Categorias dos artigos

Receba nossas próximas dicas de cursos e artigos do seu interesse em seu email.

Agressividade na escola: como o educador pode se preparar

Agressividade-de-alunos3-2-1

Um dos grandes problemas no ambiente escolar na atualidade envolve alunos agressivos que tornam a sala de aula um local improdutivo e ameaçador para outros estudantes. 

Saber como solucionar a agressividade na escola é uma demanda urgente e que impacta a rotina de diversos professores e educadores brasileiros.

No artigo de hoje, iremos discutir sobre esse problema, buscando entender como resolver conflitos em sala de aula, como lidar com alunos agressivos e também oferecer uma dica bônus sobre como prevenir a agressividade na escola. Continue a leitura!

Agressividade na escola: um problema atual

A agressividade na escola é um problema que impacta a rotina escolar como um todo. Ela deixa a aula improdutiva para os alunos, transforma negativamente o local de trabalho do professor e cria empecilhos no desenvolvimento sociocomportamental dos estudantes. 

Por isso, é fundamental que os professores e a instituição como um todo tenham um plano de ação ágil, eficaz e em constante otimização, como resposta a eventuais situações do gênero. 

##lista_curso##

Como resolver conflitos em sala de aula

Para mediar e resolver conflitos em sala de aula, é preciso que o educador:

  1. Mantenha a calma e avalie a situação, buscando ouvir ambos os lados;

  2. Evite deixar o conflito escalar para agressões físicas ou verbais, intervindo preventivamente;

  3. Procure tranquilizar os alunos e acalmá-los;

  4. Resolva a situação fora da sala de aula com os envolvidos, sem a interferência de outros alunos;

  5. Procure promover o diálogo e a empatia. Faça com que os alunos escutem uns aos outros e busquem compreender o lado do colega;

  6. Proponha soluções que irão resolver o conflito, de forma com que ambas as partes estejam de acordo com a proposta.

Como lidar com alunos agressivos

Em casos de agressividade na sala de aula, é importante não engajar uma discussão com o aluno e manter-se firme. Procure conversar com os pais ou responsáveis legais, assim como notificar autoridades da escola. Em conjunto, estruturem um plano de ação para solucionar o problema. 

##lista_vantagens##

Como prevenir a violência na escola: um e-book completo sobre o tema

Entender como prevenir a violência na escola é fundamental para os professores e educadores que desejam não só solucionar esse problema tão grave, mas evitar que ele aconteça.

Por isso, o Educamundo estruturou gratuitamente o excelente e-book “Agressividade: o problema da escola contemporânea. Como pais e educadores podem prevenir e lidar com os diversos tipos de violência no ambiente escolar”.

Através dele, você entenderá a fundo os tipos de agressividade que podem ocorrer no ambiente escolar, além de conhecer incríveis estratégias de prevenção e solução para o problema. 

Você também pode se preparar e capacitar-se através do nosso Curso Online Como Lidar com a Agressividade de Alunos em Sala de Aula.

Aqui no portal, investindo R$69,90 por mês, você tem acesso não só a esse curso maravilhoso, como também a outros 1.200 cursos online disponíveis no Pacote Master pelo período de um ano. 

Mais de 200 mil alunos já atestaram a qualidade de ensino oferecido pelo Educamundo, um dos maiores portais de cursos online com certificado do Brasil. Não perca essa oportunidade incrível e inscreva-se agora mesmo. Invista em sua educação!

Baixe o e-book:

##banner_landing_page_3617##

Continue Sua Jornada de Conhecimento: Leituras Recomendadas para Você

Receba nossas próximas dicas de cursos e artigos do seu interesse em seu email.