Home / Cursos Online / Formação Profissional / Gestão de Manutenção Predial

Curso Online Gestão de Manutenção Predial

Avaliação

O que você aprenderá

  • Os fundamentos da manutenção predial
  • As normas técnicas, legislação e manuais para a manutenção adequada
  • A relação entre inspeção predial, manutenção e reforma predial
  • A gestão da manutenção em obras públicas
  • A manutenção de edifícios antigos, históricos e tombados
  • A acessibilidade nos edifícios.  

Descrição

Seja no centro da cidade ou em bairros mais afastados não é difícil encontrar edifícios que claramente precisam de um “trato”. Fachadas degradadas e pinturas descascando são os primeiros elementos que denunciam o estado do imóvel.  

Um olhar mais apurado provavelmente mostrará também desgaste no sistema elétrico, infiltrações, rachaduras e vazamentos. E, o pior, apesar de alguns estarem abandonados, a verdade é que a maioria encontra-se em pleno uso.

Tais deficiências resultam em uma série de perigos e prejuízos financeiros. Queda de marquises, incêndios e até desabamentos são algumas possibilidades que configuram perigo. 

Por outro lado, tais anomalias, associadas a desgaste de elementos estéticos provocam uma considerável desvalorização do imóvel. Sem contar que também diminui a vida útil do edifício, assim, uma obra com potencial para durar 50 anos ou mais acaba inutilizado mais cedo. 

A fim de evitar esse cenário foram criadas normas técnicas e leis que oferecem diretrizes para uma rígida, periódica e adequada manutenção predial. 

Por ser tão importante para as edificações, a manutenção predial deve ser baseada em normas específicas e seguir algumas leis. 

A norma técnica base é a ABNT NBR 5674, nela estão as diretrizes para procedimentos envolvendo eletricidade, ar-condicionado, fachada e outros.

Alguns procedimentos, inclusive, devem ser executados conforme os critérios de outras normas ou leis, portanto na ABNT NBR 5674 a equipe especializada em manutenção também encontrará menções a normas e legislação complementares.

Todas essas informações, assim como função de cada equipe, documentação, periodicidade e custos estão descritas NBR 5674. Um documento norteador para a gestão de manutenção predial que deve ser seguido desde a entrega do edifício. 

Sempre tendo em mente que, além dos processos periódicos (manutenção preditiva e manutenção preventiva), existe ainda a manutenção corretiva, indicada para emergências, por exemplo.

Todas, no entanto, sempre centralizadas na extensão da vida útil do imóvel, com soluções que envolvem preservação das características originais do prédio e do nível de desempenho.

Afinal, construir novos prédios envolve recursos financeiros e questões ambientais, sendo inviável simplesmente descartar edificações que deixam de entregar o nível de desempenho para qual foram construídas.

Bom, já deu para perceber que a gestão de manutenção predial envolve um passo a passo bem rigoroso, certo? 

Mesmo delegando muitas das tarefas, o síndico e o gestor predial devem conhecê-las a fundo e descrevê-las minuciosamente em um documento chamado plano de manutenção. 

Até porque, saúde do edifício e segurança das pessoas estão ligadas a uma adequada gestão de manutenção. 

Então, se sua intenção é entender os conhecimentos exigidos nesse área confira nosso Curso Online Gestão de Manutenção Predial. 

 

O que você vai estudar sobre manutenção predial

O curso é composto por dez módulos, sendo que cada um deles conta com um tema essencial para a prática correta da manutenção, todos sempre baseados em normas técnicas e leis vigentes. 

Conteúdo base de gestão e manutenção predial, por exemplo, são apresentados logo no primeiro módulo. Assim o você já consegue uma noção geral da área. 

Já os temas das aulas do segundo módulo são a respeito das normas e legislações envolvidas na prática dessa atividade. Além disso, há ainda guias e manuais que mostram o passo a passo dos procedimentos.

No terceiro módulo as aulas se concentram na relação entre inspeção, manutenção e reforma predial, sendo que o foco é detalhar com clareza as diferenças entre os processos. 

Já no quarto módulo há informações sobre os principais tipos de manutenção ( manutenção preventiva, manutenção preditiva e manutenção corretiva). A intenção é que você entenda qual a situação ideal para se aplicar cada uma.

Outro ponto importante abordado no quarto módulo é a importância da manutenção para a valorização, vida útil e saúde do imóvel.

Além disso, sabemos que quando o assunto é setor público sempre há algumas peculiaridades envolvidas. Então criamos o quinto módulo totalmente focado nesse tema. 

Inclusive, para facilitar a compreensão, foram inseridos estudos de casos que deixam ainda mais claro como o processo de manutenção ocorre nas obras públicas. 

Os prédios antigos, históricos e patrimoniais, assim como as obras públicas, reservam algumas especificidades quanto a a suas manutenções. Por isso o tema também recebeu um módulo exclusivo, o sexto módulo.

Para que você entenda melhor sobre a parte de gerenciamento, incluindo as responsabilidades dos gestores, síndicos e demais membros da equipe, o sétimo módulo é composto por aulas focadas na parte mais burocrática, a administrativa. 

O tema acessibilidade também é muito importante de ser abordado quando o assunto é a gestão de manutenção de edifícios, portanto as aulas relacionadas a ele são apresentadas no oitavo módulo cinco.

No nono módulo as aulas estão focadas na comunicação técnica e padronizada que deve ser utilizada entre os membros da equipe de manutenção predial.

Trata-se do código Q, uma linguagem utilizada nas conversas por rádio, para informar sobre possíveis problemas.

Por fim, o décimo e último módulo, é sobre tendências para o mercado da construção civil. 
Isso porque, conforme novos materiais e softwares são aplicados nas construções, o trabalho do manutencista predial sofre modificações. Assim sendo, é essencial que a equipe de manutenção esteja a par das novidades do mercado.

Áreas de atuação para quem conhece os processos de manutenção predial

Administração de condomínios, setor hoteleiro, escritórios de engenharia e empresas de consultoria são alguns dos tipos de organizações que contratam profissionais ligados ao setor de manutenção predial. 

Nesses locais há um grande campo de atuação, há ocupações para profissionais com formação básica, técnica e superior. Afinal, o mercado precisa tanto de profissionais operacionais como administrativos.

Objetivos

• Diferenciar os tipos de manutenção existentes.
• Relacionar a manutenção predial aos processos de inspeção e reforma.
• Conhecer normas, leis e documentação envolvida na gestão da manutenção predial.
• Descobrir a importância do tripé síndico, zelador e administradora.
• Entender como se dá a manutenção predial no setor público.
• Analisar os benefícios dos softwares para a rotina de gerenciamento.

Área de aplicação

O Curso Online Gestão de Manutenção Predial é indicado para todos os profissionais envolvidos no processo de conservação das edificações. Síndicos, gestores, consultores, manutencistas e demais profissionais operacionais vão se beneficiar bastante com o conteúdo das aulas.

Pré-requisitos acadêmicos

Nossos cursos online com certificados são direcionados para várias áreas de atuação profissional, para que estes possam aperfeiçoar e atualizar seus conhecimentos, bem como para uma constante capacitação na modalidade de cursos profissionalizantes Livres online.

MEC e Conselhos Profissionais

Uma dúvida muito comum entre os alunos é se os certificados de cursos livres são reconhecidos pelo MEC, mas esta é uma questão que fica muito simples depois de conhecermos suas responsabilidades.

O MEC somente reconhece cursos online ou presenciais de graduação ou pós graduação. Ou seja, os cursos livres não são regulamentados pelo MEC. Mas pode ficar tranquilo, pois nossos cursos são válidos e reconhecidos de acordo com a lei. Vamos aos detalhes:

Veja a explicação no próprio site no MEC:

“Há exigência de atos autorizativos para a oferta de "cursos livres", como de capacitação, extensão e aperfeiçoamento, por exemplo?
Não. O que caracteriza os "cursos livres" é justamente a ausência de atos autorizativos por parte do Poder Público...”

Quer conferir? Segue o link do site do MEC: http://portal.mec.gov.br

Como aluno do Educamundo é pessoa bem informada, ainda trazemos mais detalhes sobre regulamentações de cursos:

Quanto aos cursos técnicos ou de ensino médio?
Para estes, a regulamentação fica a cargo das Secretarias Estaduais de Educação.

E no ensino fundamental e infantil?
A regulamentação fica a cargo das Secretarias Municipais de Educação

Mas então, qual a regulamentação para os cursos livres?
Nossos cursos livres são amparados pelas seguintes legislações:

  • Lei de Diretrizes e Bases - LDB - Lei 9394/96, Art.40;
  • CNE/CNB Nº 06/2012, Art. 25;
  • Decreto Presidencial 5154/2004, Artigo 3º e § 2º.

E para quê servem os certificados de cursos livres?
Nossos certificados são frequentemente utilizados para:

  • Fins curriculares;
  • Provas de títulos;
  • Avaliações de empresas, bem como promoções internas;
  • Para enriquecer o currículo;
  • Para obter gratificações adicionais conforme plano de carreira;
  • Para seleções em mestrados e doutorados;
  • Para créditos de carga horária ou extensão em universidades, concursos públicos e várias outras possibilidades, nas modalidades atualização, aperfeiçoamento ou capacitação.

Nossos certificados são amplamente aceitos em universidades e instituições diversas, tanto do setor público quanto do setor privado.

No entanto, como somos zelosos com nossos alunos, orientamos a consulta prévia a editais e orientações dadas por cada entidade, conselhos profissionais (CRECI, CRO, CREA e outros) ou na instituição que irá apresentar o certificado pois, apesar de estarmos amparados legalmente, poderá haver alguma norma ou especificação que impeça sua aceitação. Deste modo, como atendemos todo o Brasil e os certificados são utilizados para diversos fins, torna-se impossível nossa instituição garantir a aceitabilidade do mesmo em todas as hipóteses.

Conteúdo Programático

Introdução

Módulo I: Fundamentos da manutenção predial: tipos, termos técnicos e manuais

  • Introdução a manutenção predial
  • Manutenção das edificações: o processo de construção além da entrega
  • Onde aplicar a manutenção predial
  • Manutenção corretiva, preventiva e preditiva
  • Manutenção preventiva, inspeção periódica e sistemas de gestão
  • Como realizar manutenção preventiva: plano, gastos e instalações de ar-condicionado
  • Termos técnicos na inspeção e manutenção predial
  • As novas técnicas de conservação de edifícios no contexto brasileiro

Módulo II: PMOC, normas técnicas, legislação e manuais para a manutenção predial

  • O que é ABNT 5674 e sua importância
  • ABNT 5674: obrigações do síndico, ponto de vista dos tribunais e planejamento
  • Análise das normas condominiais
  • Normas de gestão da manutenção e reformas
  • ABNT publica revisão da norma 5626: sistemas prediais de água
  • Norma de portas de madeira é atualizada
  • O que é PMOC?
  • Lei 13.589/18 e a obrigatoriedade da manutenção do ar-condicionado
  • Documentação legal do edifício
  • Manual do proprietário e manual das áreas comuns
  • Plano de manutenção predial preventiva e corretiva

Módulo III: Relação entre inspeção predial, manutenção e reforma predial

  • Inspeção predial: a saúde dos edifícios
  • Inspeção predial
  • A nova NBR 16.747: procedimentos para inspeção predial
  • A importância de manutenção preventiva das edificações segundo Crea-SE
  • Saiba diferenciar manutenção, reparo e reforma
  • Reforma predial: obra ou serviço de engenharia
  • Obras, reformas e serviços de manutenção predial: reflexão acerca dos conceitos legais
  • Aspectos técnicos e legais em obras de reforma em edificações
  • ABNT NBR 16280: reforma em edificações
  • Reforma em edificações: ART e RRT, controle de obras e garantias

Módulo IV: Gestão da manutenção: importância para a saúde, vida útil e valorização predial

  • Diagnóstico da gestão da manutenção predial: realidade brasileira
  • A importância da manutenção preventiva para o bom desempenho da edificação
  • Vidas úteis de máquinas e equipamentos
  • Desvalorização de patrimônio e perda de garantia do edifício
  • Valorização do patrimônio através da manutenção predial
  • Manutenção de arranha-céus é a garantia de um futuro
  • A falta de manutenção predial e a perda incalculável de patrimônio histórico
  • Manutenção das edificações como prevenção de incidentes

Módulo V: Gestão e manutenção em obras públicas

  • Manual de manutenção para obras públicas
  • Orientações para a preservação dos prédios escolares
  • Recomendações básicas para a contratação e fiscalização de obras de edificações públicas
  • Gerenciamento de projetos de engenharia de manutenção em edifícios públicos
  • Indicadores para a gestão de manutenção de edifício público
  • Auditoria de regularidade da manutenção predial da rede pública de saúde
  • Implementação de sistema de manutenção predial e equipamentos em estabelecimento de saúde
  • Plano de gestão de logística sustentável e a eficiência nas contratações públicas
  • Edifícios históricos de São Paulo

Módulo VI: Edifícios antigos, históricos e tombados

  • Identificação de problemas estruturais em edifícios antigos
  • Manutenção da estrutura em edifícios antigos
  • Manutenção predial e reabilitação de edifícios
  • Prédios antigos, porém seguros: uma realidade possível
  • Vistoria técnica com emissão de laudos em edifícios antigos
  • A importância dos serviços de manutenção no patrimônio histórico
  • Inspeção predial para restauro de imóveis tombados
  • Cuidados e manutenção em edifícios tombados
  • Obra de manutenção e conservação em patrimônio cultural
  • Procedimentos de inspeção predial para imóveis patrimoniais com foco na manutenção

Módulo VII: Gestão, metodologias e ferramentas

  • Instrumentos que melhoram a gestão de manutenção em condomínios
  • Ferramentas para facilitar a manutenção em condomínios
  • Principais ferramentas de gestão da manutenção
  • KPIs para manutenção predial
  • Softwares de gestão na manutenção predial
  • BIM: o que essa tecnologia da construção civil faz por seus projetos?
  • Manutenção predial utilizando a metodologia BIM
  • BIM é o futuro da construção civil? Decreto Federal estabelece o uso do BIM em obras públicas
  • Gerente predial X zelador
  • O papel do zelador no condomínio
  • Contratação de profissionais para manutenção predial
  • Terceirização de mão de obra na manutenção predial

Módulo VIII: Acessibilidade nos edifícios

  • Acessibilidade em edificações
  • Acessibilidade nas edificações de uso público
  • Mapeamento da acessibilidade em edifícios públicos de cultura
  • Relação entre inspeção predial e acessibilidade
  • NBR 9050:2020 e suas principais alterações

Módulo IX: Código Q: comunicação padronizada entre os profissionais de manutenção predial

  • O que é e como usar o código Q
  • Principais códigos Q
  • Código fonético internacional

Módulo X: Novas tecnologias, sustentabilidade e acessibilidade: tendências que afetam o trabalho do manutencista

  • As novidades na área de manutenção de edificações
  • Revolução das construtechs: as construtoras do futuro
  • Tendências engenharia civil: o que esperar do setor?
  • Fundação Vanzolini lança primeira certificação do Brasil de sustentabilidade em condomínios
  • Sustentabilidade na construção civil: entenda a importância e como aplicar
  • Como promover conforto térmico nas construções? Veja 4 possibilidades
  • Sistemas construtivos inovadores
  • Internet das coisas aplicada à construção civil
  • Realidade aumentada aplicada na construção civil

Conclusão

Bibliografia

Créditos

1
MATRICULE-SE
Acesse mais de 1.200 cursos por um ano inteiro investindo apenas R$ 69,90.
2
ESCOLHA SEUS CURSOS
Você escolhe quantos cursos deseja fazer e aproveita todo o material selecionado pela equipe pedagógica.
3
AVALIE SEUS CONHECIMENTOS
Você escolhe a carga horária do curso, entre 5h a 420h e faz uma avaliação de verdadeiro ou falso.
4
CONQUISTE SEU CERTIFICADO
Seja aprovado na avaliação, pague a taxa e emita seu certificado para subir de nível em sua carreira.

O que faz com que nosso certificado seja tão valorizado e destaca o Educamundo

  • Tempo ideal de estudos

Uma plataforma que respeita o tempo mínimo de estudos para dar credibilidade a quem aprende e confiança a quem contrata.

  • Autenticidade do certificado

Todo certificado possui o QR Code, um número exclusivo para dar segurança para você e quem recebe seu certificado.

  • Múltiplos conteúdos

Oferecemos, em nossos cursos, conteúdos diversificados e rigorosamente escolhidos por nosso setor pedagógico, para lhe proporcionar o melhor desenvolvimento e senso crítico.

  • Carga horária flexível

Aqui você tem a liberdade para escolher cargas horárias entre 5h e 420h, conforme sua necessidade.

Cursos online em diversas áreas do conhecimento

No Educamundo, você encontra cursos online sobre Administração, Saúde, Direito, Comunicação, Educação, Idiomas, Bem-estar, Psicologia, Tecnologia, entre muitas outras áreas do conhecimento. Oferecemos mais de 1.200 opções de cursos para agregar valor à sua formação acadêmica, profissional e pessoal.

Todos os cursos online com certificado são desenvolvidos por um setor pedagógico dedicado que seleciona os temas de alta relevância e os materiais mais enriquecedores.

Certificados valorizados e com flexibilidade

Oferecemos também a opção de obter uma certificação de qualidade em todos os cursos. A carga horária da certificação varia entre 5 e 420 horas e é definida pelo aluno antes de fazer a avaliação.

Os cursos online com certificado são excelentes para você:

  • Prova de títulos em concurso público;
  • Melhorar sua performance em entrevistas de emprego e processos de progressão de carreira;
  • Somar horas em atividades complementares da faculdade;
  • Comprovar seus conhecimentos.

Um Ambiente Virtual de Aprendizagem que lhe dá total liberdade

Para agregar a qualidade do ensino a recursos tecnológicos excelentes, o Educamundo disponibiliza um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). Trata-se de um ambiente totalmente dinâmico, intuitivo e otimizado para computadores e dispositivos móveis.

No AVA você:

  • Confere todos os materiais contidos nos cursos;
  • Consegue facilmente assimilar todas as aulas;
  • Se organiza de maneira prática;
  • Acompanha todo o processo de certificação.

O que você aprenderá

  • Os fundamentos da manutenção predial
  • As normas técnicas, legislação e manuais para a manutenção adequada
  • A relação entre inspeção predial, manutenção e reforma predial
  • A gestão da manutenção em obras públicas
  • A manutenção de edifícios antigos, históricos e tombados
  • A acessibilidade nos edifícios.  

Descrição

Seja no centro da cidade ou em bairros mais afastados não é difícil encontrar edifícios que claramente precisam de um “trato”. Fachadas degradadas e pinturas descascando são os primeiros elementos que denunciam o estado do imóvel.  

Um olhar mais apurado provavelmente mostrará também desgaste no sistema elétrico, infiltrações, rachaduras e vazamentos. E, o pior, apesar de alguns estarem abandonados, a verdade é que a maioria encontra-se em pleno uso.

Tais deficiências resultam em uma série de perigos e prejuízos financeiros. Queda de marquises, incêndios e até desabamentos são algumas possibilidades que configuram perigo. 

Por outro lado, tais anomalias, associadas a desgaste de elementos estéticos provocam uma considerável desvalorização do imóvel. Sem contar que também diminui a vida útil do edifício, assim, uma obra com potencial para durar 50 anos ou mais acaba inutilizado mais cedo. 

A fim de evitar esse cenário foram criadas normas técnicas e leis que oferecem diretrizes para uma rígida, periódica e adequada manutenção predial. 

Por ser tão importante para as edificações, a manutenção predial deve ser baseada em normas específicas e seguir algumas leis. 

A norma técnica base é a ABNT NBR 5674, nela estão as diretrizes para procedimentos envolvendo eletricidade, ar-condicionado, fachada e outros.

Alguns procedimentos, inclusive, devem ser executados conforme os critérios de outras normas ou leis, portanto na ABNT NBR 5674 a equipe especializada em manutenção também encontrará menções a normas e legislação complementares.

Todas essas informações, assim como função de cada equipe, documentação, periodicidade e custos estão descritas NBR 5674. Um documento norteador para a gestão de manutenção predial que deve ser seguido desde a entrega do edifício. 

Sempre tendo em mente que, além dos processos periódicos (manutenção preditiva e manutenção preventiva), existe ainda a manutenção corretiva, indicada para emergências, por exemplo.

Todas, no entanto, sempre centralizadas na extensão da vida útil do imóvel, com soluções que envolvem preservação das características originais do prédio e do nível de desempenho.

Afinal, construir novos prédios envolve recursos financeiros e questões ambientais, sendo inviável simplesmente descartar edificações que deixam de entregar o nível de desempenho para qual foram construídas.

Bom, já deu para perceber que a gestão de manutenção predial envolve um passo a passo bem rigoroso, certo? 

Mesmo delegando muitas das tarefas, o síndico e o gestor predial devem conhecê-las a fundo e descrevê-las minuciosamente em um documento chamado plano de manutenção. 

Até porque, saúde do edifício e segurança das pessoas estão ligadas a uma adequada gestão de manutenção. 

Então, se sua intenção é entender os conhecimentos exigidos nesse área confira nosso Curso Online Gestão de Manutenção Predial. 

 

O que você vai estudar sobre manutenção predial

O curso é composto por dez módulos, sendo que cada um deles conta com um tema essencial para a prática correta da manutenção, todos sempre baseados em normas técnicas e leis vigentes. 

Conteúdo base de gestão e manutenção predial, por exemplo, são apresentados logo no primeiro módulo. Assim o você já consegue uma noção geral da área. 

Já os temas das aulas do segundo módulo são a respeito das normas e legislações envolvidas na prática dessa atividade. Além disso, há ainda guias e manuais que mostram o passo a passo dos procedimentos.

No terceiro módulo as aulas se concentram na relação entre inspeção, manutenção e reforma predial, sendo que o foco é detalhar com clareza as diferenças entre os processos. 

Já no quarto módulo há informações sobre os principais tipos de manutenção ( manutenção preventiva, manutenção preditiva e manutenção corretiva). A intenção é que você entenda qual a situação ideal para se aplicar cada uma.

Outro ponto importante abordado no quarto módulo é a importância da manutenção para a valorização, vida útil e saúde do imóvel.

Além disso, sabemos que quando o assunto é setor público sempre há algumas peculiaridades envolvidas. Então criamos o quinto módulo totalmente focado nesse tema. 

Inclusive, para facilitar a compreensão, foram inseridos estudos de casos que deixam ainda mais claro como o processo de manutenção ocorre nas obras públicas. 

Os prédios antigos, históricos e patrimoniais, assim como as obras públicas, reservam algumas especificidades quanto a a suas manutenções. Por isso o tema também recebeu um módulo exclusivo, o sexto módulo.

Para que você entenda melhor sobre a parte de gerenciamento, incluindo as responsabilidades dos gestores, síndicos e demais membros da equipe, o sétimo módulo é composto por aulas focadas na parte mais burocrática, a administrativa. 

O tema acessibilidade também é muito importante de ser abordado quando o assunto é a gestão de manutenção de edifícios, portanto as aulas relacionadas a ele são apresentadas no oitavo módulo cinco.

No nono módulo as aulas estão focadas na comunicação técnica e padronizada que deve ser utilizada entre os membros da equipe de manutenção predial.

Trata-se do código Q, uma linguagem utilizada nas conversas por rádio, para informar sobre possíveis problemas.

Por fim, o décimo e último módulo, é sobre tendências para o mercado da construção civil. 
Isso porque, conforme novos materiais e softwares são aplicados nas construções, o trabalho do manutencista predial sofre modificações. Assim sendo, é essencial que a equipe de manutenção esteja a par das novidades do mercado.

Áreas de atuação para quem conhece os processos de manutenção predial

Administração de condomínios, setor hoteleiro, escritórios de engenharia e empresas de consultoria são alguns dos tipos de organizações que contratam profissionais ligados ao setor de manutenção predial. 

Nesses locais há um grande campo de atuação, há ocupações para profissionais com formação básica, técnica e superior. Afinal, o mercado precisa tanto de profissionais operacionais como administrativos.

Objetivos

• Diferenciar os tipos de manutenção existentes.
• Relacionar a manutenção predial aos processos de inspeção e reforma.
• Conhecer normas, leis e documentação envolvida na gestão da manutenção predial.
• Descobrir a importância do tripé síndico, zelador e administradora.
• Entender como se dá a manutenção predial no setor público.
• Analisar os benefícios dos softwares para a rotina de gerenciamento.

Área de aplicação

O Curso Online Gestão de Manutenção Predial é indicado para todos os profissionais envolvidos no processo de conservação das edificações. Síndicos, gestores, consultores, manutencistas e demais profissionais operacionais vão se beneficiar bastante com o conteúdo das aulas.

Pré-requisitos acadêmicos

Nossos cursos online com certificados são direcionados para várias áreas de atuação profissional, para que estes possam aperfeiçoar e atualizar seus conhecimentos, bem como para uma constante capacitação na modalidade de cursos profissionalizantes Livres online.

MEC e Conselhos Profissionais

Uma dúvida muito comum entre os alunos é se os certificados de cursos livres são reconhecidos pelo MEC, mas esta é uma questão que fica muito simples depois de conhecermos suas responsabilidades.

O MEC somente reconhece cursos online ou presenciais de graduação ou pós graduação. Ou seja, os cursos livres não são regulamentados pelo MEC. Mas pode ficar tranquilo, pois nossos cursos são válidos e reconhecidos de acordo com a lei. Vamos aos detalhes:

Veja a explicação no próprio site no MEC:

“Há exigência de atos autorizativos para a oferta de "cursos livres", como de capacitação, extensão e aperfeiçoamento, por exemplo?
Não. O que caracteriza os "cursos livres" é justamente a ausência de atos autorizativos por parte do Poder Público...”

Quer conferir? Segue o link do site do MEC: http://portal.mec.gov.br

Como aluno do Educamundo é pessoa bem informada, ainda trazemos mais detalhes sobre regulamentações de cursos:

Quanto aos cursos técnicos ou de ensino médio?
Para estes, a regulamentação fica a cargo das Secretarias Estaduais de Educação.

E no ensino fundamental e infantil?
A regulamentação fica a cargo das Secretarias Municipais de Educação

Mas então, qual a regulamentação para os cursos livres?
Nossos cursos livres são amparados pelas seguintes legislações:

  • Lei de Diretrizes e Bases - LDB - Lei 9394/96, Art.40;
  • CNE/CNB Nº 06/2012, Art. 25;
  • Decreto Presidencial 5154/2004, Artigo 3º e § 2º.

E para quê servem os certificados de cursos livres?
Nossos certificados são frequentemente utilizados para:

  • Fins curriculares;
  • Provas de títulos;
  • Avaliações de empresas, bem como promoções internas;
  • Para enriquecer o currículo;
  • Para obter gratificações adicionais conforme plano de carreira;
  • Para seleções em mestrados e doutorados;
  • Para créditos de carga horária ou extensão em universidades, concursos públicos e várias outras possibilidades, nas modalidades atualização, aperfeiçoamento ou capacitação.

Nossos certificados são amplamente aceitos em universidades e instituições diversas, tanto do setor público quanto do setor privado.

No entanto, como somos zelosos com nossos alunos, orientamos a consulta prévia a editais e orientações dadas por cada entidade, conselhos profissionais (CRECI, CRO, CREA e outros) ou na instituição que irá apresentar o certificado pois, apesar de estarmos amparados legalmente, poderá haver alguma norma ou especificação que impeça sua aceitação. Deste modo, como atendemos todo o Brasil e os certificados são utilizados para diversos fins, torna-se impossível nossa instituição garantir a aceitabilidade do mesmo em todas as hipóteses.

Conteúdo Programático

Introdução

Módulo I: Fundamentos da manutenção predial: tipos, termos técnicos e manuais

  • Introdução a manutenção predial
  • Manutenção das edificações: o processo de construção além da entrega
  • Onde aplicar a manutenção predial
  • Manutenção corretiva, preventiva e preditiva
  • Manutenção preventiva, inspeção periódica e sistemas de gestão
  • Como realizar manutenção preventiva: plano, gastos e instalações de ar-condicionado
  • Termos técnicos na inspeção e manutenção predial
  • As novas técnicas de conservação de edifícios no contexto brasileiro

Módulo II: PMOC, normas técnicas, legislação e manuais para a manutenção predial

  • O que é ABNT 5674 e sua importância
  • ABNT 5674: obrigações do síndico, ponto de vista dos tribunais e planejamento
  • Análise das normas condominiais
  • Normas de gestão da manutenção e reformas
  • ABNT publica revisão da norma 5626: sistemas prediais de água
  • Norma de portas de madeira é atualizada
  • O que é PMOC?
  • Lei 13.589/18 e a obrigatoriedade da manutenção do ar-condicionado
  • Documentação legal do edifício
  • Manual do proprietário e manual das áreas comuns
  • Plano de manutenção predial preventiva e corretiva

Módulo III: Relação entre inspeção predial, manutenção e reforma predial

  • Inspeção predial: a saúde dos edifícios
  • Inspeção predial
  • A nova NBR 16.747: procedimentos para inspeção predial
  • A importância de manutenção preventiva das edificações segundo Crea-SE
  • Saiba diferenciar manutenção, reparo e reforma
  • Reforma predial: obra ou serviço de engenharia
  • Obras, reformas e serviços de manutenção predial: reflexão acerca dos conceitos legais
  • Aspectos técnicos e legais em obras de reforma em edificações
  • ABNT NBR 16280: reforma em edificações
  • Reforma em edificações: ART e RRT, controle de obras e garantias

Módulo IV: Gestão da manutenção: importância para a saúde, vida útil e valorização predial

  • Diagnóstico da gestão da manutenção predial: realidade brasileira
  • A importância da manutenção preventiva para o bom desempenho da edificação
  • Vidas úteis de máquinas e equipamentos
  • Desvalorização de patrimônio e perda de garantia do edifício
  • Valorização do patrimônio através da manutenção predial
  • Manutenção de arranha-céus é a garantia de um futuro
  • A falta de manutenção predial e a perda incalculável de patrimônio histórico
  • Manutenção das edificações como prevenção de incidentes

Módulo V: Gestão e manutenção em obras públicas

  • Manual de manutenção para obras públicas
  • Orientações para a preservação dos prédios escolares
  • Recomendações básicas para a contratação e fiscalização de obras de edificações públicas
  • Gerenciamento de projetos de engenharia de manutenção em edifícios públicos
  • Indicadores para a gestão de manutenção de edifício público
  • Auditoria de regularidade da manutenção predial da rede pública de saúde
  • Implementação de sistema de manutenção predial e equipamentos em estabelecimento de saúde
  • Plano de gestão de logística sustentável e a eficiência nas contratações públicas
  • Edifícios históricos de São Paulo

Módulo VI: Edifícios antigos, históricos e tombados

  • Identificação de problemas estruturais em edifícios antigos
  • Manutenção da estrutura em edifícios antigos
  • Manutenção predial e reabilitação de edifícios
  • Prédios antigos, porém seguros: uma realidade possível
  • Vistoria técnica com emissão de laudos em edifícios antigos
  • A importância dos serviços de manutenção no patrimônio histórico
  • Inspeção predial para restauro de imóveis tombados
  • Cuidados e manutenção em edifícios tombados
  • Obra de manutenção e conservação em patrimônio cultural
  • Procedimentos de inspeção predial para imóveis patrimoniais com foco na manutenção

Módulo VII: Gestão, metodologias e ferramentas

  • Instrumentos que melhoram a gestão de manutenção em condomínios
  • Ferramentas para facilitar a manutenção em condomínios
  • Principais ferramentas de gestão da manutenção
  • KPIs para manutenção predial
  • Softwares de gestão na manutenção predial
  • BIM: o que essa tecnologia da construção civil faz por seus projetos?
  • Manutenção predial utilizando a metodologia BIM
  • BIM é o futuro da construção civil? Decreto Federal estabelece o uso do BIM em obras públicas
  • Gerente predial X zelador
  • O papel do zelador no condomínio
  • Contratação de profissionais para manutenção predial
  • Terceirização de mão de obra na manutenção predial

Módulo VIII: Acessibilidade nos edifícios

  • Acessibilidade em edificações
  • Acessibilidade nas edificações de uso público
  • Mapeamento da acessibilidade em edifícios públicos de cultura
  • Relação entre inspeção predial e acessibilidade
  • NBR 9050:2020 e suas principais alterações

Módulo IX: Código Q: comunicação padronizada entre os profissionais de manutenção predial

  • O que é e como usar o código Q
  • Principais códigos Q
  • Código fonético internacional

Módulo X: Novas tecnologias, sustentabilidade e acessibilidade: tendências que afetam o trabalho do manutencista

  • As novidades na área de manutenção de edificações
  • Revolução das construtechs: as construtoras do futuro
  • Tendências engenharia civil: o que esperar do setor?
  • Fundação Vanzolini lança primeira certificação do Brasil de sustentabilidade em condomínios
  • Sustentabilidade na construção civil: entenda a importância e como aplicar
  • Como promover conforto térmico nas construções? Veja 4 possibilidades
  • Sistemas construtivos inovadores
  • Internet das coisas aplicada à construção civil
  • Realidade aumentada aplicada na construção civil

Conclusão

Bibliografia

Créditos

1
MATRICULE-SE
Acesse mais de 1.200 cursos por um ano inteiro investindo apenas R$ 69,90.
2
ESCOLHA SEUS CURSOS
Você escolhe quantos cursos deseja fazer e aproveita todo o material selecionado pela equipe pedagógica.
3
AVALIE SEUS CONHECIMENTOS
Você escolhe a carga horária do curso, entre 5h a 420h e faz uma avaliação de verdadeiro ou falso.
4
CONQUISTE SEU CERTIFICADO
Seja aprovado na avaliação, pague a taxa e emita seu certificado para subir de nível em sua carreira.

O que faz com que nosso certificado seja tão valorizado e destaca o Educamundo

  • Tempo ideal de estudos

Uma plataforma que respeita o tempo mínimo de estudos para dar credibilidade a quem aprende e confiança a quem contrata.

  • Autenticidade do certificado

Todo certificado possui o QR Code, um número exclusivo para dar segurança para você e quem recebe seu certificado.

  • Múltiplos conteúdos

Oferecemos, em nossos cursos, conteúdos diversificados e rigorosamente escolhidos por nosso setor pedagógico, para lhe proporcionar o melhor desenvolvimento e senso crítico.

  • Carga horária flexível

Aqui você tem a liberdade para escolher cargas horárias entre 5h e 420h, conforme sua necessidade.

Cursos online em diversas áreas do conhecimento

No Educamundo, você encontra cursos online sobre Administração, Saúde, Direito, Comunicação, Educação, Idiomas, Bem-estar, Psicologia, Tecnologia, entre muitas outras áreas do conhecimento. Oferecemos mais de 1.200 opções de cursos para agregar valor à sua formação acadêmica, profissional e pessoal.

Todos os cursos online com certificado são desenvolvidos por um setor pedagógico dedicado que seleciona os temas de alta relevância e os materiais mais enriquecedores.

Certificados valorizados e com flexibilidade

Oferecemos também a opção de obter uma certificação de qualidade em todos os cursos. A carga horária da certificação varia entre 5 e 420 horas e é definida pelo aluno antes de fazer a avaliação.

Os cursos online com certificado são excelentes para você:

  • Prova de títulos em concurso público;
  • Melhorar sua performance em entrevistas de emprego e processos de progressão de carreira;
  • Somar horas em atividades complementares da faculdade;
  • Comprovar seus conhecimentos.

Um Ambiente Virtual de Aprendizagem que lhe dá total liberdade

Para agregar a qualidade do ensino a recursos tecnológicos excelentes, o Educamundo disponibiliza um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). Trata-se de um ambiente totalmente dinâmico, intuitivo e otimizado para computadores e dispositivos móveis.

No AVA você:

  • Confere todos os materiais contidos nos cursos;
  • Consegue facilmente assimilar todas as aulas;
  • Se organiza de maneira prática;
  • Acompanha todo o processo de certificação.

Cursos Relacionados