Hipnose clínica é o uso da técnica hipnótica com a finalidade de tratar doenças, traumas e outros problemas de um paciente. Essa terapia é reconhecida por diversos conselhos e praticada no mundo inteiro.

Entender como a hipnose funciona é uma das grandes dúvidas de quem descobre a técnica. Utilizada no tratamento de diversas doenças, a hipnoterapia pode trazer resultados satisfatórios já na primeira sessão. Neste post, contaremos como processo é realizado sem mistérios.

Como a hipnose funciona: descubra como a hipnoterapia trata de doenças

Um dos primeiros entendimentos de um aluno de hipnoterapia, seja em cursos online ou presenciais, é sobre a hipnose de palco. Aqueles shows onde o hipnotista pede para o ajudante ou para a plateia comer uma cebola e achar que é uma maçã ou se comportar como um determinado animal, é verdadeiro, de fato.

Contudo, essas apresentações são puro entretenimento. Não é a mesma técnica que se utiliza em clínicas, para tratamentos de diversas doenças ou para melhorar uma condição do paciente.

Por isso, queremos mostrar que a hipnose é segura e como é feita a aplicação da técnica em processos de cura, seja de um trauma ou de uma doença. Veja.

Como são feitas as sessões para os cuidados com a saúde mental e física?

Após a primeira consulta, geralmente chamada de anamnese, o paciente já tem o seu pré-diagnóstico e um mapa sobre como acontecerão as sessões de hipnoterapia.

É feita uma programação com as técnicas de indução específicas para o problema encontrado. A finalidade aqui é induzir a mente do paciente a eliminar de uma vez por todas o problema.

É importante que ele saiba como acontecerá a indução, pois o transe hipnótico pode levá-lo à níveis mais elevados, onde as sensações são completamente potencializadas. A má administração disso pode causar traumas maiores.

Durante a indução, o paciente se sentirá mais leve, com um pouco de dormência no corpo – principalmente mãos e pés – e sonolência elevada. Ele não se sentirá cansado, ao contrário do que muita gente pensa, mas relaxado completamente.

Cada consulta o hipnoterapeuta eleva um pouco o nível de indução, a fim de potencializar os cuidados com a saúde mental e física do paciente. É justamente quando ele começa a eliminar os traumas e problemas em tratamento.

Aplicação de técnicas psicoterapêuticas adequadas para o tratamento

Diversas técnicas psicoterapêuticas são utilizadas em sessões de hipnoterapia. As mais comuns são:

  • Progressão;

  • Regressão;

  • Dessensibilização;

  • Programação Mental;

  • Programação Neurolinguística.

É na anamnese que o hipnoterapeuta precisa analisar qual a melhor técnica para seu paciente. Isso é feito pensando nos medos dele, no que traz mais felicidade e tristeza, nas angústias, o que eleva a ansiedade, etc. Todos os detalhes do problema a ser tratado devem ser analisados, assim como a influência da técnica sobre eles.

Os certificados do Educamundo podem ser usados para:


Prova de Títulos em Concursos Públicos

Horas complementares para faculdades

Complemento de horas para cursos técnicos

Progressão de carreira em empresas

Turbinar seu currículo

Revolucionar sua vida profissional e acadêmica

Transe hipnótico: acessando todo o conteúdo do consciente do paciente

Podemos comparar o transe hipnótico com a concentração obtida em meditações profundas. Quem medita dessa forma, mantém seu foco intenso ao ponto de não conseguir ouvir barulhos ao seu redor, por exemplo. É exatamente isso que o transe promove na hipnoterapia, sendo que focado no problema a ser tratado.

Quando o paciente está no estado de transe hipnótico, o terapeuta consegue acessar todo o conteúdo do seu consciente. Com isso, as memórias que intensificam o trauma ou a doença, que geralmente estão “escondidas” na mente, são acessadas.

A partir daí, hipnoterapeuta retira esse conteúdo danoso e ressignifica todos os pensamentos de forma positiva. Ao sair do transe, o paciente tem a sensação de leveza sobre aquilo, já que sua mente foi reprogramada.

É possível fazer a auto-hipnose e entrar em estado de transe. Contudo, é importante ter conhecimento para isso. A dica é optar pelo Curso Online Hipnoterapia para um entendimento mais prático da técnica.

O Educamundo conta também com diversos cursos online com certificado em outras áreas para você ter o máximo de conhecimento! Faça a sua inscrição e comece estudar agora mesmo!

Por apenas R$ 69,90 em taxa única você assina o Pacote Master, com mais de 1.200 em cursos e pode fazer quantos quiser durante um ano inteiro. Aproveite essa oportunidade!