As crianças com deficiência ou altas habilidades demandam atenção especial de pais e cuidadores escolares.

Com direitos garantidos à inclusão na educação infantil e educação regular básica, um novo horizonte se abriu a esse público.

Esse novo cenário deixou para trás o pensamento de que, apesar das dificuldades, essas crianças e jovens não podem ter uma vida escolar normal, dentro de suas especificidades, é claro.

Na verdade, a garantia dos direitos de crianças especiais foi muito além: extinguiu a ideia ultrapassada de que elas deviam ser separadas e escondidas da sociedade.

Em uma nova contextualização, elas têm atendidas não somente suas necessidades emocionais, como também suas necessidades especiais de aprendizagem.

Assim, os educadores também tiveram novos desafios, mas eles contam com os cuidadores escolares, ou os professores de apoio, garantidos por lei em classes que atendem crianças com deficiência ou superdotação.

Para aproximar esse público de seu objetivo, o Educamundo criou o Curso Online Cuidador da Criança com Deficiência. O curso aborda o essencial nos cuidados alimentares, de saúde, educacionais e outras de suas maiores necessidades — aliás, você sabe quais são elas? Continue lendo e descubra!

Crianças com deficiência: como atender suas necessidades

Se você é pai, enfermeiro, babá ou educador que atende crianças com deficiência ou altas habilidades, tem muito a aprender com nosso curso.

Saber suas necessidades e como atendê-las é essencial ao desempenho de sua função e ao bem-estar e à qualidade de vida dessas crianças e jovens.

Veja a seguir algumas observações sobre isso.

Os direitos de crianças especiais e o novo contexto escolar

Abordamos bastante o contexto escolar, pois é ele que concentra os maiores desafios, tanto em infraestrutura quanto em materiais e profissionais.

A inclusão escolar é um grande feito, mas ainda não tem o suporte necessário e ideal para atender o público com deficiência ou superdotação. Ora falta o cuidador escolar, ora falta acessibilidade.

A mobilidade é uma de suas maiores necessidades. Além dessa, podemos citar alimentação, higiene, interação e conforto. O responsável por garantir parte disso é o cuidador, por isso a necessidade de que ele tenha uma boa formação nessa área.

Recursos como cursos online podem ajudá-lo. Importante salientar que, apesar de haver uma função de cuidador escolar, é ótimo que todos na escola tenham em sua formação um curso que as prepare para lidar com esse público no dia a dia.         

A inclusão na educação infantil exige um novo perfil de educador

Tanto a inclusão na educação especial quanto na regular se abriu espaço para um novo perfil de educador. Por isso, é essencial que quem atua na área de educação adicione a capacitação em cuidador de crianças com deficiência e altas habilidades em suas competências.

A necessidade de saber lidar com esses pequenos especiais é urgente. Por isso, qualificar-se é tão importante e tem caráter imediato.

Além das necessidades emocionais: as necessidades educacionais especiais

Sabe por que é difícil atender as necessidades de crianças e jovens com deficiência e altas habilidades? Porque falta de formação teórica e prática quanto à educação especial, para professores assistentes ou cuidadores.

O cuidado com essas crianças vai além de suas necessidades emocionais. O cuidador pode auxiliar também na elaboração de materiais, pode ter boas ideias para a preparação de aulas etc.  Mas, para isso, precisa conhecer os vários tipos de deficiência ou de superdotação.

A criança autista é diferente da com paralisia. A criança que é deficiente física exige um tipo de cuidado diferente da que tem síndrome de Down. TDAH e dislexia têm diferentes diagnósticos, portanto, precisam de atenções diferentes e assim por diante.

O que é dislexia?

Dislexia é a dificuldade que a criança tem na leitura, por não conseguir reconhecer as palavras. O distúrbio não permite que ela consiga fazer a associação dos símbolos com os fonemas, assim como de sua transformação de signo escrito para signo verbal.

Os certificados do Educamundo podem ser usados para:


Prova de Títulos em Concursos Públicos

Horas complementares para faculdades

Complemento de horas para cursos técnicos

Progressão de carreira em empresas

Turbinar seu currículo

Revolucionar sua vida profissional e acadêmica

Capacite-se como cuidador de crianças com deficiência ou altas habilidades

Referência em cursos online com certificado, o Educamundo tem uma equipe trabalhando continuamente para disponibilizar os melhores conteúdos para sua formação.

O portal tem mais de 1.200 cursos no Pacote Master, centenas deles voltados à educação. Você investe R$ 69,90 e tem acesso ao pacote e pode fazer todos os cursos que quiser, durante um ano. Não há cobrança de mensalidades.

Aposte em seu futuro! Faça sua inscrição agora mesmo e junte-se aos mais de 200 mil alunos que já se capacitaram conosco. Até o próximo post!