O home office é um modelo de trabalho que vem conquistando cada vez mais espaço no ambiente empresarial. Segundo a metodologia, o colaborador realiza as suas atividades de casa, mantendo a comunicação com a equipe por meio de plataformas digitais.

Entretanto, essa é uma tendência que não apresentava muita relevância no Brasil. Porém, com a disseminação dos seus benefícios, o país abraçou fortemente essa modalidade de trabalho.

Para enfatizar esse argumento, basta analisar os dados: de acordo com um estudo realizado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), em 2018, 5,2% dos profissionais brasileiros já atuavam em um modelo remoto.

A porcentagem mencionada acima, por sua vez, equivale a 3,8 milhões de profissionais. Além disso, segundo especialistas, é possível que até o final de 2020, 90% das empresas ofereçam algum tipo de atividade a distância.

Entretanto, muitas pessoas ainda não haviam experimentado essa prática e, agora, diante de uma crise, buscam se adaptar. Por isso, é possível que surja a seguinte dúvida: como ser produtivo durante o home office? Continue lendo e descubra!

5 dicas para ser produtivo durante o home office

Como mencionamos anteriormente, é comum que algumas dúvidas surjam durante o desenvolvimento do home office. Pensando auxiliar você, profissional, a passar por essa transição, separamos 5 dicas para ser produtivo durante o trabalho remoto. Acompanhe!

Crie um ambiente de trabalho

Embora trabalhar em casa apresenta inúmeros benefícios, o conforto, a praticidade e a funcionalidade disponibilizadas pelo nosso lar podem ser grandes desafios. Por isso, lembre-se que você está trabalhando e elabore regras de produtividade.

Além disso, é preciso criar um ambiente que lembre o local de trabalho, que seja confortável, inspirador, com itens que você necessita para executar as suas atividades, como uma etiqueta de código de barras e, principalmente, que seja calmo e silencioso. 

Não use pijamas

Claro, para executar as suas tarefas de forma efetiva é necessário o uso de roupas confortáveis, mas isso não significa trabalhar de pijama. Afinal, a peça pode remeter ao descanso e, consequentemente, afetar a sua produtividade.

Durante o seu expediente, utilize trajes confortáveis, desde que sejam parecidos com aqueles que você usa no trabalho. O recomendado é manter a mesma rotina empresarial, eliminado a preguiça, dispersões e até o barulho de uma broca de aço rápido.

Mantenha a comunicação com a equipe

A tecnologia é a maior aliada do trabalho remoto. Pensando nisso, a videoconferência é uma ótima maneira de manter a equipe alinhada, engajada, focada e motivada.

Nesse sentido, faça pelo menos uma reunião rápida por dia para designar as atividades dos colaboradores. Além disso, essa é uma forma de sanar dúvidas, controlar as atividades, dar e receber feedbacks e manter o relacionamento com a equipe.

Respeite o horário de trabalho

O trabalho remoto, embora muito vantajoso, pode trazer alguns impactos negativos. Por exemplo, perder o horário de trabalho, focar em atividades pessoais, como a instalação de uma porta contra incêndio, entre outras variáveis.

Em contrapartida, muita gente deixa de almoçar ou acaba trabalhando muito mais quando estão em casa. Sendo assim, procure respeitar os seus horários para manter a mente e o corpo estáveis.

Dica bônus

Por fim, e não menos importante, as pausas são necessárias para um home office produtivo. Por isso, descanse 30 minutos durante o dia. Nesse momento, você pode conversar com a sua família, brincar com o seu PET, entre outras opções.

Além disso, lembre-se de fazer uma pausa para o lanche, beba água e, claro, tire um tempinho para alongar.

Gostou das dicas? Esperamos que você coloque-as em prática e aumente a sua produtividade!