Home / Blog / Educação / Certificação Ocupacional de Diretor Escolar: como funciona?
certificação ocupacional de diretor escolar Educação

Certificação Ocupacional de Diretor Escolar: como funciona?

  • Por: Equipe Educamundo
  • 14/07/2022

A certificação ocupacional de diretor escolar é um pré-requisito para aqueles profissionais da Educação que querem e planejam se candidatar ao cargo de diretor em escolas da rede pública estadual.

O procedimento também poderá ser utilizado futuramente em casos de afastamento temporário ou vacância no cargo de diretores de escolas públicas estaduais. A certificação ocupacional de diretor escolar tem validade de quatro anos.

Para atender essa demanda, o Educamundo criou o Curso Online Certificação Ocupacional de Diretor Escolar, com o necessário para que você se torne apto à candidatura ao cargo que almeja, o de diretor escolar.

Saiba mais sobre o curso e sobre a certificação ocupacional de diretor escolar neste artigo!

Certificação ocupacional de diretor escolar: quem pode participar?

Podem participar do processo de certificação ocupacional de diretor escolar professores ou especialistas em educação básica, que tenham cargo efetivo, função pública estável ou que sejam convocados.

Em relação à formação, é preciso que tenham graduação em licenciatura plena em Pedagogia ou licenciatura plena ou bacharelado/tecnólogo mais a formação pedagógica de docentes.

É importante frisar que a certificação ocupacional de diretor escolar não é um concurso para o cargo de diretor, tampouco a aprovação não significa que se reverterá em nomeação para o cargo. Trata-se de um credenciamento dos servidores junto à Secretaria Estadual de Educação de Minas Gerais — SEE/MG.

O objetivo do curso

O curso tem como objetivo, capacitar profissionais da educação para prova de certificação ocupacional de diretor de escolas estaduais.

Outro objetivo é oferecer aos alunos:

  • estudos com questões trabalhadas nas provas dos anos anteriores, através de lições/simulados, tendo como suporte a referência bibliográfica recomendada, utilizando o acervo já disponível nas plataformas de vídeo (YouTube), complementada com legislações, artigos e textos de referência;
  • questões com exercícios de provas anteriores 2015 e 2018;
  • bibliografia recomendada no último Edital;
  • acesso ilimitado no ambiente virtual de aprendizagem.

O que você vai estudar no Curso Online Certificação Ocupacional de Diretor Escolar:

  • Gestão Pedagógica
  • Gestão de Pessoal
  • Gestão Administrativa e Financeira

Critérios para se candidatar ao cargo de diretor

Para se candidatar ao cargo de diretor, é necessário que o servidor interessado seja certificado. A certificação ocupacional busca, por meio de prova, avaliar conhecimentos pedagógicos, técnicos e as competências necessárias ao satisfatório desempenho no cargo de diretor de escola estadual.

De acordo com a Resolução SEE nº 4.127/2019, podem se candidatar servidores efetivos ou designados, das carreiras de professor ou especialista em educação, que comprove tempo de exercício mínimo de dois anos na escola para a qual pretende se candidatar, entre outros critérios.

Para as escolas indígenas e quilombolas serão divulgadas normas específicas, por meio de resoluções próprias. Já as escolas conveniadas, localizadas em unidades prisionais ou socioeducativas não participam do processo de escolha.

Comissão organizadora

O processo da certificação ocupacional de diretor escolar será coordenado por uma comissão organizadora eleita em assembleia, composta por membros da comunidade escolar. A comissão é responsável pelo planejamento, divulgação e coordenação da escolha e convocação da comunidade escolar para participar do processo.

As Superintendências Regionais de Ensino (SREs) deverão orientar e acompanhar o processo de escolha de diretor e vice-diretor nas escolas de sua circunscrição.

Do cargo de diretor e da função de vice-diretor

O cargo em comissão de diretor de Escola, com carga horária de 40 horas semanais, será exercido em regime de dedicação exclusiva.

Já a função de vice-diretor tem carga horária de 30 horas semanais.

Estude para o processo de certificação ocupacional de diretor escolar no Educamundo

O aluno Educamundo pode realizar as atividades no dia e horário que lhe for mais conveniente!

Os conteúdos estão organizados em vídeos, legislações, artigos e textos seguidos de questões já aplicadas em provas anteriores. Todo o conteúdo está organizado no Ambiente Virtual de Aprendizagem.

O foco do nosso curso não é classificatório,  o aluno é responsável pela construção e sistematização do seu conhecimento, o que pretendemos é desenvolver uma série de situações que compreendem os conteúdos previstos no próximo edital.

Que tal começar a se preparar? Matricule-se agora mesmo e aproveite que temos um presente para as primeiras matrículas (e é por tempo limitado!).

SIM! EU QUERO O CURSO

Artigos que podem te interessar:

Artigos em Destaque