Categorias dos artigos

Receba nossas próximas dicas de cursos e artigos do seu interesse em seu email.

Autodesk Fusion e os softwares que o projetista mecânico deve dominar

Solidworks2-1-1

Você sabe que um projetista mecânico trabalha, basicamente, com a criação de projetos em máquinas, equipamentos e peças para plantas industriais? Para isso, precisa aprender tudo sobre desenho técnico e tudo que acompanha esse conhecimento.

Sabe quais ferramentas ele utiliza para isso e de que forma cada uma delas contribui? Para a criação dos projetos, um desenhista projetista deve dominar os softwares CAD.

Neste artigo vamos lhes mostrar alguns dos principais, que são ferramentas essenciais ao desenvolvimento do trabalho do projetista mecânico.

##lista_curso##

Autodesk Fusion e demais softwares CAD usados para o projeto mecânico

Os softwares CAD ajudam profissionais com suas ideias do projeto antes que o protótipo seja construído. Por meio desses programas, os profissionais visualizam e analisam a sua criação, antes da peça ser criada fisicamente.

O Autodesk Fusion e sua aplicabilidade

O Autodesk Fusion 360 é usado para criar imagens e ajudar o trabalho de vários profissionais, inclusive do projetista mecânico.

Entre as suas ferramentas de criação há as que modelam objetos escaneados, que modelam 3D de sólidos e superfícies, assim a preparação para impressões 3D. O programa também oferece superfícies para a criação de imagens conceituais (como a T-Splines) e base para a montagem de imagens e suas movimentações.

Projetos SolidWorks na área mecânica

Os projetos SolidWorks começam com a computação paramétrica, em que formas tridimensionais são criadas tendo como base funções geométricas elementares. No programa, a superfície ou o sólido começam a partir da definição de um sketch 2D e depois passa para a fase tridimensional.

O SolidWorks tem ampla aplicabilidade em uma vasta disponibilidade de funcionalidades, inclusive, com funções específicas para a criação de chapas metálicas.

Os principais comandos AutoCad no desenho mecânico

O AutoCad é um dos softwares mais utilizados na área de projetos. Com ele, os profissionais criam e editam formas, camadas, dimensionamentos e outros elementos essenciais ao projeto.

Conheça alguns dos principais comandos Autocad para desenhos mecânicos no ambiente bidimensional (2D):

  1. Line: desenha linhas a partir da definição de um ponto inicial e um final.

  2. Trim: faz o acabamento de objetos que se cruzam. Os objetos são selecionados e então se começa cortar as arestas em excesso.

  3. Offset: duplica objetos para dentro ou para fora, a partir de uma distância especificada.

  4.  Fillet: faz modificações nas extremidades de objetos, tornando-as arredondadas.

Autodesk Inventor para projetos mecânicos em 3D

O Autodesk Inventor tem ferramentas para que os profissionais trabalhem em projetos mecânicos 3D, documentação, modelagem, rendeirização e simulação de produtos.

O programa cria protótipos virtuais tridimensionais e funcionais. Isso significa que a animação mostra as peças como funcionam na vida real.

##lista_vantagens##

O que é Catia V5

Catia V5 é outro software de modelagem e simulação, amplamente utilizado em projetos mecânicos dos segmentos automotivo e aeroespacial. É utilizado em outras áreas da indústria, como desenvolvimento de equipamentos, tecnologia, arquitetura, energia, naval e outros.

Capacite-se no Educamundo

Para conhecer mais sobre os temas tratados neste artigo, faça o Curso Online Projetista Mecânico do portal.

Ao fazer a sua inscrição, você investe apenas {preco_matricula} e ganha acesso ao Pacote Master, que tem mais de 1.200 cursos online, e você pode fazer quantos quiser, durante um ano.

Inscreva-se agora mesmo e descubra todas as vantagens de fazer nossos cursos online com certificado.

Continue Sua Jornada de Conhecimento: Leituras Recomendadas para Você

Receba nossas próximas dicas de cursos e artigos do seu interesse em seu email.