Home / Blog / Dicas / Como o autoconhecimento ajuda na preparação para provas?
Pessoa em busca do autoconhecimento Dicas

Como o autoconhecimento ajuda na preparação para provas?

  • Por: Parceiros
  • 20/01/2021

 

Você já parou para se perguntar “será que eu me conheço de verdade?”. Por incrível que pareça, boa parte das pessoas não possuem um bom nível de autoconhecimento, e isso acaba prejudicando na sua busca por resultados e na conquista de objetivos.

Um exemplo bastante comum disso está relacionado às provas e avaliações, principalmente aquelas em que a pressão é enorme, como é o caso do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e dos vestibulares.

Então, se você enfrenta problemas de ansiedade e nervosismo que afetam sua performance na hora de uma prova, ou se não consegue tornar suas sessões de estudo mais produtivas, saiba que o autoconhecimento pode te ajudar bastante na sua preparação.

Então, quer saber mais sobre esse assunto? Vem com a gente e descubra como o autoconhecimento pode te ajudar a fazer melhores provas!

Por que o autoconhecimento pode ajudar na hora da prova?

O autoconhecimento é um processo, e o objetivo dele é identificar padrões de comportamento, pensamento e de hábitos pessoais. E, apesar de ser interno a cada pessoa, o autoconhecimento tem um forte impacto no mundo externo, sendo capaz de afetar a maneira com que reagimos ao mundo e às situações.

É justamente por isso que o autoconhecimento pode ser um grande aliado para momentos de alta pressão, como é o caso de provas e avaliações. Afinal, ele guarda uma forte relação com o controle emocional

Isso porque esse processo de aprender sobre si mesmo é fundamental para entender nosso interior, controlar nossos pensamentos e administrar comportamentos, evitando com isso impactos negativos nas situações em que nos deparamos.

Por exemplo, se você sabe que é uma pessoa ansiosa, pode desenvolver algumas técnicas para controlar sua ansiedade e se manter focado na hora da prova.

Além disso, a partir de um conhecimento maior de si mesmo, essa técnica permite que você entenda melhor seus desejos, objetivos e necessidades. Dessa forma, fica muito mais fácil desenvolver bons planos para atingir suas metas, bem como colocá-los em prática.

Então, caso você descubra que tem dificuldades para desenvolver uma rotina de estudo, por exemplo, o autoconhecimento pode te ajudar a entender como criar um hábito.

Assim, quando você desenvolve seu autoconhecimento, passa a ter uma noção maior do que você está sentindo, de quais são seus pontos fortes e fracos, e do que está faltando para realizar sua prova da melhor maneira possível!

Como desenvolver seu autoconhecimento e se preparar melhor para uma prova?

Agora, como utilizar o autoconhecimento para melhorar a sua performance na hora da prova? Vamos supor, por exemplo, que você já se conhece e sabe que tem uma dificuldade com ciências exatas. 

Com isso em mente, fica muito mais fácil entender qual deve ser seu foco na hora de estudar. A partir disso, você pode maximizar a eficiência dos seus estudos, o que é importante por dois motivos.

O primeiro e mais óbvio é que você estará mais preparado para a prova, visto que sua dedicação na hora do estudo será focada, aumentando a sua produtividade.

Já o segundo motivo é que com um maior preparo e um bom plano, você se sentirá mais confiante e tranquilo, duas características essenciais para se sair bem na hora da prova.

O controle da ansiedade tem uma importância fundamental para o bom desempenho em um exame. Segundo especialistas da Universidade Estadual de Londrina, “a ansiedade alta afeta o desempenho nas provas em junção de seu componente cognitivo que é a preocupação, que interfere na atenção que deve ser dispensada por inteiro à tarefa”.

Em outras palavras, quando estamos ansiosos, não conseguimos nos concentrar adequadamente. Como consequência disso, você pode acabar não prestando atenção nos detalhes das questões, aumentando as chances de errar uma pergunta que você já sabe a resposta, ou de cair em uma pegadinha.

Mas, então, o que fazer para resolver isso? Para começar, é preciso entender melhor sobre si mesmo, e um bom primeiro passo para isso é conferir os melhores livros sobre autoconhecimento.

Vale à pena também procurar uma mentoria. Um mentor pode oferecer uma espécie de “atalho” para a sua busca por autoconhecimento, além de auxiliar com questões relacionadas à ansiedade.

E, assim, ficamos por aqui. Esperamos que você tenha aprendido com a gente ao longo desse texto e desejamos boa sorte em seus futuros exames!

Esse artigo foi produzido pela equipe da Penser.

Artigos que podem te interessar:

Artigos em Destaque