Você sabe que para conseguir ler e entender um mapa é preciso que conheça o alfabeto cartográfico? Pois é, a linguagem dos mapas é formada pelos símbolos que representam esse alfabeto.

A alfabetização cartográfica e a leitura de mapas são bastante importantes na educação de crianças e jovens. É dessa forma que eles compreendem a relação entre tempo e espaço e conseguem respostas para questionamentos como “qual caminho é o melhor para eu chegar em determinado lugar?”, localizar pessoas que vivem em outras regiões e também para conhecer o ambiente no qual eles vivem.

Que tal conhecer um pouco mais sobre a alfabetização cartográfica, um dos temas do Curso Online Introdução à Cartografia do Educamundo?

Como é formado o alfabeto cartográfico e outros elementos

O alfabeto cartográfico tem três elementos básicos:

  • linha: representa limites de cidades ou estados, ferrovias, estradas, contornos de litoral e rios;

  • ponto: representa os estados, capitais, cidades etc.

  • área: representa as áreas dos estados, as industriais, os tipos de vegetação e outros elementos.

A importância da alfabetização cartográfica refere-se à linguagem cartográfica e está presente no dia a dia de todos: no uso de GPS, na leitura de mapas turísticos, em plantas de imóveis e outros.

Por isso que é essencial que essa alfabetização ocorra durante o ensino regular.

Cursos relacionados que podem te interessar:

Símbolos e convenções cartográficas

Os símbolos e as convenções cartográficas representam as informações geográficas dadas em mapas ou cartas cartográficas. Por serem universais, dispensam a necessidade da linguagem escrita, pelo reconhecimento da linguagem gráfica associada (e preestabelecida).

Como ler uma carta topográfica?

A carta topográfica representa os acidentes naturais e artificiais da superfície terrestre. Em escala e de maneia mensurável, mostra a posição altimétrica (relevo) e planimétrica.

Parte de sua leitura se dá por meio de cores:

  • Verde: planícies, vegetação (florestas, plantações, pomares e outros);

  • Amarelo: planaltos médios;

  • Marrom: planaltos, relevo (aterros, curvas de nível etc.);

  • Preto: construções humanas ou fenômenos culturais;

  • Rose: áreas urbanizadas;

  • Vermelho: rodovias;

  • Azul: hidrografia (rios, pântanos, lagos etc.), sendo que:

    • branco: baixas profundidades, entre 0 e 100 metros;

    • azul claro: profundidade entre 100 e 200 metros;

    • azul: profundidade de 2.000 a 6.000 metros;

    • azul marinho: fossas marinhas, entre 6.000 e 11.000 metros.

Símbolos de sistemas de coordenadas

A representação dos sistemas de coordenadas, que indicam longitude e latitude, são representadas pelo símbolo de graus: “º” e pela primeira letra dos pontos cardeais (em inglês ou em português).

A longitude se refere a uma distância ao meridiano de Greenwich, ao longo da Linha do Equador, de Leste a Oeste. Para representá-la, usa-se L ou E (do inglês East). A Oeste, usa-se O ou W (do inglês West). Exemplos: 20ºL ou 20ºE | 15ºO ou 15ºW.

A latitude se refere a uma distância à linha do Equador, ao longo do meridiano de Greenwich. Também é medida em graus e varia entre 0º e 90º, para Norte ou Sul. É representada pelas letras N e S. Exemplos: 25ºN | 25ºS

Para medidas mais precisas, utiliza-se a representação de minutos e segundos. Exemplo: 25ºN19’23”E

Os certificados do Educamundo podem ser usados para:


Prova de Títulos em Concursos Públicos

Horas complementares para faculdades

Complemento de horas para cursos técnicos

Progressão de carreira em empresas

Turbinar seu currículo

Revolucionar sua vida profissional e acadêmica

O que são símbolos cartográficos?

Símbolos cartográficos são as representações de um fenômeno ou objeto, de forma simplificada para fácil interpretação. Em mapas há vários, como o que representa locais em que há restaurantes, representado por um garfo e uma faca.

Quer saber mais sobre o alfabeto cartográfico e a ciência dos mapas e cartas? Faça nosso curso de Cartografia, descubra por que somos referência em cursos online com certificado e conheça nossos benefícios.

O primeiro é o baixo investimento: por apenas R$69,90 você ganha acesso ao Pacote Master, que tem mais de 1.200 opções em cursos online. Durante um ano inteiro você pode fazer quantos desses quiser.

Faça a sua inscrição no portal e comece seus estudos agora mesmo!