Categorias dos artigos

Receba nossas próximas dicas de cursos e artigos do seu interesse em seu email.

Acupuntura para emagrecer: o que dizem os especialistas?

Acupuntura1-2-1

A acupuntura é uma técnica da medicina tradicional chinesa, cujo objetivo é trazer benefícios à saúde e contribuir para o bem-estar através da estimulação de pontos específicos do corpo, principalmente com a inserção de agulhas muito finas na pele.

A acupuntura tem se tornado muito popular na medicina ocidental, especialmente nos últimos 20 anos, com isso o número de estudos sobre sua capacidade de gerenciar a dor e outros problemas de saúde, como hipertensão, depressão e ansiedade aumentaram exponencialmente.

No entanto, não existem tantos trabalhos que se dedicam a explicar se a acupuntura funciona para outros problemas de saúde que cursam com questões estéticas, como a obesidade.

Neste artigo reunimos a opinião dos principais especialistas sobre acupuntura para emagrecer. Confira!

##lista_curso##

A acupuntura funciona como estratégia para emagrecer?

Em 2015, um estudo conduzido pela médica e pesquisadora egípcia Laila Ahmed Abou Ismail e seus colaboradores avaliou 80 pacientes, divididos em 3 grupos de acordo com o índice de massa corporal (IMC).

Os indivíduos receberam acupuntura por 6 meses em combinação com uma dieta com baixa quantidade de calorias. As sessões de acupuntura eram realizadas duas vezes por semana, com duração de 30 minutos.

Os pontos escolhidos foram:

  • Hegu (LI4);

  • Quchi (LI11);

  • Liangmen (ST21);

  • Tianshu (ST25);

  • Zusanli (ST36);

  • Fenglong (ST40);

  • Neiting (ST44);

  • Sanyinjiao (SP6);

  • Daheng (SP15);

  • Neiguan (PC6);

  • Taichong (LR3);

  • Guanyuan (CV4);

  • e Zhongwan (CV12).

Adicionalmente, acupontos foram estimulados semanalmente em cada orelha como alternativa, sendo eles: Shen men, boca, estômago, Sanjiao, fígado, baço, endócrino e fome.

Através da análise dos resultados, os pesquisadores concluíram que a acupuntura em combinação com a restrição da dieta mostrou-se eficaz na perda de peso e também na redução das reações inflamatórias associadas à obesidade. Desta forma, eles sugerem que a técnica possa ser usada como uma opção de tratamento auxiliar para o controle do excesso de peso.

Mais recentemente (2018), pesquisadores chineses se dedicaram a uma revisão de literatura sobre a eficácia da acupuntura para emagrecer. Foram incluídos 21 artigos de diversas nacionalidades, que totalizaram 1389 participantes.

Através de uma complexa análise dos dados compilados, os pesquisadores concluíram que a acupuntura é um tratamento eficaz para a obesidade. Além disso, destacaram que o mecanismo envolvido na perda de peso através da acupuntura é a regulação neuroendócrina.

Acupuntura auricular emagrece?

Evidências científicas sugerem que a acupuntura auricular é capaz de reduzir significativamente o Índice de Massa Corporal (IMC) em comparação com pacientes que não foram submetidos à técnica.

##lista_vantagens##

Acupuntura estética e médica

Com estes resultados é possível justificar o uso da acupuntura estética e médica para a perda de peso.

Se você quer saber tudo sobre esta técnica milenar, acesse o Curso Online Acupuntura. Esta capacitação — com materiais exclusivos e atualizados — faz parte do catálogo de cursos online com certificado do Educamundo e promete mudar sua visão sobre assunto.

Ficou interessado(a)? Para ter acesso a todos os cursos online do nosso portal é simples: acesse este link, invista na taxa de matrícula ({preco_matricula} ao ano) e pronto! Tenha acesso liberado aos mais de 1200 cursos do Pacote Master, sem pagar nada mais por isso. Aproveite!

Continue Sua Jornada de Conhecimento: Leituras Recomendadas para Você

Receba nossas próximas dicas de cursos e artigos do seu interesse em seu email.