Home / Blog / Dicas / Como montar um plano de metas para 2022?
como montar um plano de metas Dicas

Como montar um plano de metas para 2022?

  • Por: Equipe Educamundo
  • 28/12/2021

Fim do ano chegando e junto dele vem aquele pensamento sobre o que fizemos durante todo esse período.

Se no fim do ano passado você olhou para trás e planejou o seu 2021, então esse é o momento ideal para verificar se tudo andou conforme planejado.

Para quem não fez essa programação e chegou até aqui, sabe da importância de colocar tudo no papel e tentar desenhar objetivos para o próximo ano.

Entretanto, você pode estar se perguntando como se organizar e como colocar suas metas no papel para buscá-las em 2022.

Para ajudá-lo(la) com isso, criamos este artigo para te ensinar, através de um passo a passo, como elaborar um plano de ação para o próximo ano.

Pronto para isso? Então continue lendo.

Cursos relacionados que podem te interessar:

Porque ter metas?

Sonhos e objetivos todo mundo têm.

Quando escolhemos um curso superior e ingressamos em uma faculdade, por exemplo, estamos convictos de onde queremos chegar. Entretanto, para chegar onde planejamos é preciso seguir passos, uma trajetória, ação por ação até “receber o canudo”.

Você precisa ir às aulas, precisa entregar atividades, fazer provas, realizar atividades complementares, ou seja, precisa seguir uma série de passos para chegar até a conclusão do seu curso.

Com base nisso, podemos concluir que ter metas é importante por dois motivos:

  1. Você fica mais motivado para conquistar seus objetivos de médio e longo prazo, visto que, consegue ver uma trilha para chegar onde quer chegar;

  2. Você vai evoluir, tanto pessoal, quanto profissionalmente, desenvolvendo habilidades importantes que vai levar para toda a vida.

Como vimos, definir metas, tanto pessoais quanto profissionais pode ser um divisor de águas na sua carreira e vida e para que essa mudança aconteça, basta você querer e defini-las.

Exemplos de metas

Bem, agora que você já entendeu a importância de ter metas, vou tentar deixar o assunto um pouco mais claro, explicando de forma resumida, alguns exemplos de metas para quem está planejando uma carreira bem sucedida.

Aprender um novo idioma

É transparente a importância de aprender um novo idioma para quem deseja crescer tanto na esfera pessoal, quanto profissional.

Isso porque não estamos isolados no mundo, ele está cada vez mais conectado e com barreiras cada vez menores.

Quem consegue se comunicar com eficiência, tem conquistado boas oportunidades, conhece novas culturas, além de aprender cada vez mais sobre o mundo.

Para chegar a fluência, você pode criar um plano de metas com passos simples que, executados dia após dia, te levam ao objetivo desejado.

Realizar atividades para enriquecer o seu currículo

Nem tudo está na teoria, isso fica claro quando entramos no mercado de trabalho.

Por esse motivo, quem conclui o ensino superior precisa adentrar em algumas vertentes para adquirir conhecimento e realizar uma determinada atividade.

Por exemplo, se você trabalha com pessoas e precisa realizar reuniões com partes distintas, precisa entender como administrar conflitos e colocar a “mão na massa”.

Por outro lado, se você vai preencher relatórios e criar planilhas todos os dias, então precisa dominar o excel.

Esses são apenas alguns exemplos de habilidades que pode desenvolver realizando cursos e que, por consequência, agregará mais valor ao seu currículo.

Entretanto, a correria do dia a dia nos impede de estudar e incorporar esses conhecimentos.

É nesse momento que um plano de metas passa a ser útil.

5 passos para montar um planejamento de metas para 2022

Listar metas, definir um plano de ação e colocá-lo em prática. Em resumo, é assim que você vai conquistar os seus objetivos em 2022. 

Mas para isso, precisará de um planejamento. Veja como fazer um seguindo os cinco passos abaixo.

1 - Desenvolva o autoconhecimento

O primeiro passo de como montar um planejamento para 2022 é olhar para dentro de você e se conhecer.

Você pode até ter algumas metas e objetivos em mente, mas será que eles definem bem o que você quer? Ou se baseia na expectativa de outras pessoas?

Para refletir onde você realmente quer chegar, olhe para dentro de si, liste quais os seus pontos fortes e fracos e reflita sobre quais passos você precisa dar para alcançá-los.

2 - Defina as prioridades

Fez uma listinha com os pontos fortes e fracos? Já refletiu sobre onde quer chegar e o que precisa desenvolver para chegar lá? Então pode avançar para o próximo passo e definir as prioridades.

Pegue a lista com aquilo que você precisa desenvolver no próximo ano e organize as prioridades etiquetando com “urgente” ou “não urgente”, caso prefira, use a matriz GUT para saber como priorizar.

3 - Matriz GUT

A matriz GUT foi criada e é usada, principalmente, por empresas. 

Trata-se de uma ferramenta que ajuda a priorizar os processos e a definir aquilo que é importante.

Você pode adaptá-la à sua realidade, aplicando seu método para definir o que priorizar.

Trata-se especificamente de definir notas de 1 a 5 para três aspectos de cada uma das prioridades que temos dentro de “urgência”, “gravidade” e “tendência”. Este artigo explica bem como você pode utilizá-la.

4 - Criação de um plano de ação

Listado o que precisa ser priorizado e definido a prioridade de cada ação, você já pode criar um plano para executá-las.

Pegue cada um dos seus objetivos para o próximo ano e quebre em partes menores para serem executadas durante um período de tempo estipulado que pode ser dias, semanas e meses.

5 - Acompanhe o desenvolvimento do plano

Após executar todos os passos, você terá em mãos um excelente plano de ação com objetivos definidos.

A partir de agora registre em algum local o seu desenvolvimento.

Pode ser em um bloco de notas, uma planilha de excel ou qualquer outro local em que você possa acompanhar o seu progresso.

Ao bater cada meta, seja diária, semanal ou mensal, recompense-se e continue executando, assim você conquistará muito mais, sem dor.

Os certificados do Educamundo podem ser usados para:




Prova de Títulos em Concursos Públicos

Horas complementares para faculdades

Complemento de horas para cursos técnicos

Progressão de carreira em empresas

Turbinar seu currículo

Revolucionar sua vida profissional e acadêmica

Aprenda mais e desenvolva novas habilidades em 2022 com o Educamundo

Agora que você já sabe como criar metas para 2022, que tal colocar no seu planejamento o desenvolvimento de habilidades para a vida?

Com cursos online, você estuda, aprende e conquista muito mais sem sair de casa.

Investindo apenas R$ 69,90, sem mensalidades, você tem à disposição, mais de 1200 cursos online com certificado opcional do Pacote Master do Educamundo e aprende sobre educação, direito, saúde ou informática por um ano inteiro, sem  mensalidades.

Essa é a oportunidade que você precisava.

Matricule-se agora mesmo e aproveite!

Artigos que podem te interessar:

Artigos em Destaque