Você sabe que um projetista mecânico trabalha, basicamente, com a criação de projetos em máquinas, equipamentos e peças para plantas industriais? Para isso, precisa aprender tudo sobre desenho técnico e tudo que acompanha esse conhecimento.

Sabe quais ferramentas ele utiliza para isso e de que forma cada uma delas contribui? Para a criação dos projetos, um desenhista projetista deve dominar os softwares CAD.

Neste artigo vamos lhes mostrar alguns dos principais, que são ferramentas essenciais ao desenvolvimento do trabalho do projetista mecânico.

Autodesk Fusion e demais softwares CAD usados para o projeto mecânico

Os softwares CAD ajudam profissionais com suas ideias do projeto antes que o protótipo seja construído. Por meio desses programas, os profissionais visualizam e analisam a sua criação, antes da peça ser criada fisicamente.

O Autodesk Fusion e sua aplicabilidade

O Autodesk Fusion 360 é usado para criar imagens e ajudar o trabalho de vários profissionais, inclusive do projetista mecânico.

Entre as suas ferramentas de criação há as que modelam objetos escaneados, que modelam 3D de sólidos e superfícies, assim a preparação para impressões 3D. O programa também oferece superfícies para a criação de imagens conceituais (como a T-Splines) e base para a montagem de imagens e suas movimentações.

Projetos SolidWorks na área mecânica

Os projetos SolidWorks começam com a computação paramétrica, em que formas tridimensionais são criadas tendo como base funções geométricas elementares. No programa, a superfície ou o sólido começam a partir da definição de um sketch 2D e depois passa para a fase tridimensional.

O SolidWorks tem ampla aplicabilidade em uma vasta disponibilidade de funcionalidades, inclusive, com funções específicas para a criação de chapas metálicas.

Os principais comandos AutoCad no desenho mecânico

O AutoCad é um dos softwares mais utilizados na área de projetos. Com ele, os profissionais criam e editam formas, camadas, dimensionamentos e outros elementos essenciais ao projeto.

Conheça alguns dos principais comandos Autocad para desenhos mecânicos no ambiente bidimensional (2D):

  1. Line: desenha linhas a partir da definição de um ponto inicial e um final.

  2. Trim: faz o acabamento de objetos que se cruzam. Os objetos são selecionados e então se começa cortar as arestas em excesso.

  3. Offset: duplica objetos para dentro ou para fora, a partir de uma distância especificada.

  4.  Fillet: faz modificações nas extremidades de objetos, tornando-as arredondadas.

Autodesk Inventor para projetos mecânicos em 3D

O Autodesk Inventor tem ferramentas para que os profissionais trabalhem em projetos mecânicos 3D, documentação, modelagem, rendeirização e simulação de produtos.

O programa cria protótipos virtuais tridimensionais e funcionais. Isso significa que a animação mostra as peças como funcionam na vida real.

Os certificados do Educamundo podem ser usados para:


Prova de Títulos em Concursos Públicos

Horas complementares para faculdades

Complemento de horas para cursos técnicos

Progressão de carreira em empresas

Turbinar seu currículo

Revolucionar sua vida profissional e acadêmica

O que é Catia V5

Catia V5 é outro software de modelagem e simulação, amplamente utilizado em projetos mecânicos dos segmentos automotivo e aeroespacial. É utilizado em outras áreas da indústria, como desenvolvimento de equipamentos, tecnologia, arquitetura, energia, naval e outros.

Capacite-se no Educamundo

Para conhecer mais sobre os temas tratados neste artigo, faça o Curso Online Projetista Mecânico do portal.

Ao fazer a sua inscrição, você investe apenas R$ 69,90 e ganha acesso ao Pacote Master, que tem mais de 1.200 cursos online, e você pode fazer quantos quiser, durante um ano.

Inscreva-se agora mesmo e descubra todas as vantagens de fazer nossos cursos online com certificado.