Gosto por rituais e repetições é comum na infância! Qual criança não adora ouvir a sua história favorita antes de dormir todos os dias? Ou ainda, assistir o mesmo desenho várias vezes e cantar músicas com rimas que se repetem? 

É importante entender, contudo, que algumas vezes a necessidade de realizar rituais e repetir ações passa dos limites e deixa de ser considerada algo comum da infância. Nestes casos tais ações passam a causar sofrimento e comprometer a funcionalidades dos pequenos. 

Quando isso acontece, é necessário procurar ajuda profissional, pois estamos diante de um caso de TOC infantil. 

TOC em crianças deve ser tratado para não piorar na vida adulta

O TOC em crianças tende a se manifestar, principalmente, por volta dos 3 ou 4 anos, ficando ainda mais intenso no início da vida escolar. Neste período os sintomas ficam mais evidentes e começam a comprometer o desenvolvimento da criança.

Tratar o transtorno desde os primeiros sintomas é fundamental para que ele não piore, não se torne crônico e nem evolua para a vida adulta. Para isso, é essencial que pais e professores identifiquem os sintomas do TOC e procurem ajuda adequada.

O que é transtorno obsessivo compulsivo?

Transtorno obsessivo compulsivo, ou TOC, como é popularmente conhecido, é um transtorno de ansiedade em que a mente do indivíduo é constantemente invadida por pensamentos ruins que lhe causam medo ou desconforto. Na tentativa de inibir estes pensamentos (obsessão), a pessoa desenvolve algum tipo de ritual/mania (compulsão). 

Obsessão e compulsão: tipos mais comuns

Para ficar mais clara a relação entre pensamentos obsessivos e manias/rituais, ou seja, obsessão e compulsão, listaremos abaixo algumas das suas principais formas de manifestação de ambas.

Sintomas do TOC: obsessões

  • Medo de contaminação ou preocupação com germes/sujeira;

  • Pensamentos, impulsos ou imagens de teor violento ou agressivo, por exemplo, ferir ou agredir outra pessoa;

  • Pensamento de conteúdo sexual, como molestar uma criança;

  • Pensamento blasfemo, como ofender a Deus;

  • Pensamentos supersticiosos relacionados a datas, horários, números ou cores;

  • Preocupação excessiva em poupar dinheiro ou guardar coisas desnecessárias.

É importante compreender ainda, que várias situações podem servir de gatilhos para a manifestação desses sintomas do TOC. Veja a seguir alguns deles:

  • Chegar ou sair de casa: gatilho para pensamentos relacionados a dúvidas e verificações;

  • Usar um banheiro público, tocar em objetos em que muitas pessoas tocam, como torneiras, maçanetas, dinheiro: gatilho para medo de contaminação 

  • Passar perto de uma lixeira: gatilho para medo de contaminação

Sintomas de TOC: compulsões

  • Lavar as mãos repetidamente: compulsão decorrente do medo de contaminação;

  • Verificar portas, janelas e gás várias vezes: compulsão causada por dúvidas; 

  • Alinhamento de objetos, compulsão gerada pela obsessão por simetria;

  • Contar;

  • Rezar;

  • Repetir palavras ou frases.

Como se manifesta o TOC em crianças

Nas crianças as obsessões mais comum tem a ver com a perda de entes queridos ou medo de sujeira ou doenças.

O pensamento obsessivo sobre algo de ruim acontecer à mãe, por exemplo, pode desencadear compulsões como manter os brinquedos simetricamente organizados ou contar os passos.

Já ações como lavar as mãos muitas vezes, não ir ao banheiro fora de casa e evitar contato físico são decorrentes de pensamentos relacionados a medos de doenças e contaminação.

Crianças com TOC na escola

Como os pequenos passam muito tempo na escola, é comum que alguns dos sintomas do TOC fiquem mais nítidos neste ambiente. 

Crianças com TOC na escola acabam tendo muitas dificuldades que podem ser diminuídas a partir do uso de estratégias e metodologias adequadas. Para isso, é necessário que o educador compreenda a fundo as características da obsessão e compulsão causadas pelo transtorno.

Além de ações pedagógicas, o professor também deve orientar a família a procurar ajuda especializada de médicos e psicólogos, pois quase sempre é necessário associar tratamento medicamentoso e terapêutico.

Os certificados do Educamundo podem ser usados para:


Prova de Títulos em Concursos Públicos

Horas complementares para faculdades

Complemento de horas para cursos técnicos

Progressão de carreira em empresas

Turbinar seu currículo

Revolucionar sua vida profissional e acadêmica

Aqui no portal temos o Curso Online Inclusão da Criança com TOC onde abordamos o tema mais profundamente. Se você tem interesse em aprender mais não deixe de conhecer ele e os demais cursos online que oferecemos.

Facilitar o desenvolvimento infantil é uma das principais funções do educador e aqui no portal temos profissionais de ponta para fornecer os conhecimentos necessários para isso. 

Então, não deixe de inscrever-se na nossa newsletter para receber as novidades de cursos online com certificado opcional!