono – 4 ligações), exposta por muitos professores e em cursos online com certificado sobre essa disciplina.

Constituição das Substâncias: Ligação Covalente e polaridade

Enquanto as ligações iônicas são formadas por íons opostos, sejam positivos (cátions) ou negativos (ânions), as ligações covalentes podem ser polares ou apolares. A diferença dependerá do tipo de elemento. No caso de dois átomos iguais, geralmente a polaridade costuma ser igual, levando a uma ligação apolar. O que influencia também é a eletronegatividade entre eles, capacidade do átomo atrair em sua direção o par de elétrons que está compartilhando com outro átomo.

Já uma ligação covalente polar aparece quando a polaridade e a eletronegatividade dos dois átomos é diferente. O flúor, por exemplo, é mais eletronegativo que o hidrogênio, por isso a ligação desses dois elementos leva a uma polaridade extremamente intensa. Vale lembrar que se o valor de uma ligação covalente passa de 1,7 ela se rompe e se torna iônica, já que a diferença se torna bastante elevada.

Para ficar na mente: na ligação apolar, a diferença de eletronegatividade dos elementos precisa ser zero. Geralmente, acontece entre átomos iguais. Já na ligação polar, a eletronegatividade deve ser maior que zero e menor que 1,7. Passando desse valor, se torna uma ligação iônica.

Está mais claro? Esse assunto é recorrente em química orgânica e nas avaliações sobre a matéria, por isso nosso curso de química online visa destrinchá-lo para que os alunos entendam melhor. Em muitos cursos pré-vestibulares da modalidade presencial fica um pouco complicado de compreender esses conceitos, por isso os cursos a distância se destacam como opções excelentes para se capacitar. Fazer cursos EAD é ótimo tanto para os candidatos às provas de concursos públicos de vários ramos, pois dá para estudar em casa e em um ambiente mais confortável e sossegado, com total autonomia.

curso de quimica online

Substâncias Orgânicas

Agora que você já sabe o que é química orgânica e como um curso online de química faz toda a diferença em seu aprendizado, podemos continuar abordando temas relativos a essa área que são recorrentes no campo de trabalho, na graduação e avaliações a respeito.

Vamos desvendar agora o princípio das substâncias orgânicas, conhecidas também como compostos orgânicos – que já citamos no primeiro tópico do artigo. Elas são definidas como substâncias químicas que têm carbono em sua estrutura, bem como seus derivados: oxigênio, nitrogênio, halogênios, entre outros.

Com o fim da Teoria da Força Vital e a possibilidade de sintetizar compostos orgânicos em laboratório, eles passaram a ser classificados em naturais e artificiais. No primeiro caso, são aquelas provenientes dos seres vivos, as biomoléculas, objeto de estudo da bioquímica. Já as artificiais não existem na natureza, são produzidas pelo homem. Vale destacar: substância química e molécula é a mesma coisa, elas são formadas por elementos químicos que compõem o universo que vivemos.

E para memorizar os elementos que fazem parte das substâncias orgânicas, como fazer? Para isso, vale lembrar a frase “Fui ontem no clube, briguei e sai correndo para o hospital”. Agora, considere as primeiras letras: F - Flúor, O - Oxigênio, N - Nitrogênio, C - Cloro, B - Bromo, I – Iodo (nesse caso, leia o E como I), S - Enxofre, C - Carbono, P - Fósforo e H - Hidrogênio. Uma estratégia superlegal, não acha?

Propriedades e características das Substâncias Orgânicas

As substâncias orgânicas têm propriedades bem particulares, que as diferenciam de demais moléculas. Muitas são detalhadas em um curso de química orgânica para quem precisa (e deve) se atualizar nesse campo. Por agora, podemos destacar as principais:

  • Temperatura de fusão e ebulição: os compostos orgânicos são vistos nos três estados físicos (sólido, gasoso e líquido) em temperatura ambiente, o que torna seus pontos de fusão e ebulição menores e mais baixas em comparação aos compostos inorgânicos.
     
  • Combustibilidade: as substâncias orgânicas são consideradas combustíveis perfeitos. Um exemplo simples e que usamos no cotidiano é o álcool (etanol) que abastece diversos veículos e máquinas.
     
  • Solubilidade em água: se modifica de acordo com a polaridade. Os compostos orgânicos apolares são insolúveis em água, como o óleo e a gasolina, por exemplo. Já os polares são facilmente dissolvidos, como o açúcar e a acetona.

Alguns exemplos de substâncias orgânicas: polietileno, teflon e fórmica (que formam polímeros artificiais como o plástico); carboidratos como a glicose e a celulose, lipídios e proteínas, conhecidos como polímeros naturais, essenciais para os seres vivos.

Os certificados do Educamundo podem ser usados para:


Prova de Títulos em Concursos Públicos

Horas complementares para faculdades

Complemento de horas para cursos técnicos

Progressão de carreira em empresas

Turbinar seu currículo

Revolucionar sua vida profissional e acadêmica

Reforçando o aprendizado!

  • O que faz a química orgânica? Estuda a estrutura e propriedades dos compostos que têm o carbono como seu elemento principal.
  • O que é um grupo funcional em química? É um grupo de compostos orgânicos que se comportam de forma similar. Cada grupo funcional caracteriza uma função orgânica.
  • Química orgânica, macetes para o ENEM: Você pode encontrar em um curso de química online algumas dicas para se dar bem na prova do ENEM, como quais os tópicos recorrentes e o que especificamente você deve estudar. Nossa dica: os principais assuntos que você precisa saber em química orgânica são as reações orgânicas; as funções orgânicas (e também sua nomenclatura) e tudo que diz respeito a combustíveis e relacionados, como geração de energia, impactos no meio ambiente e reações de combustão.

Química: aprenda e domine definitivamente

Química é uma matéria formada por fórmulas, termos, elementos e expressões que parecem complexas, mas soam familiares quando as levamos para nosso cotidiano. Quando se trata de química orgânica, dá para fazer ótimas comparações e perceber que os compostos estão presentes em todas nossas atividades rotineiras.

Dominar essa disciplina é uma ótima ideia para muitos indivíduos. Contando com o auxílio de um curso online de química, fica fácil atingir todas as metas, seja para capacitação, aperfeiçoamento ou atualização. Os cursos online despontam como opções modernas, práticas e flexíveis, proporcionando um aprendizado qualitativo. Em nosso Curso Online Conhecimentos em Química Orgânica, os alunos têm um vasto conteúdo a sua disposição, distribuído em módulos explicativos sobre cada conceito. Além disso, outra dica de curso de química orgânica é o Curso Online Química - Conteúdos do Ensino Fundamental e Médio‍.

O Educamundo oferece esses e mais de 1200 cursos online com certificado no Pacote Master, o acesso a eles fica disponível por um ano. Para ter essa vantagem em suas mãos, basta se inscrever no portal investindo uma taxa única de R$ 69,90. Não há mensalidades e você ainda pode conseguir um certificado (opcional). As cargas horárias variam de 5 a 420 horas. Os melhores cursos EAD do mercado você encontra aqui. Vai perder essa?

Estamos à sua disposição para qualquer esclarecimento. Queremos te ajudar em todos seus objetivos oferecendo cursos a distância primorosos. Gostou? Comente e compartilhe essa ideia. Até a próxima.