Desenvolvimento de Objetos de Aprendizagem: OAs e ODAs na BNCC

Matricule-se neste curso e ganhe acesso a mais de 1.500 cursos online por apenas: R$79,90

Detalhes do Curso

Carga horária de 5h a 420h

Curso com certificado opcional

Materiais diversificados (Vídeos, PDFs e etc)

Declaração de matrícula ao iniciar curso

692b713696968dc7f6d527bdc7a89a94

O que você aprenderá

  • O que são objetos de aprendizagem;
  • Os recursos educacionais abertos;
  • O desenvolvimento de ODAs;
  • A BNCC e as práticas pedagógicas como referência para a criança de OAs;
  • Os objetos digitais de aprendizagem na educação inclusiva;
  • As perspectivas educacionais para o futuro.

Objetivos

  • Conhecer os objetos de aprendizagem.
  • Diferenciar objetos digitais de aprendizagem e recursos abertos.
  • Entender o que são repositórios e referatórios.
  • Aprender sobre metodologias e softwares de desenvolvimento de ODAs.
  • Relacionar as diretrizes da BNCC com o uso dos OAs.
  • Analisar como a tecnologia educacional impactará o futuro da educação.

Descrição

Quando o professor se propõe a ensinar determinado conteúdo ao aluno, é necessário que ele disponha de uma série de ferramentas educacionais capazes de facilitar a transmissão do conhecimento pretendido.

Tais ferramentas recebem o nome de objetos de aprendizagem (OAs). Tratam-se de recursos pedagógicos digitais ou não, que vão desde um brinquedo manual até games, vídeos e áudios.

Os objetos de aprendizagem em formato digital, são disponibilizados em repositórios, plataformas que são uma espécie de bibliotecas desses recursos.

Inclusive, todos eles podem ser reutilizados em outras aulas e disciplinas, uma vez que possuem bases que se adaptam a diversos materiais e podem ser integrados entre si.

Porém, nem todos os objetos disponibilizados na internet podem ser usados sem autorização. Para utilizar os objetos digitais de aprendizagem (ODAs) dos repositórios, é necessário que eles sejam registrados como recurso aberto, isto é, de domínio público.

No Curso Online Desenvolvimento de Objetos de Aprendizagem: OAs e ODAs na BNCC, você ficará por dentro de todos esses e vários outros conceitos relacionados ao tema.

São 8 módulos com materiais ricos em informações que te ajudarão na compreensão sobre o que são objetos de aprendizagem, como utilizá-los e desenvolvê-los!

O que você vai estudar sobre Desenvolvimento de Objetos de Aprendizagem

No primeiro módulo você aprenderá o que são objetos de aprendizagem, quais são os tipos existentes e como são classificados.

Em seguida, você entenderá sobre os recursos educacionais abertos, ODAs que estão disponíveis para todos os educadores em domínio público.

Já no terceiro módulo do curso, você descobrirá como se dá o desenvolvimento dos objetos de aprendizagem, quais são as metodologias para este fim e os principais softwares de desenvolvimento.

Por fim, ainda nesse módulo, você verá como desenvolver objetos com ferramentas mais simples, como Power Point.

No quarto módulo, você estudará a importância de adaptar essa tecnologia educacional à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), bem como a relação dos ODAs com a cultura digital, um dos temas transversais da base.

A diferença entre repositórios e referatórios será abordada no quinto módulo, pois, nele, você perceberá a função de cada um, quais são os principais e a relação com os metadados.

Sem contar que aprenderá também sobre os desafios que envolvem a indexação e o armazenamento de objetos digitais de aprendizagem nesses ambientes.

No sexto módulo, você compreenderá como os OAs podem ajudar o aluno a trabalhar a criatividade, além de outros benefícios adquiridos por incorporar tal tecnologia educacional nas aulas.

A inclusão na educação será abordada no penúltimo módulo. Nele, você perceberá como os ODAs podem auxiliar na elaboração de aulas inclusivas, por exemplo, como usar recursos tecnológicos para adaptar materiais pedagógicos às necessidades de alunos com deficiência.

Por fim, nas aulas do último módulo, você terá uma perspectiva das possibilidades que a tecnologia educacional trará para o ensino.

Áreas de atuação para quem estuda o Desenvolvimento de Objetos de Aprendizagem

O conhecimento sobre o uso da tecnologia educacional é fundamental para todos os profissionais que atuam direta ou indiretamente com ensino-aprendizagem dos alunos.

Tanto o docente, profissional que está em maior contato com os estudantes, uma vez que ele é quem ministra as aulas, quanto os diretores e coordenadores pedagógicos, profissionais mais ligados à gestão, devem compreender os conceitos, importância e como utilizar os OAs, sejam eles digitais ou não.

Psicopedagogos e psicólogos também se beneficiam bastante ao compreenderem o que são objetos de aprendizagem e como usá-los, pois trabalham com educação inclusiva e transtornos de aprendizagem.

Todas essas, são áreas que precisam de ótimas soluções digitais pedagógicas. Se é isso que você busca, saiba que com os cursos online aqui do portal você estará cada vez mais preparado para resolvar tais questões.

Com os conhecimentos do Curso Online Desenvolvimento de Objetos de Aprendizagem: OAs e ODAs na BNCC, você conseguirá ensinar de forma personalizada e que atenda as demandas educacionais atuais. Uma inovação e tanto para o ensino escolar.

Então, inscreva-se já e venha estudar em um portal que é referência em cursos online com certificado opcional!

Mostrar Mais

Conteúdo Programático

Módulo 1 – O que são OAs: conceito, tipos e classificação

  • O que são objetos de aprendizagem?
  • Objetos digitais de aprendizagem: ODAs
  • Introdução aos objetos de aprendizagem
  • Fundamentos dos objetos de aprendizagem
  • Manual do professor para utilização de objetos de aprendizagem

Módulo 1 – O que são OAs: conceito, tipos e classificação

  • O que são objetos de aprendizagem?
  • Objetos digitais de aprendizagem: ODAs
  • Introdução aos objetos de aprendizagem
  • Fundamentos dos objetos de aprendizagem
  • Manual do professor para utilização de objetos de aprendizagem

Módulo 1 – O que são OAs: conceito, tipos e classificação

  • O que são objetos de aprendizagem?
  • Objetos digitais de aprendizagem: ODAs
  • Introdução aos objetos de aprendizagem
  • Fundamentos dos objetos de aprendizagem
  • Manual do professor para utilização de objetos de aprendizagem

Módulo 2 – Recursos educacionais abertos: OAs e ODAs no domínio público

  • O que são recursos educacionais abertos?
  • Recursos educacionais abertos: construção e acesso dos alunos
  • Diferença entre recursos educacionais abertos e objetos de aprendizagem
  • Guia de bolso da educação aberta
  • Abertura na educação: recursos e práticas
  • Recursos educacionais abertos no Brasil
  • Guia de direito autoral e educação aberta e a distância
  • Inovação aberta em educação: conceitos e modelo de negócios

Módulo 2 – Recursos educacionais abertos: OAs e ODAs no domínio público

  • O que são recursos educacionais abertos?
  • Recursos educacionais abertos: construção e acesso dos alunos
  • Diferença entre recursos educacionais abertos e objetos de aprendizagem
  • Guia de bolso da educação aberta
  • Abertura na educação: recursos e práticas
  • Recursos educacionais abertos no Brasil
  • Guia de direito autoral e educação aberta e a distância
  • Inovação aberta em educação: conceitos e modelo de negócios

Módulo 2 – Recursos educacionais abertos: OAs e ODAs no domínio público

  • O que são recursos educacionais abertos?
  • Recursos educacionais abertos: construção e acesso dos alunos
  • Diferença entre recursos educacionais abertos e objetos de aprendizagem
  • Guia de bolso da educação aberta
  • Abertura na educação: recursos e práticas
  • Recursos educacionais abertos no Brasil
  • Guia de direito autoral e educação aberta e a distância
  • Inovação aberta em educação: conceitos e modelo de negócios

Módulo 3 – Metodologias e softwares para o desenvolvimento dos ODAs

  • Metodologias para o desenvolvimento de objetos de aprendizagem
  • Objetos de aprendizagem interativos: conceito, ontologia e uso
  • Desenvolvimento de objetos de aprendizagem para dispositivos móveis
  • Requisitos para o desenvolvimento de objetos de aprendizagem reutilizáveis para dispositivos móveis
  • Desenvolvimento de objeto de aprendizagem baseado em especificações de normatização SCORM
  • Metodologia INTERA para o desenvolvimento de objetos de aprendizagem
  • Desenvolvimento de objeto virtual de aprendizagem
  • Alternativas para construção de objetos de aprendizagem
  • Ferramentas para desenvolvimento de objetos sociais de aprendizagem
  • Artefatos para criação de ODAs
  • Criando objetos de aprendizagem com Power Point
  • Objetos digitais de aprendizagem de alternativas selecionáveis
  • Criação de jogos com recursos de hiperlinks e programação VBA
  • Desenvolvendo ODAs reutilizáveis no Power Point
  • Elaboração de questionários com os ODAs

Módulo 3 – Metodologias e softwares para o desenvolvimento dos ODAs

  • Metodologias para o desenvolvimento de objetos de aprendizagem
  • Objetos de aprendizagem interativos: conceito, ontologia e uso
  • Desenvolvimento de objetos de aprendizagem para dispositivos móveis
  • Requisitos para o desenvolvimento de objetos de aprendizagem reutilizáveis para dispositivos móveis
  • Desenvolvimento de objeto de aprendizagem baseado em especificações de normatização SCORM
  • Metodologia INTERA para o desenvolvimento de objetos de aprendizagem
  • Desenvolvimento de objeto virtual de aprendizagem
  • Alternativas para construção de objetos de aprendizagem
  • Ferramentas para desenvolvimento de objetos sociais de aprendizagem
  • Artefatos para criação de ODAs
  • Criando objetos de aprendizagem com Power Point
  • Objetos digitais de aprendizagem de alternativas selecionáveis
  • Criação de jogos com recursos de hiperlinks e programação VBA
  • Desenvolvendo ODAs reutilizáveis no Power Point
  • Elaboração de questionários com os ODAs

Módulo 3 – Metodologias e softwares para o desenvolvimento dos ODAs

  • Metodologias para o desenvolvimento de objetos de aprendizagem
  • Objetos de aprendizagem interativos: conceito, ontologia e uso
  • Desenvolvimento de objetos de aprendizagem para dispositivos móveis
  • Requisitos para o desenvolvimento de objetos de aprendizagem reutilizáveis para dispositivos móveis
  • Desenvolvimento de objeto de aprendizagem baseado em especificações de normatização SCORM
  • Metodologia INTERA para o desenvolvimento de objetos de aprendizagem
  • Desenvolvimento de objeto virtual de aprendizagem
  • Alternativas para construção de objetos de aprendizagem
  • Ferramentas para desenvolvimento de objetos sociais de aprendizagem
  • Artefatos para criação de ODAs
  • Criando objetos de aprendizagem com Power Point
  • Objetos digitais de aprendizagem de alternativas selecionáveis
  • Criação de jogos com recursos de hiperlinks e programação VBA
  • Desenvolvendo ODAs reutilizáveis no Power Point
  • Elaboração de questionários com os ODAs

Módulo 4 – BNCC, práticas pedagógicas e demais referências no desenvolvimento de OAs

  • Recursos digitais precisam estar alinhados à BNCC
  • Tecnologias digitais da informação e comunicação no contexto escolar: possibilidades
  • Recomendação de objetos de aprendizagem baseados em modelos de estilos de aprendizagem
  • BNCC e a competência Cultura Digital

Módulo 4 – BNCC, práticas pedagógicas e demais referências no desenvolvimento de OAs

  • Recursos digitais precisam estar alinhados à BNCC
  • Tecnologias digitais da informação e comunicação no contexto escolar: possibilidades
  • Recomendação de objetos de aprendizagem baseados em modelos de estilos de aprendizagem
  • BNCC e a competência Cultura Digital

Módulo 4 – BNCC, práticas pedagógicas e demais referências no desenvolvimento de OAs

  • Recursos digitais precisam estar alinhados à BNCC
  • Tecnologias digitais da informação e comunicação no contexto escolar: possibilidades
  • Recomendação de objetos de aprendizagem baseados em modelos de estilos de aprendizagem
  • BNCC e a competência Cultura Digital

Módulo 5 – Repositórios, referatórios e metadados: desafios e soluções para o armazenamento dos OAs

  • Mapeamento relacional entre padrões de metadados educacionais
  • Repositórios de OAs: arquitetura e padrões de metadados para catalogação dos REA
  • Bibliotecas e repositórios de objetos de aprendizagem: potencialidades para o ensino
  • Repositórios de objetos de aprendizagem
  • Repositórios de objetos de aprendizagem: características, classificações, limitações e tendências
  • Um repositório para objetos de aprendizagem
  • Educação, dados e plataformas: termos de uso dos serviços Google e Microsoft
  • Padronização de terminologias
  • Repositórios educacionais digitais: curadoria de recursos

Módulo 5 – Repositórios, referatórios e metadados: desafios e soluções para o armazenamento dos OAs

  • Mapeamento relacional entre padrões de metadados educacionais
  • Repositórios de OAs: arquitetura e padrões de metadados para catalogação dos REA
  • Bibliotecas e repositórios de objetos de aprendizagem: potencialidades para o ensino
  • Repositórios de objetos de aprendizagem
  • Repositórios de objetos de aprendizagem: características, classificações, limitações e tendências
  • Um repositório para objetos de aprendizagem
  • Educação, dados e plataformas: termos de uso dos serviços Google e Microsoft
  • Padronização de terminologias
  • Repositórios educacionais digitais: curadoria de recursos

Módulo 5 – Repositórios, referatórios e metadados: desafios e soluções para o armazenamento dos OAs

  • Mapeamento relacional entre padrões de metadados educacionais
  • Repositórios de OAs: arquitetura e padrões de metadados para catalogação dos REA
  • Bibliotecas e repositórios de objetos de aprendizagem: potencialidades para o ensino
  • Repositórios de objetos de aprendizagem
  • Repositórios de objetos de aprendizagem: características, classificações, limitações e tendências
  • Um repositório para objetos de aprendizagem
  • Educação, dados e plataformas: termos de uso dos serviços Google e Microsoft
  • Padronização de terminologias
  • Repositórios educacionais digitais: curadoria de recursos

Módulo 6 – Benefícios do uso de OAs na educação: criatividade e inovação

  • A educação básica e os conteúdos digitais de aprendizagem
  • Cultura digital e ensino remoto
  • Tecnologia na educação infantil
  • Benefícios dos recursos educacionais abertos para a educação
  • Educação criativa: multiplicando experiências para a aprendizagem
  • Educação, criatividade, inovação e as tecnologias da informação e comunicação

Módulo 6 – Benefícios do uso de OAs na educação: criatividade e inovação

  • A educação básica e os conteúdos digitais de aprendizagem
  • Cultura digital e ensino remoto
  • Tecnologia na educação infantil
  • Benefícios dos recursos educacionais abertos para a educação
  • Educação criativa: multiplicando experiências para a aprendizagem
  • Educação, criatividade, inovação e as tecnologias da informação e comunicação

Módulo 6 – Benefícios do uso de OAs na educação: criatividade e inovação

  • A educação básica e os conteúdos digitais de aprendizagem
  • Cultura digital e ensino remoto
  • Tecnologia na educação infantil
  • Benefícios dos recursos educacionais abertos para a educação
  • Educação criativa: multiplicando experiências para a aprendizagem
  • Educação, criatividade, inovação e as tecnologias da informação e comunicação

Módulo 7 – Objetos de aprendizagem como facilitadores da educação inclusiva

  • A tecnologia na educação inclusiva
  • TIC no acesso à informação e ao conhecimento para pessoas com deficiência
  • Objetos digitais de aprendizagem como ferramenta metodológica sob uma perspectiva inclusiva
  • Educação inclusiva na cultura digital
  • Um novo olhar diante dos recursos tecnológicos para os alunos com deficiência
  • A adaptação de material como recurso pedagógico para a educação inclusiva

Módulo 7 – Objetos de aprendizagem como facilitadores da educação inclusiva

  • A tecnologia na educação inclusiva
  • TIC no acesso à informação e ao conhecimento para pessoas com deficiência
  • Objetos digitais de aprendizagem como ferramenta metodológica sob uma perspectiva inclusiva
  • Educação inclusiva na cultura digital
  • Um novo olhar diante dos recursos tecnológicos para os alunos com deficiência
  • A adaptação de material como recurso pedagógico para a educação inclusiva

Módulo 7 – Objetos de aprendizagem como facilitadores da educação inclusiva

  • A tecnologia na educação inclusiva
  • TIC no acesso à informação e ao conhecimento para pessoas com deficiência
  • Objetos digitais de aprendizagem como ferramenta metodológica sob uma perspectiva inclusiva
  • Educação inclusiva na cultura digital
  • Um novo olhar diante dos recursos tecnológicos para os alunos com deficiência
  • A adaptação de material como recurso pedagógico para a educação inclusiva

Módulo 8 – Educação e tecnologia, perspectivas para o futuro

  • A tecnologia e as transformações da educação
  • Valores em educação profissional e tecnológica
  • Recursos e estratégias para a educação on-line

Módulo 8 – Educação e tecnologia, perspectivas para o futuro

  • A tecnologia e as transformações da educação
  • Valores em educação profissional e tecnológica
  • Recursos e estratégias para a educação on-line

Módulo 8 – Educação e tecnologia, perspectivas para o futuro

  • A tecnologia e as transformações da educação
  • Valores em educação profissional e tecnológica
  • Recursos e estratégias para a educação on-line

Com os certificados Educamundo você pode:

Tirar licença capacitação

Conquistar progressão de carreira

Comprovar títulos em concursos

curriculo

Comprovar conhecimento no currículo

horas-complementares

Complementar carga horária na faculdade

Como você aprende

Conteúdo 100% online

Vídeos, PDFs e muito mais

Atividades práticas

Materiais de apoio

Certificados opcionais

Depoimentos

Pacote Master

Este curso está incluído no pacote Master, que oferece mais de 1.500 cursos
R$98.79
R$ 79,90
Anual
  • Acesso Ilimitado: mais de 1.500 cursos à sua escolha
  • Liberdade de Aprendizado: Acesso Total por 1 Ano a Todos os Cursos do Portal
  • Certificados opcionais que vão ajudar a conquistar os seus objetivos
  • Carga horária curso e certificado: de 5h a 420h

Perguntas Frequentes

Para agilizar a sua consulta, organizamos as perguntas e respostas mais frequentes.

Qual a validade do certificado?

Os certificados do Educamundo são reconhecidos e válidos em todo o território nacional. São amparados legalmente por:

  • Lei de Diretrizes e Bases – LDB – Lei 9394/96, Art.40;
  • CNE/CNB Nº 06/2012, Art. 25;
  • Decreto Presidencial 5154/2004, Artigo 3º e § 2º.

Nossos certificados são amplamente aceitos em universidades e instituições diversas, tanto do setor público quanto do setor privado.

No entanto, como primamos em trabalhar com o máximo de transparência, orientamos os nossos alunos que realize uma consulta prévia a editais e orientações dadas por cada entidade, conselhos profissionais (CRECI, CRO, CREA e outros) ou na instituição que irá apresentar o certificado pois, apesar de estarmos amparados legalmente, poderá haver alguma norma ou especificação que impeça a aceitação do mesmo.

Deste modo, como atendemos a todo o Brasil e os certificados são utilizados para diversos fins, torna-se impossível nossa instituição garantir a aceitabilidade do mesmo em todas as hipóteses.

Como obter a certificação?

Após ter se matriculado, você irá desenvolver seu conhecimento estudando o material oferecido no curso. Quando se sentir apto(a), poderá realizar uma avaliação com questões de V (verdadeira) ou F (falsa). A prova de conhecimento irá considerar 70% de aproveitamento relacionado à carga horária do curso que você escolheu.

Lembrando que todos os cursos oferecem cargas horárias de 5 a 420 horas e cada uma delas exige um período mínimo de estudos.

O próximo passo é investir na taxa de avaliação conforme a carga horária do curso realizado e aguardar a liberação de seu certificado.

O seu certificado ficará disponível na área do aluno para você imprimir no momento que desejar! Caso necessite, pode fazer a solicitação do impresso via Correios.

Taxa de avaliação e período mínimo de estudo dos certificados

Nossos certificados têm cargas horárias flexíveis para atender às diversas demandas do mercado e necessidades de nossos alunos. Para chegar a essa etapa, você precisará ter estudado o material do curso, ter feito a avaliação e atingido um resultado de 70% ou mais de aproveitamento. Conquistando a aprovação, poderá realizar o pagamento da taxa de avaliação, que varia de acordo com a carga horária do curso escolhida por você.

Assim que cumprir o período mínimo de estudos, o certificado digital fica disponível no ambiente de aprendizagem do aluno e você pode imprimi-lo no momento que desejar! Caso queira a via impressa, basta solicitar no momento da pré-avaliação.

Clique aqui e confira mais detalhes sobre valores e tempo mínimo de estudo.

Os cursos livres do Educamundo são válidos?

O reconhecimento do MEC não é necessário para cursos livres, sejam eles cursos online ou presenciais.

A regulamentação pelo MEC é válida apenas para cursos online ou presenciais de graduação ou pós-graduação.

Quanto a cursos técnicos ou de ensino médio, esta regulamentação fica a cargo das Secretarias Estaduais de Educação.

No ensino fundamental e infantil, fica a cargo das Secretarias Municipais de Educação.

Os certificados dos cursos livres, poderão ser utilizados para fins curriculares, tirar licença capacitação, prova de títulos, avaliações de empresas bem como promoções internas, para enriquecer seu currículo, obter gratificações adicionais conforme plano de carreira, seleções para mestrados e doutorados, créditos de carga horária ou extensão em universidades, concursos pblicos e vrias outras possibilidades, nas modalidades atualizaão/aperfeiçoamento/capacitação.

Nossos certificados são amparados legalmente através do Decreto Presidencial 5154/2004, Artigo 3º e § 2º; A Lei de Diretrizes e Bases – LDB – Lei 9394/96, Art.40, e o CNE/CNB Nº 06/2012, Art. 25.

Contudo, apesar de nossos certificados serem validados e protegidos por estas leis, ressaltamos que, antes de sua certificação, o aluno sempre deverá confirmar no edital e/ou instituião e/ou Conselhos Profissionais em que pretende utilizar o certificado, tais como CREA, CRECI, CRO, dentre outros, quanto à aceitação do mesmo, haja vista que poderá haver alguma norma ou especificação interna ou externa que invalide sua aceitação.

Deste modo, como atendemos todo o Brasil e os certificados so utilizados para diversos fins, torna-se impossível nossa instituição garantir a aceitabilidade do mesmo em todas as hipóteses.

Portanto, a realizaão de sua inscrição aos cursos bem como sua certificação implica na aceitação e verificação por parte do aluno, isentando nossa empresa caso o curso ou certificado não seja aceito.

Matricule-se neste curso e ganhe acesso a mais de 1.500 cursos online por apenas: R$79,90

Carga horária de 5h a 420h

Curso com certificado opcional

Materiais diversificados (Vídeos, PDFs e etc)

Declaração de matrícula ao iniciar curso