Aprender a compartilhar, criar novas formas de linguagem, entender sua individualidade dentro de um grupo: esses são apenas alguns benefícios que o ato de brincar pode trazer para crianças no ensino infantil. As atividades tidas como de lazer têm uma importância muito grande para o desenvolvimento social dos pequenos. E, quando conduzidas por um professor, conseguem unir de maneira intensa aprendizado e diversão.

É por isso que o artigo de hoje vai tratar sobre as brincadeiras educativas. Então, se você trabalha na área do ensino ou apenas interessa-se pelo tema, continue com a gente.

Entendendo a importância das brincadeiras educativas

Pensadores como Vygotsky e Piaget veem a ação do brincar como uma prática que trabalha o desenvolvimento em diversos aspectos e um deles está relacionado à interação social. Para a criança, o momento de diversão é também aquele em que ela é vista como igual: pode tomar decisões, expressar seus sentimentos e explorar o mundo sem seguir as regras dos adultos. Por isso, as brincadeiras são tão importantes.

O ato de brincar pode ser tanto livre — quando as crianças encontram-se em um parquinho e desenvolvem as próprias brincadeiras —, quanto dirigido. Neste caso, o professor cria situações lúdicas com a turma para trabalhar o desenvolvimento de forma específica. Porém, em ambas as situações, há aprendizado, entre eles o voltado para as relações sociais.

Desenvolvendo a interação social na escola

Grande parte do aprendizado infantil ocorre durante a interação social na escola. Antes disso, as crianças têm no núcleo familiar a ideia do mundo como um todo. No entanto, ao entrarem em contato com outras pessoas, elas passam a integrar um ambiente sociocultural mais amplo e podem desenvolver novos conhecimentos. Isso tanto em termos cognitivos, como de convivência em sociedade. E grande parte desse processo ocorre por meio das brincadeiras.

Sendo assim, é importante que as escolas da educação infantil prezem por uma brinquedoteca ou criem jogos que favoreçam a realização do lúdico nas atividades. Por meio da diversão, a criança pode:

  • fazer novos amigos;

  • viver papéis sociais diferentes;

  • trabalhar a autonomia para resolver problemas;

  • aprender sobre a importância de ajudar e pedir ajuda para superar obstáculos;

  • entender a necessidade de seguir regras;

  • melhorar a comunicação verbal;

  • aprender a ganhar e perder.

Quer descobrir como usar as atividades lúdicas para colocar isso em prática? Vamos detalhar nos próximos tópicos.

Aprendendo sobre gincanas em grupo

Se você é professor, existem diversas formas de buscar conhecimento para criar brincadeiras educativas, uma delas é por meio de cursos online. Aqui no Educamundo, temos o Curso Online Atividades Lúdicas, que traz um conteúdo detalhado sobre o tema. Contudo, a seguir vamos dar algumas dicas para você deixar suas aulas mais divertidas e uma forma de conseguir isso é com as gincanas em grupo.    

As gincanas funcionam como competições em que é preciso realizar uma série de ações para vencer o jogo. Sendo assim, é interessante montar grupos com a turma e criar brincadeiras que envolvam a cooperação entre os participantes de cada time.  Desenvolver jogos que despertem a curiosidade e façam os pequenos questionarem a realidade também é importante.

O objetivo é que cada criança compreenda as regras de convivência e trabalhe as emoções, lidando com os próprios sentimentos e com os dos colegas de classe.

Exemplos de atividades recreativas para gincanas

Algumas atividades interessantes para desenvolver nas gincanas são:

  • jogos de caça ao tesouro;

  • pular corda;

  • boliche;

  • jogo das cadeiras inverso — aqui as cadeiras são eliminadas a cada rodada e as crianças precisam encontrar formas de se ajudarem para que todas consigam sentar nas que restaram;

  • telefone sem fio;

  • corrida em duplas;

  • dança da laranja — na quais duas crianças dançam juntas equilibrando uma laranja na testa;

  • mímica, etc.

Essas e outras atividades você pode conferir em vários dos nossos cursos online voltados para a área de educação e pedagogia.

Os certificados do Educamundo podem ser usados para:


Prova de Títulos em Concursos Públicos

Horas complementares para faculdades

Complemento de horas para cursos técnicos

Progressão de carreira em empresas

Turbinar seu currículo

Revolucionar sua vida profissional e acadêmica

Trabalhando a linguagem: atividades sobre comunicação para a educação infantil

Você já sabe a importância das brincadeiras educativas para a socialização das crianças e tem diferentes exemplos de jogos para colocar em prática. Então, que tal, agora, falar com os pequenos sobre meios de comunicação? O telefone, a televisão, o computador, o jornal e a carta, por exemplo, são ferramentas extremamente importantes para os processos de socialização cotidianos.

Sendo assim, vale a pena criar jogos que favoreçam a compreensão, ainda na infância, desses recursos de interação. Algumas atividades sobre comunicação para educação infantil incluem:

  • criar um telefone com latinhas;

  • usar uma caixa de papelão como televisão e fazer de conta que algumas crianças são apresentadores de programas infantis e outras são os telespectadores;

  • elaborar uma carta com desenhos;

  • criar um computador de brinquedo etc.

Agora que você aprendeu mais sobre brincadeiras educativas, aumente seus conhecimentos com nossos cursos online com certificado. Temos mais de 1.200 conteúdos em diferentes áreas para fazer o diferencial em sua qualificação. Por isso, não perca tempo e faça já a sua matrícula aqui no portal. Adquirindo o Pacote Master por apenas R$ 69,90, taxa única anual, você tem acesso a todos os cursos durante um ano inteiro. Venha aprender com a gente!