Categorias dos artigos

Receba nossas próximas dicas de cursos e artigos do seu interesse em seu email.

Dia das Mães real: carreira, maternidade e todos os obstáculos

dia-das-maes-real2-1

Apesar de se tratar de um assunto recorrente, a proximidade do Dia das Mães traz à tona uma discussão relevante: como conciliar a carreira e maternidade? Será que o mercado de trabalho está realmente preparado para acolher as mulheres que não abrem mão do maternar mas que, simultaneamente, desejam ser felizes em suas trajetórias profissionais?

Dia das Mães: carreira e maternidade sem máscaras

É interessante ponderar o impacto dessa discussão na comemoração de Dia das Mães. Além de presentes, beijos e flores, precisamos pensar efetivamente nas mães no mercado de trabalho. Elas desejam, e precisam, de uma recolocação profissional. Autoestima e evolução — pessoal e profissional — caminham lado a lado.

Como voltar ao mercado de trabalho, sem abandonar o sonho de muitas mulheres de gerar uma vida e acompanhar o crescimento de um filho? É possível reconquistar tais posições? Quais são os maiores obstáculos nesse caminho? É sobre o que iremos refletir no nosso post de hoje. Vamos lá?

##lista_curso##

Mulheres no mercado de trabalho: cenário brasileiro

Para refletir sobre a maternidade e a carreira, devemos compreender melhor o cenário para as mulheres no mercado de trabalho brasileiro.

Segundo uma pesquisa do IBGE realizada em março de 2019 20,5% das mulheres empregadas recebem rendimentos menores do que os homens, mesmo exercendo as mesmas funções.

Outra pesquisa recente, também realizada pelo IBGE, nos diz que em 2018 as mulheres dedicaram quase o dobro de tempo dos homens aos trabalhos domésticos. Enquanto homens utilizavam cerca de 10 horas semanais em funções domésticas, as mulheres investiram mais 21,3 horas semanais.

Através destas informações fica mais simples fazer um raio-x da relação maternidade versus carreira e compreender, de fato, a real dificuldade das mães brasileiras no mercado de trabalho formal.

Mães no mercado de trabalho: obstáculos reais

Além da desigualdade clara, as mulheres que decidem ser mães enfrentam obstáculos adicionais quando o assunto é carreira. Isso porque, além da carga feminina, o mercado fecha as portas para as que já possuem filhos ou, ainda, que pretendem ter futuramente.

A dificuldade na recolocação profissional após a maternidade está atrelada a diversos fatores, incluindo:

  • Vagas insuficientes em creches públicas, já que muitas vezes é impossível optar pelo sistema privado;

  • Falta de uma rede de apoio, para auxiliar as mães na busca por uma nova oportunidade e seguir uma carreira;

  • Insensibilidade por parte dos recrutadores, uma vez que muitas das habilidades e competências profissionais são sequer avaliadas, ficando em segundo plano;

  • Carga emocional e psicológica, já que a maternidade pode ser muito solitária;

  • Desatualização profissional, principalmente quando a mulher opta por se dedicar somente à criação dos filhos além do período de licença-maternidade.

Como voltar a trabalhar depois da maternidade?

Para voltar ao mercado de trabalho recomenda-se priorizar tarefas importantes; definir, antecipadamente, uma rede de apoio sólida contendo, além da figura paterna, amigos confiáveis e familiares; organizar os horários de entrada e saída; optar por unidades escolares que seja próximas ao trabalho e manter busca por qualificação profissional.

##lista_vantagens##

Atualização profissional na maternidade: as vantagens dos cursos online do Educamundo

É interessante frisar que apesar dos obstáculos vivenciados pelo retorno ao mercado de trabalho, a atualização profissional deve ser prioridade para as mães que desejam seguir a carreira. Afinal de contas, enquanto a licença-maternidade está em andamento, os processos continuam, novidades surgem e novos conhecimentos precisam ser conquistados.

Pensando na dificuldade de quem não pode se deslocar aos cursos presenciais, o Educamundo disponibiliza mais de {quantidade de cursos} cursos online com certificado opcional, em diversas áreas. O portal possui opções nas áreas de Administração de Empresas, Saúde, Educação, Formação Profissional, dentre outros.

Para auxiliar no processo de retorno à carreira, destacamos especialmente o Curso Online Recolocação Profissional, que traz dicas incríveis sobre processos seletivos, preparação de currículo, entrevistas de emprego e muito mais!

Quer fazer outros cursos? Por apenas {preco_matricula} você terá acesso ilimitado aos cursos do Pacote Master, durante 1 ano, livre de mensalidades. São conteúdos preparados por uma equipe pedagógica competente, acompanhados de materiais extras constantemente atualizados!

E então, pronto para alçar novos voos e garantir um futuro promissor ou, ainda presentear a sua mãe, tia, madrinha ou amiga que é mãe e quer se qualificar?

Inscreva-se ou presenteie as mães com uma inscrição no Educamundo. Garanta capacitação, atualização ou formação profissional, presente que perdurará por inúmeros Dias das Mães e impactará uma vida inteira!

Até breve!

Continue Sua Jornada de Conhecimento: Leituras Recomendadas para Você

Receba nossas próximas dicas de cursos e artigos do seu interesse em seu email.