Certamente você deve ter ouvido muito sobre o EAD atualmente, não é mesmo? Afinal, com a pandemia gerada pelo novo coronavírus (Covid-19), os modelos de aprendizagem e ensino tiveram que se adaptar a novos formatos para conter a disseminação do vírus.

Nesse sentido, além de contribuir no combate ao novo coronavírus, o Ensino a Distância reúne uma série de vantagens, bem como a flexibilidade de horários, a liberdade de estudar na hora que quiser e ainda concilia os momentos de estudo com as tarefas do dia a dia.

Com isso, o EAD se torna uma ótima saída para quem busca iniciar uma carreira ou se desenvolver profissionalmente. Por isso, podemos afirmar, com segurança, que o Ensino a Distância é o sonho de muitos estudantes que buscam por flexibilidade e conforto.

Pensando no crescimento do EAD atualmente, preparamos este post. Neste conteúdo, você verá os 4 principais benefícios do Ensino a Distância e como esse formato pode ser útil para diversos estudantes. Continue lendo!

Os benefícios do EAD

1. Flexibilidade

Como mencionamos anteriormente, o EAD oferece um conjunto de benefícios para os estudantes, inclusive a flexibilidade. Com isso, é possível conciliar o trabalho e as atividades cotidianas com o estudo, como tarefas de molas de compressão.

Outro ponto do EAD é que ele permite o ensino para aqueles que moram longe da universidade ou não podem frequentá-la por questões financeiras, visto que o valor do ensino presencial é muito mais elevado.

2. Redução de custos

Não é novidade para ninguém que o interesse pelo EAD aumentou muito nos últimos anos, não é mesmo? Podemos caracterizar esse crescimento pelo baixo custo que ele oferece se comparado com o ensino presencial.

Embora seja preciso contar com um dispositivo eletrônico e uma boa conexão com a internet, é possível economizar - e muito - com o EAD. Além do valor da mensalidade ser muito menor, não é necessário gastar com transporte, mangueira de incêndio ou alimentação.

3. Variedade de cursos

Outro ponto positivo do ensino superior EAD é a variedade de cursos disponíveis. Como o interesse por essa modalidade cresceu, muitas instituições tiveram que se adaptar e passaram a atender a demanda de consumo.

Atualmente, o mercado conta com modalidades de bacharelado, tecnólogo e licenciatura em diversas áreas, bem como Administração, Marketing, Jornalismo, Ciências Contábeis, Engenharia, entre outros campos.

No entanto, caso o seu objetivo não seja a formação superior, é possível encontrar vários cursos online de desumidificador de ar, por exemplo, e o melhor: a grande maioria de curta duração!

4. Desenvolvimento da habilidades

Por fim, é quase impossível falar sobre o EAD e não mencionar o desenvolvimento de habilidades. Inclusive, é importante eliminar a ideia de que por se tratar de uma educação a distância, a capacidade de ensino é menor.

Por isso, quem escolhe essa modalidade precisa ter disciplina, organização, capacidade de concentração e integração com os professores e colegas para ampliar o conhecimento.

Sendo assim, vale ressaltar que esses elementos tornam o ensino EAD ainda mais positivo, visto que é possível desenvolver habilidades e trocar conhecimentos entre os colegas de turma.

Gostou do nosso post sobre os benefícios do EAD? Então, compartilhe com os colegas e deixe o seu comentário!

 Esse‌ ‌artigo‌ ‌foi‌ ‌escrito‌ ‌por‌ ‌Beatriz‌ ‌Barros,‌ ‌Criadora‌ ‌de‌ ‌Conteúdo‌ ‌do‌ ‌‌Soluções‌ ‌Industriais‌.‌