Categorias dos artigos

Receba nossas próximas dicas de cursos e artigos do seu interesse em seu email.

Cursos Online – Desmitificando o Ensino a Distância

Imagemtrio-5

Cursos online são uma modalidade de ensino-aprendizagem pela qual o aluno estuda de forma remota, de qualquer lugar. Surgiram a partir da metodologia do ensino a distância e promoveram transformações no cenário da educação. São elaborados com base em práticas pedagógicas que visam contemplar a forma de ensino a distância e garantir ao aluno um aprendizado tão eficiente quanto o de cursos presenciais.

A busca por cursos online tem aumentado consideravelmente ano após ano. Seja pela rotina cada vez mais cheia, que impede o deslocamento até uma unidade física, seja pelo aumento da diversidade de opções de cursos oferecidos, seja pelos custos mais acessíveis ou por diversos outros fatores. Neste texto abordaremos de uma forma completa o assunto, mas antes de falarmos sobre cursos online é importante que você esteja informado sobre aspectos legais da educação e também sobre as modalidades de ensino que atualmente são praticadas hoje no Brasil.

Sobre a regulação de cursos pelo MEC

Primeiramente, você sabe o significado da sigla MEC? Pode parecer óbvio, mas muita gente não sabe que o MEC ou Ministério da Educação é um órgão do Governo Federal que trata da política nacional de educação em geral, compreendendo: ensino fundamental, médio, técnico e superior.

Portanto, quando ouvimos que determinado curso tem (ou não) reconhecimento pelo MEC, significa que o Ministério da Educação deu (ou não) seu aval para o funcionamento daquele curso.

O que são Cursos Livres?

O que muita gente não sabe, é que existe uma categoria do ensino chamada de “Cursos Livres” onde ainda não cabe ao MEC legislar sobre ela. Sabe aquele curso de Excel Avançado que vai te ajudar a não quebrar mais a cabeça com tantas fórmulas? Ou mesmo aquele curso de Primeiros Socorros que poderá te tirar de alguma situação de risco? Pois bem, esses são exemplos de cursos livres, com cargas horárias variáveis, que são ofertados de forma presencial e online em todo país.

Os cursos livres são amparados pela Lei 9.394/96. O Artigo 42 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e da Lei nº 11.741/08, que cuida da Educação Profissional diz que: "As instituições de educação profissional e tecnológica, além dos seus cursos regulares, oferecerão cursos especiais, abertos à comunidade, condicionada a matrícula à capacidade de aproveitamento e não necessariamente ao nível de escolaridade." Cursos livres são categorizados como modalidade de educação não formal de duração variável, destinada a proporcionar ao trabalhador conhecimentos que lhe permitam se profissionalizar, se qualificar e se atualizar para o trabalho. Portanto, os cursos livres independem de autorização dos órgãos de educação para serem ofertados, sejam eles presenciais ou online. Claro que isso não isenta as empresas e instituições sobre outros aspectos legais que regem a nossa legislação. 

Sobre Cursos Online

Você sabia que do total de alunos matriculados em cursos de graduação em 2014, cerca de 1,2 milhão pertenciam a cursos online? Segundo a ABED (Associação Brasileira de Educação a Distância), esse número representou a expressiva marca de 15% do total de matrículas em nível superior daquele ano.

Já os cursos livres contaram tanto com o maior número de cursos oferecidos na web em 2014 (80% do total) quanto com o maior número de matrículas (77% da amostra), contra 12% dos cursos regulamentados totalmente a distância e 11% dos semipresenciais e disciplinas EAD de cursos presenciais.

Hoje são inúmeros os portais que oferecem cursos a distância. Fizemos uma rápida consulta no google e percebemos mais de 40 sites que ofertam essa categoria de cursos. Mas é preciso ficar alerta: mesmo que o curso não tenha exigência de ser reconhecido pelo MEC, é bom verificar o histórico da empresa/instituição e checar se não existem muitos protestos no Reclame aqui. Um certificado de uma empresa respeitada pode significar a sua entrada no mercado de trabalho ou mesmo aquela sonhada progressão na carreira.

É importante dizer: sempre desconfie de instituições que oferecem cursos online gratuitos. Pesquise bem antes de finalizar a matrícula. Afinal, toda empresa tem contas e elas não se pagam sozinhas. Outra dica é sempre ficar atento a quantidade de alunos matriculados/satisfeitos em determinado portal. Quanto maior esse número, menor serão as chances de decepção.

cursos online

Então por que optar por cursos online? Vamos te dar 4 bons motivos

  1. Menor Investimento

Um fator determinante na hora de escolher entre um curso presencial e um online, sem sombra de dúvidas, é o preço da matrícula e/ou mensalidades. Por contar com um aparato físico maior, os custos de uma escola tradicional são proporcionalmente maiores, e isso vai refletir diretamente no bolso do aluno. Os cursos online, por outro lado, são mais acessíveis, afinal, com uma infraestrutura reduzida – devido às aulas estarem hospedadas em servidores online – os gastos são menores e isso possibilita uma política de preços mais baixos. Lembre-se que os gastos com alimentação e transporte também ficam fora da conta quando se opta pelo ensino a distância.

  1. Mais Segurança

Outro ponto forte que pesa na hora da decisão é a segurança. Muita gente não se sente segura – e com razão – em se deslocar por determinadas áreas da sua cidade. Principalmente nos grandes centros urbanos, onde a onda de assaltos é gigantesca em todo o país. Logo, a segurança do lar, vai contar e muito a favor dos cursos online.

  1. Flexibilidade de horários

Uma das coisas mais preciosas hoje em dia é o tempo. As demandas do dia-a-dia nos atarefam tanto que muitas vezes mal nos resta tempo para ter uma boa noite de sono. Saber otimizar seus horários pode te ajudar a ter mais energia durante seu período de trabalho e de estudos. Para quem não possui muito tempo disponível, o ensino a distância se mostra muito favorável. Afinal, o conteúdo pode ser acessado a qualquer momento do dia ou da noite inclusive aos finais de semana.

  1. Facilidade de acesso

Hoje em dia o acesso a educação de base, a universidade e aos cursos livres pode até ser comum aos moradores das grandes cidades brasileiras. No entanto, grande parte da nossa população que vive em áreas mais afastadas, não tem condições de estudar devido as grandes distâncias que devem percorer até as escolas mais próximas. Pensando nisso, os cursos online se tornam a forma de educação mais democrática do nosso país, pois são capazes de atender a 100% da população brasileira. Sabemos que nem todos possuem acesso a internet banda larga residencial, porém, quase todas as empresas e instituições de ensino a distância oferecem seus conteúdos também para smartphones e tablets, tornando o acesso possível a quem conta apenas com a internet móvel.

##lista_vantagens##

É bom deixar claro: o ensino a distância não é feito só maravilhas, é preciso esforço e dedicação por parte dos alunos. Ou seja, sua economia, sua segurança, seus horários simplificados e sua facilidade de acesso devem estar atrelados ao seu comprometimento com os estudos. Nos cursos ead, o aluno é o maior responsável pelo próprio sucesso.

Recapitulando

  • 1. O que é ensino a distância? Ensino a distância é qualquer forma de educação ou qualificação profissional que não exija a presença do aluno e do educador no mesmo local e na mesma hora.
  • 2. O que é EAD livre? EAD livre se refere aos cursos livres, que são programas de capacitação, aprimoramento e aperfeiçoamento profissional.
  • 3. Como fazer um curso online? Para fazer um curso online é preciso ter um equipamento com acesso à internet – computador, notebook, smartphone ou tablet e acesso, via inscrição, a uma plataforma de ensino a distância.
  • 4. Onde fazer cursos online com certificado? Em portais de cursos online livres, como o Educamundo.
  • 5. Como colocar cursos online no currículo? Os cursos online livres devem ser colocados em “Cursos de aperfeiçoamento”. Coloque o nome do curso, a instituição, a carga horária de estudos e o término. Mas atenção: só cite o curso se tiver o certificado emitido pela instituição.

E você, tem algo a nos dizer sobre sua experiência com cursos online? Restou alguma dúvida sobre as diferenças entre as modalidades de ensino ou sobre regulação do MEC? Deixe seu comentário, compartilhe conosco suas dúvidas.

Continue Sua Jornada de Conhecimento: Leituras Recomendadas para Você

Receba nossas próximas dicas de cursos e artigos do seu interesse em seu email.