Automação industrial e robótica: como anda essa relação? Após a automação mudar significativamente os modos de produção industrial, a robótica chegou para somar forças e promover mais melhorias no setor.

Impactadas, principalmente, por cenários globalizados, as indústrias passaram a se preocupar ainda mais em se manterem competitivas, aumentarem sua produção e reduzirem custos, o que se tornou possível com a automação e robótica.

Mais do que isso, garantiu mais segurança ao trabalhador e melhor qualidade de vida – exemplo disso são as tarefas com movimentos repetitivos, que são atualmente parte do trabalho de máquinas. 

Continue lendo nossa postagem e aprofunde seus saberes sobre esse assunto. Se quiser ir além, inscreva-se para o Curso Online Instrumentação e Automação Industrial do Educamundo.

Expanda seu conhecimento sobre automação industrial e robótica

Como funciona um sistema de automação robotizado

Um sistema de automação robotizado tem os chamados “robôs manipuladores”, que executam trabalhos especializados de produção.

Esses tipos de máquinas desempenham sua função tanto na linha de produção quanto na manipulação de produtos. Como exemplo de sua função na linha de produção temos os robôs (base com braços e mãos) que posicionam os materiais para serem pintados, parafusados ou soldados.

A robótica nas redes industriais

A robótica, junto com a Internet das Coisas, inteligência artificial, sistemas ciber físicos e demais elementos que representam a indústria 4.0, proporcionam recursos fundamentais para a implementação de redes industriais na automação.

As redes industriais são protocolos de comunicação cujo objetivo é fazer a supervisão e gerenciamento de processos.

Robótica industrial: aplicação na indústria de manufatura e de processos

Nosso último tópico é uma dica para quem quer aprofundar os conhecimentos sobre automação industrial e robótica: o livro “Robótica Industrial: Aplicação na Indústria de Manufatura e de Processos” (Vitor Ferreira Romano, editora Edgard Blucher).

O livro é dividido em três partes e aborda os seguintes temas:

  • Parte 1: Fundamentos elementares

    • Introdução à robótica industrial;

    • Modelagem e controle de robôs;

    • Integração de sinais e dados;

    • Interação de robôs no ambiente;

    • Avaliação e desempenho de robôs industriais;

    • Programação e simulação de robôs;

    • Seleção de robôs: alguns aspectos.

  • Parte 2: Robótica aplicada

    • Soldagem robotizada;

    • Montagem;

    • Sistemas periféricos para robôs industriais.

  • Parte 3: Complementos

    • Tendências e aplicações especiais;

    • Aspectos econômicos e sociais da robótica.

Os certificados do Educamundo podem ser usados para:


Prova de Títulos em Concursos Públicos

Horas complementares para faculdades

Complemento de horas para cursos técnicos

Progressão de carreira em empresas

Turbinar seu currículo

Revolucionar sua vida profissional e acadêmica

Fique por dentro:

O que faz um software de simulação robótica industrial? Sua principal utilização é para fins de identificação de falhas, muito comum em robôs. São diversas as causas: elétricas, mecânicas etc. O software ajuda a identificar, isolar e fazer o controle pós-falha, de forma a minimizar esses eventos.

Estude instrumentação e automação industrial no Educamundo

Por apenas R$ 69,90 você assina o Pacote Master e tem acesso ao curso de instrumentação e automação industrial e a mais de 1.200 outras opções. O melhor de tudo é que, durante um ano inteiro, pode fazer quantos desses cursos online quiser.

Faça a sua matrícula agora mesmo e descubra por que somos referência em cursos online com certificado. Aprimore seus conhecimentos e alavanque sua carreira! Bons estudos e até o próximo post!