A arteterapia é um método das terapias alternativas que utiliza técnicas e recursos artísticos para tratamentos terapêuticos. Dessa forma, o paciente consegue refletir mais sobre seus problemas e expressar seus sentimentos. Confira mais sobre esse método no trabalho com crianças e idosos.

O uso da arte e terapia pode ajudar crianças e idosos

A mistura da arte e terapia é muito benéfica para vários tipos de tratamento, como ansiedade, depressão, entre outros. Ela ajuda a trabalhar a saúde mental, retirar os estresses do cotidiano e encontrar um bom equilíbrio emocional.

Essa prática é indicada para pessoas de todas as idades, ela estimula a criatividade, sendo muito boa para quem precisa desenvolver um desempenho profissional mais criativo. Além disso, ajuda a melhorar a aprendizagem de crianças.

Na utilização de pinturas e desenhos o uso das cores é muito importante para o estado emocional. As tintas, misturas de cores, formas e materiais artísticos ajudam a liberar os sentimentos internos, a tristeza, a angústia, a frustração e a raiva, colocando para fora através das criações.  

Arteterapia para idosos

Os benefícios do uso da arteterapia para idosos são muitos. Além de ser uma forma de hobby e lazer, ajuda a melhorar o estado físico e mental das pessoas mais velhas. Ela também ajuda a reabilitar movimentos, como o das mãos através da pintura e do corpo todo na dança.

A arte é uma forma de alcançar o seu interior, dessa forma, a arteterapia ajuda no autoconhecimento, ajudando a alcançar o melhor potencial do indivíduo. Ela também pode ser uma forma de melhorar a autoconfiança e aumentar a autoestima.

Além de tudo isso, promove a interação social através de grupos de pintura, desenho, bordado e dança, ajudando idosos a participarem de uma vida social mais ativa. Outro benefício é que ajuda a exercitar a memória.

Arteterapia para crianças

A arteterapia para crianças ajuda a potencializar melhor as capacidades intelectuais das crianças. Com ela é possível expressar os sentimentos internos, dando vida e cor a eles. Assim, é uma ótima forma de contribuição para resolver certos problemas emocionais.

Confira abaixo os principais tipos de arteterapia aplicados com crianças:

  • arte com os dedos: o toque dos dedos e mãos nas tintas é uma forma de relaxamento. A criança colocar as mãos na tinta e a utiliza como um pincel podendo desenhar em folhas de papel, madeira, chão, entre outros materiais.

  • pintar com os pés: nessa técnica são os pés recebem a tinta e formaram figuras de várias cores. Além de estimular a alegria e a criatividade, a criança encontra uma forma de diminuir a tensão e o estresse.

  • esculturas com material reciclável: em vez de jogar no lixo, você ensina a criança conceitos de sustentabilidade. Além disso, a criança pode expressar algum sentimento ruim ou problema que esteja enfrentando através da obra de arte.

  • desenhos na areia: o toque da areia pode ser muito bom para aliviar o estresse, tente estimular a criança a criar figuras na areia, e até mesmo esculturas.

A arteterapia no autismo infantil

A arteterapia no autismo infantil é um forte contribuinte das clínicas de psicologia que atendem esses pacientes. Ela ajuda a psicóloga a interagir com crianças autistas de forma mais lúdica.

A terapia trabalha com técnicas que são mais expressivas, possibilitando que o paciente se conheça e reflita sobre seus problemas emocionais. Ajuda também a reconstruir e integrar a personalidade. Crianças autistas possuem uma dificuldade maior em se expressar, através da arte elas têm essa oportunidade.

O que faz um terapeuta artístico?

O terapeuta artístico ajuda o paciente a observar, refletir, agir e pensar de forma mais consciente, enxergando o mundo de forma diferente e olhando para dentro de si, a fim de entender mais sobre o seu eu interior.

 

Os certificados do Educamundo podem ser usados para:


Prova de Títulos em Concursos Públicos

Horas complementares para faculdades

Complemento de horas para cursos técnicos

Progressão de carreira em empresas

Turbinar seu currículo

Revolucionar sua vida profissional e acadêmica

No nosso Curso Online Arteterapia você descobre mais detalhes e como utilizar essa técnica em tratamentos.

Se quiser estudar fazer mais cursos da área, o Educamundo possui o Pacote Master com mais de 1.200 cursos online para você aprender no seu ritmo. Você investe R$69,90 (taxa única e anual) e ganha acesso a todos os cursos do Pacote, e pode fazer todos os que quiser durante um ano inteiro. 

Aproveite essa oportunidade e melhore sua qualificação profissional com nossos cursos online com certificadoFaça a sua incrição agora mesmo comece se qualificar. Bons estudos!