post.blade.php
Home / Notícias / Estudo / A necessidade de adaptação dos profissionais de educação
sidebar.blade.php
Qualificação e adaptação na pandemia Estudo

A necessidade de adaptação dos profissionais de educação

  • Por: Equipe Educamundo
  • 25/02/2021

Com o avanço da pandemia, muitos profissionais tiveram que se reinventar, alguns pelas portas que se fechavam com o agravamento da crise no país, outros pela necessidade de se adaptar ao novo mundo, mais dependente da tecnologia.

Dentre os profissionais que precisaram passar por este processo, estão os professores.

A eles surgiu a necessidade de se adaptar aos computadores e às câmeras para transmitir conhecimento aos seus alunos, que pela ocasião, não podiam frequentar o ensino presencial.

Diante desse cenário, surge a necessidade de qualificação e treinamento para o uso de uma didática diferenciada e ferramentas digitais e o estudo tem sido a ferramenta mais eficiente para que os docentes consigam atingir esses objetivos.

Desafios da pandemia

Antes mesmo da pandemia, profissionais da educação tinham certas dificuldades para transmitir o conhecimento e educar seus alunos. 

Despertar o interesse em aprender era, sem dúvidas, a mais difícil missão de cada profissional da educação.

Essa dificuldade foi ampliada, quando surgiu a necessidade de ensinar por meio de dispositivos virtuais e ainda assim fazer com que as crianças e jovens consigam manter a concentração diante de um cenário repleto de distrações, que é a sua casa.

A educação a distância já era prevista

A educação a distância em meados de 2019 (antes da pandemia) já era uma realidade quase inevitável e que se debatia nas mais variadas classes da academia. Entretanto, sabia-se que, mesmo estando próximo, essa revolução na educação demoraria a acontecer.

Com a pandemia, esse processo foi acelerado, foi preciso estruturar um treinamento de profissionais para que eles possam pensar uma nova didática que se adeque a essa realidade.

Professores precisaram se reinventar

Deste cenário surgiram as aulas remotas, a maneira que esses profissionais tinham para transmitir conhecimento. 

Mas como criar uma aula remota e como fazer para dominar essas ferramentas digitais?

Os cursos online com certificado tem sido a alternativa para milhares de profissionais se qualificar de maneira rápida e com maior eficiência.

Com eles é possível se aperfeiçoar, entender esse novo cenário e ficar preparado para os desafios que ainda podem surgir.

Aqui no Educamundo foi criado uma força tarefa para esse momento em que estamos passando. Diversos cursos online foram elaborados ou atualizados para que possamos atender aos profissionais de educação com um material de extrema qualidade.

O setor pedagógico do portal tem sido fundamental neste momento, pensando em soluções como o curso de aulas online, que contém o conteúdo necessário para o profissional se destacar.

Além dele, mais de 1200 opções de cursos estão disponíveis no portal e o aluno pode explorar todas elas assinando o Pacote Master. Para isso, basta se matricular e aproveitar para estudar por um ano inteiro, sem mensalidades.

Volta da rotina é o maior desejo de todos os profissionais

Apesar da necessidade de adaptação, o maior desejo de todos os profissionais é a volta do ensino presencial que aos poucos vem retornando nos estados.

De um lado vemos alunos ansiosos pelo retorno das atividades e reencontro dos colegas, além dos pais que desejam o retorno das atividades com segurança.

Do outro estão os profissionais da educação que anseiam pelo retorno da normalidade de sua rotina.

De um modo ou de outro resta a esperança de que dias melhores estão por vir.