As crianças expressam-se muito por meio de movimentos corporais. Isso incluiu correr, mexer as mãos, pular e até fazer caretas. Tudo isso representa atividades psicomotoras, porém, você sabia que essas ações podem ser trabalhadas para melhorar a aprendizagem infantil? Bem, é isso que vamos apresentar no artigo de hoje. Boa leitura!

A importância das atividades psicomotoras

Atividades psicomotoras são aquelas que marcam a interação entre o movimento muscular e o sistema nervoso. Elas são extremamente importantes para o ser humano em qualquer etapa da vida, mas para as crianças são indispensáveis. Afinal, o controle sobre o próprio corpo é a base para aprendizados mais complexos.

O governo do estado do Paraná fez um estudo sobre o tema e demonstrou que o desenvolvimento psicomotor da criança é necessário para trabalhar:

  • reflexos;

  • interação social;

  • locomoção;

  • linguagem;

  • postura;

  • equilíbrio;

  • imagem corporal;

  • consciência de espaço e tempo, entre outras coisas.

Diante de tal amplitude de benefícios, fica evidente que não podemos deixar de estudar sobre psicomotricidade e colocar seus conceitos em prática dentro da educação infantil.

Nos próximos tópicos, vamos lhe dar alguns exemplos de atividades para colocar em prática, porém caso você queira um conhecimento mais aprofundado, vale a pena conferir nosso Curso Online Psicomotricidade na Educação Infantil.

Criando jogos psicomotores para a educação infantil

A melhor forma de trabalhar a capacidade motora das crianças é por meio de jogos psicomotores. Estes misturam aprendizado com brincadeiras, o que deixa as dinâmicas mais atrativas e divertidas, algo essencial nos primeiros anos de vida.

Sendo assim, quando for realizar exercícios em sala de aula opte por atividades que valorizem:

  • a descoberta do próprio corpo;

  • o controle da respiração;

  • a velocidade na realização de movimentos;

  • a ajuda para com os demais colegas da sala;

  • o uso de sons;

  • o uso de objetos, como bolas e cordas;

  • a percepção espacial, utilizando desenhos ou materiais modeláveis etc.

Tudo isso pode ser feito por meio de atividades isoladas ou integrando vários movimentos em circuitos, que podem funcionar como gincanas. Os exemplos de como fazer isso estão no próximo tópico.

Exemplos de circuito psicomotor infantil

Não existe mistério na hora de montar um circuito psicomotor infantil. Você pode pensar em atividades para realizar na própria sala de aula ou levar as crianças até a quadra ou o jardim da escola, caso precise de mais espaço.

Aqui a dica é alternar as atividades. Se começar com um exercício de equilíbrio, o próximo pode trabalhar algum dos reflexos corporais e o seguinte exigir um pouco de força, por exemplo. Também se lembre de sempre incentivar o trabalho em equipe.

Circuito 1

  1. jogo de amarelinha;
  2. caça ao tesouro;
  3. jogo amarrar e desamarrar;
  4. repetir uma sequência de sons.

Circuito 2

  1. corrida do saco;
  2. jogo de bater palmas;
  3. fazer um autorretrato;
  4. andar com um pé só.

Circuito 3

  1. andar sobre uma linha reta desenhada no chão;
  2. jogo do passa anel;
  3. jogo para reproduzir movimentos;
  4. cantar cantigas.

Circuito 4

  1. passar por cima de pneus;
  2. fazer formatos geométricos em massa de modelar;
  3. engatinhar em um túnel de pano;
  4. jogo para acertar a bola em um cesto.

Circuito 5

  1. pular corda;
  2. juntar as partes de um boneco desmontado;
  3. fazer movimentos com bambolês;
  4. identificar o cheiro de algum ingrediente.

Os certificados do Educamundo podem ser usados para:


Prova de Títulos em Concursos Públicos

Horas complementares para faculdades

Complemento de horas para cursos técnicos

Progressão de carreira em empresas

Turbinar seu currículo

Revolucionar sua vida profissional e acadêmica

Jogos para alfabetizar brincando

Além das atividades para melhorar o controle das crianças sobre o próprio corpo, é possível utilizar jogos psicomotores para trabalhar o processo de leitura. Abaixo você conferir algumas opções para usar em sala de aula e alfabetizar brincando:

  1. recortar letras coloridas e pedir para as crianças formarem palavras usando cores iguais;

  2. determinar um movimento para cada vogal e pedir para as crianças reproduzirem;

  3. escrever sílabas em copos coloridos e dizer para o grupo empilhar os objetos formando uma palavra;

  4. usar o jogo da memória para diferenciar vogais e consoantes.

Jogos de aprendizagem são importantes para desenvolver a curiosidade infantil, ao mesmo tempo em que trabalham o desenvolvimento cognitivo. Eles são uma ferramenta pedagógica que trabalha a autonomia, a concentração, a cooperação, o raciocínio e as habilidades psicomotoras da criança. 

Gostou das opções de atividades que listamos ao longo do artigo? Todas elas são de fácil execução e ajudam a tornar a educação infantil mais dinâmica. Sendo assim, não perca tempo e comece a colocá-las em prática.

Caso queira ampliar seus conhecimentos sobre o processo de aprendizagem para crianças, aqui no Educamundo temos diversas opções de cursos online voltadas ao tema. O melhor é que você investe apenas uma taxa única de R$ 69,90 e tem acesso a todos os cursos do Pacote Master durante um ano.

Portanto, faça já sua inscrição na plataforma, capacite-se e melhore sua forma de ensino ao aprender com um portal que é referência em cursos online com certificado.