Home / Blog / Saúde / Curso de primeiros socorros: se prepare para atender à Lei Lucas 13722
  • 30/11/2023

Curso de primeiros socorros: se prepare para atender à Lei Lucas 13722


  • Autor: Equipe Educamundo
  • Compartilhe:
    facebook twitter linkedin

Oi, educador! Você já ouviu falar da Lei Lucas 13722? Ela torna obrigatório o curso de primeiros socorros para profissionais da educação. Estar preparado não é apenas uma questão legal, mas um cuidado essencial com nossos pequenos. Vamos juntos entender e nos preparar melhor?

pais-passando-tempo-com-seus-filhos

O que diz a Lei Lucas 13722 sobre obrigatoriedade de curso de primeiros socorros?

Então, vamos direto ao ponto: o que, de fato, a Lei Lucas 13722 estabelece? Essa lei determina que escolas e instituições de recreação infantil privadas e públicas tenham profissionais capacitados em primeiros socorros. É isso mesmo! Não é só sobre ter um kit de primeiros socorros, é sobre saber usar. 

A ideia central da Lei Lucas 13722 é garantir que, em situações de emergência, alguém capacitado esteja sempre por perto para agir. Para nós, profissionais da educação, isso significa mais responsabilidade, mas também uma chance de fazer a diferença na vida de uma criança.

O curso de primeiros socorros é obrigatório somente para professores?

Você pode estar se perguntando: o curso de primeiros socorros é só para professores? Que nada! A real é que essa capacitação não se limita apenas ao time docente. Todos que fazem parte do ambiente escolar podem (e deveriam) estar aptos. Seja você um auxiliar, diretor, ou até mesmo o pessoal da limpeza, o curso de primeiros socorros traz um conhecimento valioso. 

Afinal, situações inesperadas acontecem, e ter alguém por perto que fez o curso de primeiros socorros pode ser crucial para garantir a segurança dos nossos pequenos.

paramedicos-examinando-garota-ferida

Curso Lei Lucas: apesar de obrigatório, é um diferencial em sua carreira. Saiba por quê, conheça 3 benefícios:

"Você pode pensar: “Ah, se é obrigatório, o curso Lei Lucas é só mais um item na lista”. Mas, calma aí. Além de ser uma exigência, o curso Lei Lucas é um tremendo diferencial na sua trajetória profissional, veja só:

Salvamento de vidas

Quantas vezes a gente se depara com situações em que um minuto faz toda a diferença? No mundo da educação, estar preparado para salvar vidas não é exagero, é uma realidade. Quando se tem o conhecimento sobre procedimentos de emergência, a chance de evitar tragédias é bem maior. 

Aumento da segurança

 Nada paga a sensação de saber que estamos em um ambiente seguro, principalmente quando se trata das nossas escolas, né? O lance é que, ao se capacitar em procedimentos de segurança, você não apenas protege os alunos, mas também eleva o nível de confiança de todos ao redor.

Pais ficam mais tranquilos, colegas de trabalho se sentem respaldados e, no fim das contas, você se torna uma peça-chave na construção de um ambiente educacional onde todos podem focar no que realmente importa: aprender e crescer juntos, sem medo!

Cumprimento da Lei Lucas

Sabe aquela sensação boa de dever cumprido? Pois é, ao se capacitar de acordo com a Lei Lucas, é exatamente isso que você sente. Além de estar 100% alinhado com o que a legislação pede, você também garante um selo de 'profissional antenado e comprometido'. E olha, não é só sobre evitar multas ou problemas. É sobre abraçar uma causa, entender a importância dela e, principalmente, colocar a segurança e o bem-estar das nossas crianças no topo da lista. Porque, no final das contas, a educação é sobre cuidar e formar.
 

medico-fazendo-seu-trabalho-em-consultorio-de-pediatria

E aí, pronto para fazer a diferença no mundo da educação? Não subestime o poder de estar preparado. Com um curso de primeiros socorros, você não só cumpre a Lei Lucas, mas se torna um verdadeiro guardião na escola. Então, não perca mais tempo: invista em si mesmo, na segurança dos pequenos e dê esse passo tão valioso em sua carreira. Vamos nessa?!

 

Pesquisar