Categorias dos artigos

Receba nossas próximas dicas de cursos e artigos do seu interesse em seu email.

Como cuidar da saúde mental na pandemia

saude-mental-2

Você já ouviu alguma vez o termo "doenças modernas"? Esse termo começou a ser difundido quando condições como esgotamento e cansaço mental, estresse, síndrome do pânico e outros tipos de doenças relacionadas ao emocional e psicológico começaram ganhar mais atenção. São problemas graves, que recisam ser diagnosticados e tratados.

Mas por que ganharam essa denominação de doenças do mundo moderno? Por causa do novo modo de vida que se apresentou a partir das transformações causadas no mundo, como a evolução da tecnologia, a globalização e a era da informação. 

O que ninguém esperava era que isso se agravasse ainda mais, com uma pandemia. Foi justamente o que aconteceu. A pandemia pelo Covid-19 fez com que as pessoas tivessem que mudar totalemente sua rotina e até mesmo alguns hábitos. A quarentena, o isolamento e distanciamento social, as incertezas, o medo da doença…tudo isso fortaleceu ainda mais os probelmas relacionados ao nosso psicológico. 

Para entender melhor, criamos este artigo com uma abordagem simples, sobre a importância de buscar ajuda para efrentar esse momento. 

Continue a leitura!

Saúde mental e as doenças do século 21

De forma geral, as pessoas são afetadas pelo ritmo acelerado de vida, por mudanças constantes, instabilidades na carreira, medo de mudar etc. Na pandemia algumas condições foram agravadas, pois além do emocional estar comprometido com a preocupação por si e pelos seus entes queridos, a necessidade de afastamento tirou de todos gestos como abraços, beijos, contatos mais próximos. 

Em alguns casos de problemas de saúde mental pré-existentes, a condição se potencializou. Por isso, repetimos, a ajuda é essencial. E quando falamos em ajuda, falamos em todos os tipos: na ajuda de especialistas e de pessoas amigas, que podem ajudar a dividir as preocupações e medos. Mesmo que de longe, uma conversa online com um amigo, um "colo virtual" sempre ajuda. 

Veja a seguir algumas doenças às quais devemos estar atentos. 

Doenças que afetam a saúde mental

Dentre as doenças consideradas os males do século 21, estão:

  • Síndrome de Burnout: causada pelo esgotamento mental do trabalhador, principalmente por causa da pressão e do excesso de cobranças e condições desgastantes de trabalho. 
  • Depressão: esta é uma condição psiquiátrica cujos principais sintomas são as oscilações de humor, falta de ânimo, tristeza profunda, perda de interesse em atividades cotidianas, baixa autoestima, dentre outros. A depressão pode, inclusive, levar a pensamentos suicidas, daí sua gravidade. 
  • Ansiedade: a ansiedade apresenta sintomas como sensação de medo, angústia, apreensão, incapacidade de relaxar, dificuldade de concentração, dentre outros. Este transtorno também causa sintomas físicos como falta de ar, náuseas, calafrios, sudorese e outros. 
  • Síndrome do pânico: esta condição faz parte do grupo que causa excesso de ansiedade e é considerada um transtorno fóbico. Os sintomas das crises de pânico envolvem tremores, falta de ar, desconforto abdominal, suor excessivo e outros sintomas físicos. 
  • Obesidade: uma vida atribulada no campo profissional, falta de tempo para atividades de lazer, deslocamento somente por meio de veículos automotores, sedentarismo e o pouco esforço em atividades comuns, pelas facilidades que a tecnologia oferece, faz com que as pessoas não se dediquem à prática de exercícios físicos e nem tenham uma alimentação saudável. Por isso a obesidade tem crescido de forma exponencial entre a população. 

Como melhorar a saúde mental?

A primeira e principal dica é procurar um médico. A ajuda desse profissional é fundamental para o tratamento de condições que afetam a saúde mental, além dos sintomas físicos.

Além disso, há outras dicas para ajudar:

  • alimentar-se de forma saudável;
  • praticar atividades físicas;
  • ter momentos de lazer: ver um filme, ler um livro, ter um hobby etc.;
  • sempre que possível, ter contato com a natureza;
  • dormir bem;
  • descansar sempre que sentir que o corpo estiver pedindo isso (se possível);
  • não hesitar e nem ter vergonha de buscar e pedir ajuda.

Aqui no Educamundo temos um ótimo curso que pode ajudar muito durante a pandemia e na vida, de forma geral: o Curso Online Controle da Ansiedade.  E como faz para estudar no portal? Você opta pelo nosso Plano Master, que tem uma assinatura única e anual de R$ 69,90 e tem acesso a esses dois cursos online e a todos os demais disponíveis em nosso portal. São mais de 1.200 opções, em várias áreas do conhecimento.

Venha para o portal que é referência em cursos online com certificado opcional no país. Matricule-se e comece a se preparar agora mesmo! 

Continue Sua Jornada de Conhecimento: Leituras Recomendadas para Você

Receba nossas próximas dicas de cursos e artigos do seu interesse em seu email.